Vale à pena contratar estagiários?

Quando comecei a minha carreira, e isso não faz tanto tempo assim 🙂 , tive a imensa felicidade de ter sido contratado como estagiário por algumas empresas. Foi uma época de muita ralação, pouca grana e uma incrível vontade de aprender muito! Cheguei a fazer 3 estágios simultâneos e ainda tinha a faculdade, à noite. Não me pergunte como eu consegui dar conta disso, eu mesmo não sei…

Uma das experiências me marcou bastante, já que encontrei uma líder com conteúdo e disposta a ensinar a pescar: ela não dava a vara, não mostrava onde estavam os peixes, mas mostrava o caminho. Certamente esta moça, que chama Lou Magalhães (de vez em quando escreve em seu blog Comentalidades) fez isso de forma consciente e deu no que deu.

Contratar estagiários é um bom investimento para a empresa. E isso não tem qualquer relação com contratar mão-de-obra barata que carrega todo tipo de piano. Continue lendo…

Quem contrata estagiários pensando em ter alguém para fazer o trabalho pesado por pouco dinheiro está muito longe de ter a visão empreendedora que todo negócio precisa para ganhar competitividade no mercado.

Mas precisa recrutar certo: o estagiário selecionado precisa estar de fato interessado em investir e em evoluir, não em apenas ter um trocado para bancar a balada.

Contratar estagiários pode significar a descoberta de um novo talento. Para o negócio,  este tipo de atividade tem como principal vantagem moldar o estagiário de acordo com suas demandas e pode criar um sentimento positivo agregador em torno de uma marca ou produto.

Outra grande vantagem é o espírito de renovação que sempre aparece quando trazemos ideias novas e cheias de gás. As vantagens são imensuráveis. Mas também não pode é contratar estagiário e não dar a direção, não acompanhar, não dar feedback, não dar ajuda. Infelizmente, isto acontece na maioria dos casos.

E na sua empresa? Por menor que ela seja, há alguma política para encontrar e contratar novos talentos?

Parcerias com universidades e empresas de intermediação de mão de obra podem ser o caminho. Pense nisso e me siga no Facebook e no Twitter. E me escute no rádio:

  • Rio de Janeiro: Rádio MPB FM (90,3) de segunda a sexta, 8h e 18h.
  • Salvador-BA: Rádio A TARDE FM (103,9), de segunda a sexta, 14:26h e 20:57h

Powered by Rock Convert

Veja pode se interessar também por estes posts:

2 ideias sobre “Vale à pena contratar estagiários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.