A Empreendedora Planilheira

Nós só podemos melhorar aquilo que podemos medir. Mas como fazer isso da melhor forma?

A Empreendedora Planilheira. Ela tem planilha para tudo - Diego MaiaMaria de Oliveira escreveu dizendo que recebeu diversas planilhas que volta e meia distribuo gratuitamente aqui, em especial as planilhas que ajudam a organizar as vendas através de cartão de crédito e a planilha de fluxo de caixa, mas tem uma super dúvida.

Ela se apresenta como uma pessoa de planilha, uma planilheira, já que tem planilha para tudo! De vendas, compras, de quem comprou o que na loja e quando… Só não consegue cruzar as informações nem extrair da planilha informações gerenciais confiáveis. Não consegue saber se seu preço final está adequado e não consegue apurar se tem lucro ou prejuízo…

E aí pergunta: ‘tem alguma leitura, curso ou site que me ensine essa parte de números, de cruzar informações, ou que pelo menos me dê uma luz’? 

Maria parece estar em um estágio intermediário na vida do empreendedor. Descobriu que só podemos melhorar aquilo que podemos medir e mergulhou de cabeça no fantástico mundo do Excel; parece ter adotado uma espécie de sistema, que apelidei de S.AP. – Sistema Avançado de Planilhas.

Gerenciar uma empresa por planilhas é necessário quando não se possui nenhum tipo de controle. É a evolução do arcaico livro-caixa. Mas como disse, é um nível intermediário, por mais que ela se torne uma expert nesta ferramenta.

Empresários e gestores precisam compreender que a automação das informações é um facilitador incrível. Portanto, o que deve fazer é buscar sistemas de gerenciamento – principalmente aqueles mais fáceis e intuitivos, hospedados na nuvem, acessíveis de qualquer lugar. Assim é o empreendedor em estágio avançado, que consegue gerenciar o seu negócio com poucos cliques. Para quem não usa, parece ser caro ou difícil demais implantar um sistema. Mas te garanto que é muito mais barato que do que você imagina.

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.