Na minha jornada como palestrante, tenho o privilégio de viajar o Brasil inteiro. Já ministrei palestras também em alguns países da América Latina e em Portugal. E por todo lugar que passo, constato cada vez mais a eficácia de uma de minhas teorias: “tem gente que passa metade da vida dizendo o que vai realizar e a outra metade explicando o porquê não realizou”. Isso lhe parece familiar?
A prática de deixar para amanhã aquilo que podemos e devemos fazer hoje sempre foi um bicho-papão para mim. As desculpas que a gente mesmo cria para postergar decisões e planos são fortes.
Uma das receitas perfeitas para termos uma vida completamente sem graça é seguir o conselho da música do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”…
Ter metas claras é o passo determinante para a nossa motivação e para atingirmos o tão desejado sucesso profissional, independente do cargo que você ocupa, independente da profissão que você exerce.
Para um momento e responda:
– Onde você quer chegar?
Com o destino em mente, pense e responda:
– O que você precisa fazer para chegar neste destino?
Sem metas claras e sem estratégia, é como se estivéssemos em um barco à deriva, contando com a sorte e esperando por qualquer destino que pode aparecer na nossa frente.
Tire um tempinho para escrever suas metas e o seu plano.
Leia também: A maldita zona de conforto