Fui promovido a um cargo de liderança… E agora?

Fui promovido a um cargo de liderança... E agora?

Estela foi promovida a gerente de seu setor e está perdidinha. Escreveu pedindo ideias para colocar seu time e sua carreira nos trilhos.

Estela, Parabéns! Liderar É um bicho de sete cabeças SIM! Mas pode ser domado se você garantir a aplicação de algumas ideias e se as responsabilidades e os  desafios estiverem muito claros para você.

  • Primeiro de tudo, é importante que você tenha uma filosofia de liderança bem estabelecida. O seu trabalho deve ser ajudar outras pessoas a chegar onde você chegou. Se você está sentando na janela do ônibus agora, é porque você já ficou em pé muitas vezes, não é mesmo? Use sua posição como líder para produzir outros líderes e não fique pensando só em dar ordens a torto e a direito.

 

  • Seja bem clara quanto as prioridades. O velho guerreiro já dizia que quem não se comunica, se trumbica, não é? Agora que você chegou a um cargo de liderança, a comunicação é mais importante do que nunca. Uma dica é não ter mais do que cinco prioridades. Desenvolva esses itens com sua equipe e só adicione alguma coisa na lista de prioridades quando você resolver um dos problemas.

 

  • E por último, não tenha medo de ter medo ou de ser vulnerável. Grandes lideres são pessoas, são seres humanos, e eles também têm seus medos e inseguranças. Você que está chegando agora, vai entender que liderança é uma linha tênue entre vulnerabilidade e convicção. Nenhum de nós vai ter 100% de certeza em tudo. Além do mais, essa incerteza pode criar um ambiente onde mudanças importantes e positivas podem ocorrer. Na medida do possível, deixe o acaso trabalhar. A gente nunca vai conseguir dominar tudo.

Quer mais ideias para ser um líder melhor? Leia outros posts aqui do meu blog e me adicione no Facebook e no LinkedIn.

Veja pode se interessar também por estes posts:

Uma ideia sobre “Fui promovido a um cargo de liderança… E agora?

  1. Interessante, Diego, mas é justamente essas três atitudes que menos vejo nas chefias por aí. Apenas uma única vez, estive diante de uma experiência de ver uma pessoa ser preparada e ascender. Mas esta ao ascender, esqueceu do caminho que trilhou… De qualquer maneira, bom ler sua forma de pensar: “O seu trabalho deve ser ajudar outras pessoas a chegar onde você chegou….”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *