Dilemas de quem quer abrir uma empresa

Ao abrir um negócio só porque gosta do segmento ou acha que tem um dom, muita gente quebra a cara e o bolso.

 

Hoje quem me escreveu foi a Lia. Ela diz que se sempre que pode fica atenta as minhas orientações para negócios aqui na rádio e me pede ajuda para um desafio pessoal.

Ela conta que seu sonho sempre foi trabalhar com animais, mas não teve a oportunidade de ser uma veterinária. Mas que está querendo entrar no segmento de pet shop com Tosa e Banho. Ela sempre teve animais e deseja fazer um curso profissional e com bom nome no mercado para, um dia, fazer o que sempre sonhou, já que está trabalhando em algo que realmente não gosta.

A Lia tem o sonho de fazer o que gosta e virar empresária. E está disposta a se sacrificar para conseguir conquistar o sucesso, mesmo que tenho isso custe horas de lazer e convívio com a família.

Mas está quase cometendo o mesmo erro que a maioria dos novos empresários brasileiros comete. Ao abrir um negócio só porque gosta do segmento ou acha que tem um dom, muita gente quebra a cara e o bolso.

Se especializar no assunto – no caso da Lia fazendo um curso profissionalizante de banho e tosa – precisa ser uma ação paralela ao se preparar para ser empresária.

Não adianta nada abrir a mais bonita e sonhada pet shop se a pessoa não sabe gerir negócios, gerir pessoas, lidar com tributos, fiscalizações, clientes…

Antes de se aventurar, é preciso criar um bom planejamento e estudar concorrências, variáveis, tendências. Sempre com o foco de ser o melhor, de perder a menor quantidade possível de dinheiro e tempo e de atingir o sucesso.

Pense nisso e se prepare. Pois abrir uma empresa e virar patrão é o sonho de muita gente. Mas vira pesadelo quando não estamos verdadeiramente preparados.

No mais, bota fé! Com esforço e dedicação você chega lá!

Pense nisso, coloca em prática, me adicione no Facebook e me conta!.

 

Veja pode se interessar também por estes posts:

2 ideias sobre “Dilemas de quem quer abrir uma empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *