Você sabe negociar?

Ceder muito fácil para não prolongar a conversa pode ser prejudicial para o negócio.

Você sabe negociar?

A revista Exame me procurou novamente. Publicou uma reportagem muito bacana. Nela eu falei sobre como identificar se uma pessoa, um empresário, um gestor ou profissional de qualquer área, sabe ou não negociar. Eu elenquei alguns tópicos e compartilho hoje com você. Confira:

Primeiro, eu entendo que quando uma pessoa não consegue atingir êxito na maioria das suas negociações, é porque há algum tipo de falha no processo.  

Segundo ponto: quando a gente nunca recebe retorno das propostas que a gente faz, é outro sinal. Muita gente sai de uma negociação sem saber se a conversa foi boa ou não, sempre com aquele discurso do interlocutor (abre aspas) “vou pensar, qualquer coisa te aviso” (fecha aspas), e nunca responde. Quando isso acontece em escala, é sinal de que a gente precisa melhorar as nossas habilidades em negociação.

Terceiro e ultimo ponto: quando a gente só fala, fala e fala, é outro indicio. Um dos sinais que mostram que você esta desconfortável durante uma negociação é a falta de questionamentos.

Além disso, ceder muito fácil para não prolongar a conversa pode ser prejudicial para o negócio. Uma negociação não pode ser um monólogo. É preciso ouvir para extrair as demandas do outro, e combinar com as suas. E como faz isso? Simples, fazendo perguntas.

Uma negociação bem sucedida é aquela em que perguntas são respondidas e outras são feitas ate chegar a um consenso. 

Quer mais dicas para negociar melhor? Baixe o e-book “10 Dicas práticas para Negociar melhor” gratuitamente. Basta clicar aqui

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.