Amigos são bons sócios?

O mais importante é contar com pessoas que te complementem em alguma área.

Além de minhas palestras de vendas, marketing e gestão, tenho estudado muito o universo de pequenas e médias empresas que representam quase 70% dos empregos do país.

Leia também: Cuidado com os colaboradores tóxicos 

Daí, decidi catalogar alguns dos principais erros que o empreendedor deve (e precisa!) evitar. 

O primeiro é esse: achar que amigos são bons sócios. Uma sociedade deve ser formada com alguém que compartilha os mesmos valores e objetivos e que principalmente saiba o que vai fazer. 

Leia também: Empreendedor precisa ser exemplo

Esqueça esta de “Ah, ele aprende com o tempo. O que importa é a confiança.” Confiança em uma sociedade é indispensável. Mas mais importante ainda, é contar com pessoas que te complementem em alguma área. Quem aí não conhece histórias de dois grandes amigos que viraram sócios e perderam o convívio?

Outro erro de muitos empreendedores é misturar contas e despesas da pessoa física e da pessoa jurídica. A falta de organização de muitos empresários na hora de gastar o dinheiro da empresa pode causar danos irreversíveis. Mesmo quando a empresa já é lucrativa, a intensidade das retiradas e a falta de controle sobre o que é dinheiro da empresa e o que é gasto pessoal pode conduzir uma empresa saudável para o buraco.

Pense nisso e me adicione no Facebook clicando aqui.

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.