“Aqui sempre foi assim! Pra que mudar?”

Há sempre uma forma melhor, mais eficaz, mais rápida, mais econômica para se fazer as coisas.

Até a teoria do Heliocentrismo, criada por Nicolau Copérnico (foto), o mundo acreditava que o sol girava em torno da Terra. Era uma verdade absoluta, ai de quem duvidasse.

Teorias absolutas são chamadas, hoje, de paradigmas. De acordo com o dicionário, paradigmas são literalmente um modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. Continue lendo…

Thomas Kuhn (foto), um físico americano, escreveu que “um paradigma é aquilo que todo mundo aceita como sendo uma verdade absoluta e por isso ninguém nem discute sobre o assunto, até que vem alguém e descobre uma “nova verdade” e todo mundo passa a aceitar essa nova como verdade absoluta, e de novo, ninguém discute sobre ela”. 

As pessoas de sucesso que conheço – e quando falo de sucesso não estou falando de uma gorda conta bancária são aquelas que questionam os paradigmas existentes.

Powered by Rock Convert

Isto se chama inovação. Há sempre uma forma melhor, mais eficaz, mais rápida, mais econômica para se fazer as coisas, sejam tarefas, produtos ou serviços.

Cultive o hábito de questionar as verdades absolutas! Mas crie também uma espécie de “casca” para as críticas e rejeições. Uma ideia bacana, para vingar, precisa ser criticada. Cabe ao profissional determinado e perseverante superar estas barreiras, afinar seu discurso, melhorar seus argumentos.

Não aceite um “sempre foi assim” como um limitador para o seu crescimento. A verdade, por mais óbvia que possa parecer, nem sempre é tão fácil de enxergar.

Pense nisso e me adicione no Twitter. 

 

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.