O perfil do cliente do Food Service

Ontem falei aqui sobre o que o pequeno empresário do setor de Food Service (os donos de bares, restaurantes e padarias) pode fazer para alavancar seus resultados.

Hoje falo do potencial deste setor e o perfil do cliente, ainda embasado na pesquisa do IFB, Instituto de Food Service do Brasil, instituição que congrega os maiores players do setor.

O consumidor brasileiro vem consistentemente destinando cada vez dinheiro com alimentos no Food Service (quase 1/3 do orçamento destinado a alimentação é consumido fora do lar), mas ainda estamos bem distantes de padrões americanos ou europeus. Só pra termos uma base, nos países desenvolvidos 50% das despesas de alimentação é destinado ao consumo fora de casa.

O principal limitador para crescimentos mais vigorosos é o preço da refeição no Brasil; se compararmos o custo das refeições no Brasil com outros Países, considerando a paridade com o poder de compra em cada local, temos aqui uma refeição custando pelo menos 20% mais cara do que para um americano, e praticamente o mesmo que um consumidor alemão paga por sua refeição (nenhuma comparação com o 7×1, diga-se J ).

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Como consequência, a frequência com que o brasileiro realiza refeições fora de casa está entre as menores do mundo, com 1,3 vezes ao dia em média.

O consumo de restaurantes e bares não está baseado apenas no lazer e no entretenimento como o leigo pensa. Pelo contrário! Ele ocorre prioritariamente nos dias de semana (mais de 70%) e o principal momento de refeição (chamado também de “day-part”) é o almoço, com mais de 34% de todas as refeições do dia todo.

E olha só que interessante: sabe qual é a segunda refeição dos brasileiros quando estão fora do lar? O  “lanche da tarde” e não o café da manhã, como muitos pensam.

Estão aí mais uma super ideia pra quem quer crescer no segmento.

Mas quais são as razões que levam o consumidor a escolher os locais em que realiza suas refeições fora do lar?

O primeiro é o relacionamento e o segundo é a conveniência. Na pesquisa do IFB, afirmações como “gosto de lá”, “a localização é conveniente” e “sempre vou lá” são as 3 mais frequentes.

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