• Diego Maia

APLICAÇÕES DO CRM PARA VENDAS PELA INTERNET

O CRM para vendas é uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com e-commerce, sobretudo pequenos empreendedores. Em resumo, o CRM serve para promover as melhores relações entre uma empresa e um cliente. Essa tecnologia consegue armazenar em um banco de dados, hospedado na nuvem, todas as informações sobre cada consumidor.


Isso é muito relevante para quem deseja vender pela Internet. Por meio desses dados, é possível conhecer melhor o cliente. De acordo com as objeções e preferências dele, a empresa pode criar uma estratégia de marketing sob medida para o público-alvo dela. Como resultado, é muito provável que o negócio tenha maior retorno em branding e em vendas.


Por ser muito maleável, o CRM pode ser otimizado conforme as necessidades da empresa. Independentemente dos objetivos dela, com esse software é muito mais simples ampliar as oportunidades de negócios.


COM O CRM PARA VENDAS UMA EMPRESA CONHECE MELHOR O CLIENTE


Um dos principais benefícios do CRM para vendas é a oportunidade que ele oferece de conhecer a fundo cada cliente. Algumas pessoas não sabem, mas o CRM é muito mais do que apenas um software.


Hoje, ele é considerado uma metodologia. Tempos atrás, antes da popularização da Internet, as empresas já aplicavam o Costumer Relationship Management para saber um pouco mais sobre as necessidades do cliente.


Nesse caso, era um CRM para vendas grátis. Cada negócio fazia suas anotações manualmente por conta própria. Atualmente, esses softwares já realizam diversas operações automaticamente.

Nos softwares de CRM para vendas mais modernos, cada cliente em potencial – também conhecidos como leads – são cadastrados assim que entram em contato com a empresa. Seja por e-mail, seja por telefone, seja pelos aplicativos de mensagens.


Dessa forma, a prospecção de quem deseja vender pela Internet se torna ainda mais eficaz. Afinal, as equipes de venda e marketing, por meio dessas informações coletadas no CRM, conseguem elaborar ofertas mais atrativas.


CAPTAÇÃO DE LEADS


Um dos desafios para empresas que vendem pela Internet é a captação de clientes em potencial, os chamados leads. O CRM, nesse sentindo, é uma excelente ferramenta para essa missão. Por meio dele, um e-commerce tem a oportunidade de atrair novos leads em diversas situações.


Uma das mais eficazes é ao integrar o software de CRM com aplicativos de mensagens. Dessa forma, sempre que uma pessoa enviar uma mensagem pelo Facebook Messenger ou pelo WhatsApp, por exemplo, o sistema a cadastra automaticamente como um novo lead no banco de dados.


No software, é criado um cartão de lead com o nome da pessoa. Nesse card está incluído todo o histórico da conversa e o nome do cliente em potencial. A empresa tem ainda a oportunidade de cadastrar outras informações, como e-mail e telefone para contato. Esses atributos são muito relevantes para qualquer segmento, sobretudo para quem usa o CRM para vendas B2B.


WHATSAPP BUSINESS


Essa dica é muito importante para quem deseja usar o CRM para vendas. Afinal, é impossível pensar em vendas pela Internet no Brasil sem citar o WhatsApp. Entretanto, com um CRM todo empreendimento aumenta suas possibilidades de expandir os negócios.


Isso ocorre quando uma empresa realiza a integração da ferramenta com o WhatsApp Business. É importante salientar que esse benefício dificilmente estará disponível em um software de CRM para vendas grátis. Por outro lado, o investir em um software profissional é acessível e vale cada centavo.


A integração, além de permitir a captação de leads, permite que a empresa também responda os clientes por meio de uma caixa de entrada única.


Assim, independentemente do aplicativo escolhido pelo lead, seja ele o Instagram, seja ela o Facebook Messenger, todas as mensagens são encaminhadas direto para o CRM. Dessa forma, é muito mais simples atender os clientes, e não há necessidade de pular de um aplicativo para outro.


As vendas via WhatsApp e CRM também podem ser realizadas usando um robô de vendas.


ROBÔ DE VENDAS


Outra maneira bastante moderna de usar o CRM para vendas é por meio de um robô de vendas. Essa tecnologia, também conhecida como chatbot, é baseada em inteligência artificial. A maneira como ela funciona é muito simples e não há necessidade de conhecimentos em linguagem de programação para colocar ele em funcionamento.


O robô de vendas atua por meio de aplicativos de mensagens, sobretudo o Facebook Messenger e o WhatsApp. Basta que a empresa crie um fluxo conversacional de acordo com as necessidades dela para que o chatbot consiga encaminhar um bate-papo com o cliente.


O chatbot pode ser usado para dar boas-vindas, responder perguntas frequentes, realizar agendamentos e muito mais. O robô de vendas tem aplicações até mesmo para o marketing da empresa. A inteligência artificial consegue compartilhar com o cliente diversos conteúdos, como um e-book, por exemplo.


RELATÓRIOS


Seja para usar o CRM para vendas B2B, seja para usar o CRM para vendas no varejo online, é importante também acompanhar o desenvolvimento do negócio. Após utilizar todas as aplicações citadas acima, a empresa necessita verificar se as suas estratégias estão funcionando.

Nesse sentindo, o CRM é uma ferramenta poderosa. Por meio dele é possível gerar, em tempo real, diversos relatórios sobre o número de leads, as compras de cada um deles, o desempenho de cada vendedor, entre outros tipos de análise.


Portanto, para quem deseja vender ainda mais pela Internet, o CRM é uma ferramenta completa, e que oferece uma vantagem competitiva muito relevante.


***


Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Escritor best-seller e apresentador do podcast BóraVoar, é o criador da Academia de Vendas, o maior programa de treinamento de vendas do Brasil.