Como construir um time de alta performance?

Verifique se você está executando o método ACC – Atitude, Confiança e Comunicação

Marco Antonio escreveu perguntando o que deve fazer para se tornar um gestor melhor e mais respeitado pela equipe. Ele diz que não consegue tirar a apatia das pessoas, que fazem apenas o que precisa ser feito – quando muito. Não criam, não trazem novidades. Pede socorro!

Marco, o primeiro passo é identificar se essas pessoas possuem realmente o perfil e as competências necessárias para fazer o que elas estão fazendo. Escalação errada é terrível! O que mais tem por aí é empresa que quer um goleiro que faça gol, mas esquece que só existe um Rogério Ceni.

Depois verifique se você está executando o método que chamo de ACC – Atitude, Confiança e Comunicação.

No campo da atitude, precisamos fazer uma frequente avaliação: no que e como posso melhorar? Ajo com humildade, ética e sinceridade com meus liderados? Tenho disciplina? Sou exemplo ou lidero na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Eu coloco em prática as ideias, ferramentas e sugestões que a equipe me fornece?

Com relação à confiança, é sempre bom lembrar-se do preceito religioso que diz “é dando que se recebe”. Para as pessoas confiarem em você, é necessário ser próximo a eles, transpirar entusiasmo e transmitir comprometimento. É ter o sentimento do “eu amo minha empresa”, mesmo que você, como gestor, não se sinta amado por seus superiores.

O terceiro C da técnica ACC é a comunicação. Sou um bom ouvinte? Dou feedbacks? Reconheço e valorizo as pessoas? Eu vou direto ao assunto, sem dar voltas desnecessárias? Tenho capacidade de síntese? Dou direção aos meus colaboradores, deixando-os a par dos planos da empresa ou os deixo sem rumo, sem lenço, sem documento?

Conheça a certificação CDPV LAP – Líder de Alta Performance. Uma Formação em liderança diferente de tudo que você já viu, criada para ajudar você a chegar aos topo.

Veja pode se interessar também por estes posts:

Comentários encerrados.