Crescer ou ficar pequeno é uma questão de decisão.

Ficar pequeno tem suas vantagens, mas você pode almejar mais se estiver disposto.

Carla é ouvinte assídua do meu programa de rádio e escreveu uma linda mensagem contando seu atual momento.

É empresária do ramo de beleza e bem-estar e montou, há sete anos, a empresa que sempre sonhou. Ela fatura o que projetou para se manter e crescer. Tem 30 funcionários mas confessa estar se perdendo na gestão do negócio, principalmente na parte burocrática, administrativa e contábil.

A empresa tem crescido e Carla está ciente de que quando uma empresa cresce e envelhece, crescem juntos os problemas, as dificuldades, a burocracia, por exemplo. Além das obrigações trabalhistas, passivos, certidões, dezenas de órgãos reguladores… é surreal a quantidade de obrigações que precisamos cumprir pra manter uma empresa dentro da lei. Confira meus comentários…

Powered by Rock Convert

E é justamente aí que está a grande questão da Carla: ela me pergunta se é melhor continuar crescendo com o intuito de faturar mais ou se manter pequena, equilibrada e saudável? Ela me confidenciou que, por exemplo, está de olho num novo ponto comercial para abrir sua primeira filial. Mas sabe que se com uma empresa a dor de cabeça é grande, com duas será no mínimo dobrado.

Carla, você está correta quanto a ampliação da intensidade e da burocracia que viverá ao abrir uma filial. Por isto, a decisão deve ser tomada não se baseando apenas em valores de investimento, projeção de lucro, taxas de retorno, plano de negócios. A questão é totalmente outra.

Sabe Carla, ficar pequeno tem suas vantagens: nosso foco é único e certamente podemos criar novos métodos e processos com mais facilidade. Temos menos aborrecimentos.

Se você quiser crescer, certamente deverá contratar pessoas para fazer as tarefas que você não gosta. Se não fizer isso você poderá sucumbir e viver estafada. Das três, uma: ou você deteriora sua saúde, sua vida pessoal ou a sua empresa.

Portanto, a decisão é sua e precisa levar estes fatores em consideração.

Me adicione no Facebook, no Instagram e no Spotify.

#BóraVoar

Powered by Rock Convert

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.