Será mesmo culpa (só) da CRISE?

soundcload-empresas-fechando-culpa-so-da-crise_DIEGO MAIA

O IBGE acabou de divulgar uma pesquisa chamada “Demografia das Empresas”. É verdade que eu acho um pouco estranho divulgarem somente agora um estudo tendo 2014 como ano base, mas como é um estudo oficial acho conveniente mencionar.

A questão é que depois de seis anos de saldo positivo, Brasil fechou mais empresas do que abriu. E é a primeira vez que isso acontece desde 2008. As empresas fechadas somaram 944 mil e as abertas, 726,3 mil.

É claro que este número revela especificamente as empresas que foram fechadas oficialmente, que tiveram os seus CNPJ`s extintos. Todo empreendedor já deve ter ouvido falar que fechar uma empresa é muito, mas muito  mais complexo do que abrir uma.

Muitos comentaristas atribuem o fato a crise econômica. E repare que o ano base é 2014. Como será o resultado desta pesquisa daqui a dois anos? Será mesmo que isto é reflexo somente da crise? Continue lendo…

Se sim, como explicamos a existência de empresas crescendo e vendendo mais mesmo nestes períodos turbulentos? Os empreendedores entrantes seriam todos loucos? Ou visionários?

Não deixe o Ministro da Fazenda ou mesmo o governador do estado ou o presidente da República dizer se sua empresa crescerá ou se será extinta.

Não é utopia. Encontrar caminhos possíveis para vender mais, atrair mais clientes e lucrar – mesmo quando a maioria está com prejuízo é possível.

Depende muito mais de você empreendedor, ficar de olhos bem abertos, estar disposto a arregaçar as mangas e suar muito. Perseverança é o trabalho duro que você faz depois de ter se cansado de fazer o trabalho duro que você já fez.

Tem “Imersão para Empresários” confirmada para o Rio de Janeiro. Conheça todos os detalhes aqui.

Veja pode se interessar também por estes posts:

Uma ideia sobre “Será mesmo culpa (só) da CRISE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *