Formalize-se

A formalização do Empreendedor individual é gratuita.

Hoje, no boletim Mundo Empresarial, na rádio MPB FM, eu respondi ao email da Carina. Ela diz que se formou no Curso Técnico de Massoterapia do SENAC, e pretende trabalhar por conta própria.

Eu a recomendei se cadastrar como Empreendedor Individual e disse que publicaria aqui um passo a passo explicativo para quem, como a Carina, quer se formalizar enquanto Empreendedor. Então aí vai:

• Você deve se cadastrar utilizando formulário presente no portal do empreendedor:
www.portaldoempreendedor.gov.br.

• A formalização do Empreendedor individual é gratuita.

• Ela é toda feita pela internet, o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento são obtidos imediatamente, gerando um documento único, que é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.

• Você pode se formalizar em mais de uma ocupação. Ao se formalizar, você deve registrar uma ocupação relativa à sua atividade principal e pode registrar até quinze ocupações para suas atividades secundárias. A cada ocupação registrada será atribuído um código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Powered by Rock Convert

• O processo de formalização só é concluído com a emissão automática, pelo Portal do Empreendedor, do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o documento comprobatório do registro do Empreendedor Individual.

Não deixe de se cadastrar! Cadastrado como Empreendedor Individual você poderá formalizar a sua atividade autônoma, tendo com isso a possibilidade de emitir nota fiscal, vender para órgãos públicos, e contribuir para obter os benefícios da previdência social.

Um cordial abraço,

Diego Maia
[email protected] .

FaceBook: www.facebook.com.br/diegomaia.cdpv
Twitter: www.twitter.com/diegomaia_br

Escute o ‘Mundo Empresarial’, no ar de segunda a sexta às 8h, 18h e 20h na MPB FM (90,3 RJ).

Veja pode se interessar também por estes posts:

4 ideias sobre “Formalize-se

  1. Mas Massoterapia não costa na lista dos profissionais aceitos pelo programa de Empreendedor Individual? Como posso esta me inserindo sem que isso me traga problemas futuros?

    • Prezado Rogério,

      O ideal é você encontrar outras opções que estejam dentro do seu perfil profissional e, também, participar de consultas públicas dos órgãos federais que recebem sugestões dos cidadãos para inclusão de demandas em leis, resoluções, portarias etc.
      Participe de fóruns para ficar ligado às mudanças. Toda hora o governo inclui categorias nessas listas de funções.
      Fique atento. Sucesso.

  2. Boa tarde Diego, na lista a única opção que se aproxima da minha profissão que é com a Massoterapia é a Estética. Como não está especificado se é estética corporal ou fácil essa profissão seria a ideal, o que vc acha?