Ao receber pedradas, jogue flores!

Cada gesto de destruição do funcionário, devolva com alguma atitude que ela mesmo não espera.

Powered by Rock Convert

Gláucia mandou mensagem através do meu Linkedin. O problema da sua empresa não é falta dinheiro nem a concorrência.

O problema, para Gláucia, são as pessoas. Embora invista em premiações e presentes, sempre tem em sua equipe, de quase 30 funcionários, alguma ovelha negra tentando destruir o bom clima de comprometimento e dedicação, itens que considera vitais para sustentação do negócio. E pergunta o que pode fazer, já que ela já tentou de tudo e está quase perdendo as esperanças no ser humano.

Gláucia, a reação comum da maioria dos empresários e gestores é combater a ovelha negra respondendo a altura, reagindo na mesma moeda.

Eu já sofri na pele este tipo de situação e entendo bem o seu desânimo e por mais que você faça, a ovelha negra corporativa sempre vai existir.

Powered by Rock Convert

Mas tenta um outro tratamento. Quando receber pedras, jogue flores.

A cada gesto destrutivo da ovelha negra, devolva com alguma atitude que ela mesmo não espera: um elogio, um presente, uma palavra de apoio e união.

Eu já vi isto funcionar bem perto. Com o tempo, estes gestos ajudam a criar uma espécie de cinturão de segurança e ajuda a pessoa a cair em si. Ele entenderá que mesmo sendo reclamão e destrutivo, esta empresa dá mesmo valor a evolução e a satisfação humana, e não aos pontos negativos.

Não devolva a falta de comprometimento na mesma moeda. Quando receber pedras, por mais pesadas e tristes que sejam, devolva flores e ações positivas e agregadoras.

Uma empresa não é um ringue de luta livre, o velho embate patrão versus funcionário.

Quer receber meus podcasts em primeira mão? Assine meu canal gratuitamente no Spotify.

#BóraVoar?

Diego Maia é o palestrante de vendas e motivação mais contratado do Brasil, com expressiva atuação em Portugal. Recentemente foi eleito um dos 10 maiores influenciadores de vendas do país.

Contrate uma palestra do Diego Maia para sua convenção de vendas: faça sua cotação clicando aqui



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.