Como dar feedback a funcionários ruins?Na hora da conversa, seja objetivo e tenha papéis e documentos que possam te ajudar em seus argumentos.

Ele está entendendo exatamente qual é o problema?

Se você está à frente de uma empresa ou de um setor, provavelmente já passou pela experiência de ter um funcionário ruim. Aquele que não faz o trabalho direito, que chega sempre atrasado,  que não atinge as metas. Ninguém gosta de ficar chamando atenção, mas isso faz parte do trabalho de todo gestor.

Antes da conversa, identifique estas três respostas:

  • Ele está entendendo exatamente qual é o problema?
  • Ele realmente sabe qual é a performance que é esperada dele?
  • Ele sabe o que pode acontecer se ele não atingir a performance desejada?

Se você respondeu “sim” para todas essas perguntas, chegou a hora da conversa franca. Respeite a privacidade do funcionário. Procure-o no final do expediente.

Na hora da conversa, seja objetivo e tenha papéis e documentos que possam te ajudar em seus argumentos. Diga claramente o que você não está gostando e foque sempre no futuro, não no passado.

Sempre vai existir aquele funcionário mais cabeça dura que vai negar ser o problema e procurar outros culpados. Nesses casos, a melhor coisa a fazer é manter a calma e agir com inteligência emocional. Se precisar, repita os seus pontos várias vezes com uma voz clara e objetiva, o  que vai ajudar a manter o foco do problema.

O que não dá é continuar empurrando o problema com a barriga.

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