A falsa liberdade do empresário

Gestores disseram que só conseguem se afastar no máximo três dias do trabalho.

A falsa liberdade do empresário

Quem tem um emprego formal no Brasil ganha direito a férias após 12 meses de trabalho. Empreendedores, por outro lado, não têm esse benefício – digamos – garantido.

Abrir uma empresa é o sonho de muitos justamente pela sensação de “liberdade”. Mas é “Liberdade” entre aspas, gente!

Em certa ocasião eu fiz uma enquete com os participantes de um evento para empresários que ministrei. Eu perguntei assim: “quanto tempo você consegue se afastar da sua empresa sem se preocupar com ela?” Me referi a se afastar mesmo, sem ligar, sem ver e-mails, sem acessar sistema, sem ver relatórios.

Sabe qual foi a resposta média? Os empresários disseram que, no máximo, conseguem se afastar por 3 dias. Ainda assim, enforcando com algum feriado.

Logo podemos perceber que a tal liberdade é inexistente para quem quer virar ou já é patrão.

É possível e necessário planejar algum período para passar algum tempo com a família; mas sempre, infelizmente, por curtos períodos. Não há empresa que suporte a ausência do patrão por longos períodos.

Mas trago um alento: quanto maior for o seu profissionalismo, mais tempo você poderá se afastar.

Veja só:

  • Sua empresa, por menor que seja, possui e executa um manual de normas e procedimentos? O padrão “todo mundo faz tudo” ou “o pessoal sabe o que precisa fazer” é o retrato fiel do despreparo e do aprisionamento do empresário.
  • Seus funcionários estão blindados contra a ofensiva da concorrência, com um plano de remuneração onde há a recompensa pelos lucros gerados?
  • Sua empresa trabalha através de um sistema informatizado? É muito comum falar que “lá na empresa tem um sistema”. Mas minha visão é diferente. As empresas precisam trabalhar através de um sistema e não “com” um sistema. Isto, no longo prazo, viabiliza processos de expansão, de controle e de delegação.

Pense nisso, profissionalize seu negócio e tenha tempo suficiente para curtir o resultado de sua dedicação!

Pense nisso! Me adicione no Facebook e no LinkedIn.

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.