O País dos empreendedores

O Brasil é um dos líderes em matéria de novos negócios: todo ano ganha 500 mil novas iniciativas de empreendedores que buscam oportunidades em inúmeros setores.

Acredite: hoje em dia 20% dos brasileiros são donos de um empreendimento, ou seja, um quinto é patrão de si mesmo.

Lojas, bares e restaurantes estão na pole position deste páreo de não ter mais chefe. Assim como o ramo de bebidas e alimentos, outros negócios do mesmo porte fazem das pequenas e médias campeãs de audiência: respondem por mais da metade dos empregos formais do setor privado. Impressionante, não?

O custo Brasil e, mais ainda, a burocracia e morosidade dos nossos órgãos não impedem o empreendedorismo do brasileiro. E pouco ou quase nada é feito para mudar esse cenário, que corrói o crescimento econômico.

CNPJ, alvará, inscrição, certidão disso, certidão daquilo..São em média 13 passos que podem comer até 4 meses do bem-intencionado futuro empreendedor, na tentativa de encontrar uma luz no fim do túnel.

Aqui no Mercosul, a Argentina cobra até 26 dias dos seus dublês de empresários e o Canadá faz tudo pela internet e tudo não toma mais do que 5 dias. Na Nova Zelândia, pasme, em um dia você se tornaria um empresário.

Mas você acha que o calvário terminou? E para ligar a energia elétrica? Em alguns lugares o empresário terá que passar por até 6 etapas que podem levar até 34 sem luz na sua loja ou escritório.

E conseguir financiamento no banco para quem está começando hoje? Dos que batem à porta do banqueiro, apenas 40% saem com a sacola cheia.

Powered by Rock Convert

Quando, finalmente, o agora empresário conseguiu realizar tudo, falta negociar com fornecedores. Sim, ele nunca fez isso, mas precisa saber fazer! Gerenciar caixa também é tarefa que se tornará corriqueira.

Divulgar o negócio? Dominar e replicar técnicas de vendas, atendimento e marketing são igualmente determinantes.

Para auxiliar micro e pequenos empreendedores, realizarei no Rio de Janeiro mais uma edição da “Imersão para Empresários”. É um dia inteiro dedicado a ferramentas, práticas e ideias (muitas ideias) para quem quer fazer uma empresa deslanchar.

Se você é empresário ou pretende se tornar um precisa participar. Será dia 19 de outubro e as informações estão aqui.

Diego Maia | www.diegomaia.com.br

Grupo CDPV |  www.grupocdpv.com.br

www.cdpv.com.br | www.rhvendas.com.br

www.ogni.com.br | www.v3agencia.com.br

 

Veja pode se interessar também por estes posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.