Como reduzir as contratações equivocadas?

Conduza a entrevista simulando as batalhas do dia a dia e peça pro candidato responder como reagiria a esses problemas.

Como reduzir as contratações equivocadas?

Contratações equivocadas podem enterrar o seu negócio e é um tema cada vez mais alarmante, já que ter uma equipe afiada e disposta a superar desafios é decisivo para a sobrevivência.

A maior parte das empresas comete uma série de erros na hora de contratar. Os mais relevantes são esses:

  • Não detalham quais serão as atividades que o profissional executará. Eu sempre proponho que isto esteja absolutamente detalhado antes de iniciar qualquer processo.
  • Depois, pecam em não detalhar qual o perfil desejado. Estou falando de atributos que vão além da escolaridade ou tempo de experiência na função. Me refiro a comportamentos, atitudes, postura.
  • As empresas falham também quando contratam baseado apenas no feeling do entrevistador ou no comportamento do candidato durante a entrevista.
  • Pecam também quando contratar parentes e amigos de funcionários só porque precisam preencher a vaga com certa urgência.

O foco de quem recruta – seja um profissional de RH, um gerente ou mesmo um empresário – deve ser sempre reduzir a probabilidade do novo funcionário falhar.

Mas como fazer isso? Eu respondo…

Um dos muitos caminhos é este: é necessário não apenas checar o que ele fez nas experiências anteriores, mas o que o candidato pensa sobre as mais variadas situações que irá encontrar no futuro trabalho. Isto vale tanto para os aspectos técnicos quanto para os comportamentais.

Minha sugestão: conduza a entrevista simulando as batalhas do dia a dia e peça pro candidato responder como reagiria a cada uma destas situações.

Quando não agimos assim, certamente vivemos o famoso ditado: “Fulano foi contratado pelo currículo, mas demitido por suas atitudes”. E ai, todos perdem: o funcionário, a empresa, a equipe.

Me adicione no serviço de Podcasts do iTunes. Assim você pode me ouvir diariamente diretamente em seu iPhone. Se você utiliza Android, acesse meus áudios através da SoundCloud ou de qualquer outra plataforma de RSS.

Me adicione também no Facebook e no LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.