No podcast de ontem eu falei sobre o Retail Apocalypse, em português, o Apocalipse do Varejo.
Jorge acompanha meu trabalho há muitos anos, é dono de uma pequena rede de lojas de óculos.
Ele me ouviu falar aqui sobre esse tal Apocalipse do Varejo e escreveu bastante preocupado. Em outras palavras, está assustado com o futuro de suas lojas.
Ele se sente perdido: sua atuação digital é pífia, suas redes sociais são amadoras e ele ainda crê que com o aquecimento da economia as coisas vão melhorar e as vendas irão voltar.
A pergunta que me fez é essa: o que fazer? Investir ou que não tem ou esperar o mercado reaquecer?
Jorge: o reaquecimento da economia vai ser bom pra todos os ramos, claro. Mas o consumidor vai voltar já impactado por sua concorrência no universo digital.
Eu conheci uma rede de óticas que não trabalha mais com estoque, nem para mostruário. O cliente simula os óculos num aplicativo de celular.
Não tem jeito: para não ser tragado pela concorrência cada vez mais digital, Jorge precisa agir e digitalizar seu negócio, seja para atrair clientes para as lojas físicas, seja para se relacionar com o cliente, seja para proporcionar uma experiencia de compra…
Nunca é tarde para começar mas o que de fato precisamos saber é que as lojas serão mais um canal de contato e venda, e não o canal principal.
E qual a sua opinião? O Varejo físico vai acabar? Teremos que comprar tudo pela Internet? Comecei este debate lá no meu Instagram e eu preciso e quero a sua opinião sobre esse assunto!
Então me siga no Facebook, no Instagram e no Spotify.
BóraVoar?
Diego Maia é um dos palestrantes de vendas e motivação mais contratados do Brasil, com atuação também em Portugal, Argentina e Estados Unidos. Leve Diego Maia para sua convenção de vendas!
Solicite uma cotação clicando aqui!