O Apocalipse do Varejo

O varejo físico vai acabar?

Ali por volta de 2010 surgiu um termo nos estados unidos que tem apavorado muita gente: Retail Apocalypse, ou em português, o “Apocalipse do Varejo”.

O conceito se refere ao fechamento de uma enorme quantidade de lojas físicas no país, principalmente por conta do sucesso do comércio online.

Aqui na Terra Tupiniquim, também vemos este acontecimento, não na mesma dimensão, mas vemos.

Em outras palavras, o varejo físico cresce menos que a inflação, e o varejo online cresce ano após ano.

Será que as lojas como conhecemos vão acabar?

Na minha opinião, vai acabar a loja que não souber se adaptar aos novos tempos. E isso não passa somente pela digitalização, não. É algo maior – mas simples também.

Então, vão fechar as portas, as lojas que não qualificarem seus funcionários.

Vão fechar as portas, as lojas que não souberem utilizar a tecnologia a seu favor, seja para atrair clientes pra loja, seja para proporcionar uma experiência diferente para o cliente durante a compra ou após a compra.

Empresas de varejo controladas pelos velhos métodos já são para mim um tipo de animal em extinção.

Você acredita que em pleno 2019 ainda existem empresas que:
1) controlam suas vendas pelo Excel?
2) que insiste na luta empresa X funcionário, penalizando e tirando todo tipo de benefício?
3) que tem empresa que quer crescer mas nem site nem Instagram, nem Facebook possuem direito?

E então, qual a sua opinião? O Varejo físico vai acabar? Teremos que comprar tudo pela Internet?

Comecei este debate lá no meu Instagram e eu preciso e quero a sua opinião sobre esse assunto!

Me adicione no Facebook, no Instagram e no Spotify.

BóraVoar?

Diego Maia é um dos palestrantes de vendas e motivação mais contratados do Brasil, com atuação também em Portugal, Argentina e Estados Unidos. Leve Diego Maia para sua convenção de vendas!
Solicite uma cotação clicando aqui!

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.