Dúvidas empreendedoras

Charlene já participou de alguns cursos comigo e me ouve com alguma frequência na Rádio. Além disso, me acompanha no Facebook e no Twitter. A preocupação dela pode ser comum a todas as pessoas empreendedoras. Veja só:

“Olá Diego! Gostaria de tirar uma dúvida sobre CNPJ e Microempreendedor Individual. Gostaria de formalizar no MEI, mas no cadastro tem que preencher o Endereço Comercial, no qual não possuo ainda. Sou formada em Design de Interiores e estou terminando a faculdade de Arquitetura e gostaria de trabalhar fazendo projetos e ter o CNPJ para comprar diretamente com algumas fábricas. O meu receio é cadastrar meu endereço residencial igual ao endereço comercial. Se futuramente acontecer algo de errado posso vir a perder meu imóvel? Quais são os riscos? Quero dar inicio de alguma forma, ganhando dinheiro com projetos e mais pra frente alugar uma sala comercial, mas não sei quanto tempo pode demorar para esse sonho se realizar. Pode me ajudar?”

Charlene, a formalização é necessária para quem quer competir de igual para igual num mercado recheado de tubarões. Parabéns pelo interesse!

Não é o fato de preencher seu endereço residencial que pode fzer você perder a residência no futuro não. Isto pode acontecer mesmo você dando um endereço inexistente! Você pode perder o imóvel por não pagar e acumular impostos, se tiver um grande processo trabalhista ou mesmo se comprar produtos e não conseguir pagar.

Powered by Rock Convert

Há jurisprudências nos tribunais dizendo que o único imóvel que serve moradia para o devedor não pode ser executado. Mas…

Empreender é correr riscos e mundo empresarial é cruel. Este é só um dos muitos riscos que você correrá.

Então, siga assim: buscando informação, sempre. Todo empreendedor precisa ser um pouco de contador, um pouco de advogado, um pouco de vendedor, um pouco de administrador…

Daqui há alguns dias ministrarei mais uma edição da “Imersão para Empresários”. Saiba mais clicando aqui. 

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.