O novo consumidor brasileiro

Serasa Experian Mosaic BRasilA divisão básica por renda, entre classes A a E, pode já não representar devidamente o perfil múltiplo e dinâmico da população brasileira.

Um novo estudo criado pela Serasa Experian  traz um novo e eficiente método de “dividir” a sociedade brasileira em perfis.

De acordo com o estudo, são 11 novas “classes” e, com suas subdivisões, chegam a  40 grupos distintos.

O estudo chamado de Mosaic Brasil mostra perfis bem específicos do consumidor brasileiro acima de 18 anos.

Powered by Rock Convert

Para chegar ao resultado final, foram usados dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida, e utilizadas mais de 400 variáveis aplicadas a modelos matemáticos e estatísticos para compor os perfis como os dados do Censo, do Pnad, de fontes públicas, de institutos de pesquisa e dados sobre o mercado do próprio Serasa entraram na conta.

Empresas brasileiras já estão usando o novo modelo em seus negócios e em suas estratégias, já que os perfis revelados permitem adequação da linguagem a cada nicho.

Um dos grupos que se destaca é o de jovens adultos da periferia. É o maior segmento, representando 16,8% da população acima de 18 anos. É o brasileiro adulto médio: com boa escolaridade e esforço, eles conquistaram uma vida profissional e financeira estável, ainda que sem luxos. São consumidores mais cautelosos. Este tem grupo tem 6 subgrupos que detalham o estilo de vida, o modo como compram e como se comportam na sociedade.

Outro perfil de destaque e em crescimento é o dos idosos – com o aumento da expectativa de vida, a pirâmide etária brasileira está mudando.

Você pode conhecer esta nova visão sobre nichos de mercado e perfil comportamental do consumidor clicando aqui. Se você é empresário, especialista em vendas ou marketing, precisa comhecer, em detalhes, o tipo de cliente que você quer atingir, e, acima de tudo, entender como ele se comporta.

Powered by Rock Convert

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.