Mais dicas de “como falar em público”

Joice (*nome alterado) é funcionária de uma grande construtora e assistiu uma de minhas palestras na empresa em que trabalha. Ela mandou uma mensagem linda, falando do quanto as minhas ideias a fizeram pensar diferente sobre o seu trabalho, sua vida e até mesmo sobre seu relacionamento com seus chefes. No final pediu dicas sobre como falar em público, já que frequentemente é convidada a apresentar resultados de seu setor.

Já escrevi muito sobre o assunto (confira este post), mas faço questão de respondê-la.

Olha Joice, eu realmente me emociono quando recebo feedbacks tão interessantes como o seu. Tem gente que me escreve falando que abandonou tudo  e está indo passar um ano sabático, diz que eu encorajei. Tem gente que conseguiu equilibrar mais o trabaho e a vida pessoal. Outro dia uma profissional escreveu falando que realizou o sonho de tocar bateria numa banda, ainda que por puro hobbie por conta das coisas que me ouviu falar.

Entendo que minhas palestras e apresentações são comoventes e que despertam atitude das pessoas por alguns motivos. E são esses que compartilho com Joice e comtodos que querem falar melhor em público.

Joice: as pessoas adoram histórias. Boa parte de minhas apresentações  misturam histórias reais com um bom impacto visual. Nada de textos e frases longas em seus slides!

Se a história que você conta é algo que aconteceu com você, é melhor. Se a história é engraçada, melhor ainda!

Além do conteúdo de sua apresentação, também existem alguns truques simples que você pode usar.

  • Os gráficos, quando utilizados, devem ser animados e não estáticos. Entrando um item por vez.
  • Não importa se você está apresentando algo numa reunião para 3 pessoas ou apresentando uma palestra para 1000. A emoção deve ser a mesma.
  • As pessoas precisam se sentir como se você estivesse falando para elas, pessoalmente, individualmente. Entao, use o “você” ao invés do “vocês”.
  • Sorria!  Este é o princípio básico para que você permaneça sintonizada com sua platéia.

Para dicas diárias sobre carreira e gestão, me adicione no Facebook clicando aqui. Boa sorte!

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.