Gestão é relacionamento

Donos de pequenas empresas, em geral, precisam interpretar vários personagens para fazer o negócio acontecer.

Cuidar das vendas, da administração, do financeiro, da logística, de compras… Donos de pequenas empresas, em geral, precisam interpretar vários personagens para fazer o negócio acontecer. Precisam se dividir em mil para dar conta de tarefas cotidianas. Mergulhados em contas, estoque e geração de novos negócios, é muito comum esquecer-se de cuidar da equipe. Ou, no melhor dos cenários, deixá-la em segundo plano.

Leia também: As 5 bases da liderança 

É claro que tem gente que nasce com um forte sentido de liderança e consegue inspirar e motivar pessoas naturalmente, sem muito esforço. Mas aí estou falando de gestores excepcionais.

Leia também: Três erros que até os melhores líderes cometem

Não precisamos de tanto. Ao contrário do que parece, ser um bom líder parece ser muito complexo, mas na verdade não exige muito. Quer ver?

  • Estar disposto a ouvir o que as pessoas pensam a respeito do negócio é um bom caminho. Conheço centenas de empresários e gestores que só falam, falam, falam. Não dão ouvidos para os colaboradores.
  • Distribuir bem as tarefas, o que pressupõe planejamento, é outro fator que ajuda a construir uma boa relação com o time. Volta e meia encontro pessoas sobrecarregadas que, pela quantidade de coisas que precisam fazer, acabam não entregando nada.

O que você vai fazer de diferente?

Conheça a certificação CDPV LAP – Líder de Alta Performance. Uma Formação em liderança diferente de tudo que você já viu, criada para ajudar você a chegar aos topo.

 

Me adicione lá no Facebook e no LinkedIn.

Veja pode se interessar também por estes posts:

4 ideias sobre “Gestão é relacionamento

  1. BOM DIA!! UMA PERGUNTINHA POIS ESTA QUESTÃO TEM TIRADO O MEU SONO. TER OU NÃO TER O CHEFE EM REDES SOCIAIS E COMO NÃO QUERER TER E NÃO SER INDELICADO;POIS MEU CHEFE ME ADICIONOU NO FACEBOOK MAS NÃO QUERO CONTATO.

    OBRIGADA DESDE JÁ CRISTIANE (NÃO ESCREVI DIRETO POIS TODOS DO SERVIÇO ESTÁ NO MEU FACEBOOK )

    • Crisane, obrigado por participar. Você pode criar grupos e estabelecer filtros para o seu chefe não ver tudo que você publica. É uma forma de se proteger, proteger a ele mesmo e não misturar vida pessoal e profissional. Por outro lado, fique atenta ao que exibe em suas redes. A vida pessoal é sua, mas ela não de dissocia tanto da sua postura profissional. Continue conectada ao blog, abraços, DM.

  2. Sou carioca e a 10 anos administro uma pequena fazenda, com exito, no Paraná. Meu filho, de 16 anos, fica mal todas as vezes que volta de férias, do RJ, ele quer e eu dou força, viver no Rio, mas pra isso ele precisa se preparar, e estudar o que? Aqui é frio, mas tudo funciona! Já no RJ…me ajuda a achar uma profição que o faça voltar ao estado que adora mas com sucesso?