top of page
  • Foto do escritorCDPV - Escola de Vendas

O que eu descobri sobre motivação de pessoas

E tudo que um gestor precisa fazer para motivar a equipe

Diego Maia, motivação de pessoas, palestra motivacional, motivar, motivação

A motivação é um fator crucial para o desempenho e satisfação dos colaboradores em uma empresa. Por isso, é importante entender como funciona o processo motivacional e quais são os comportamentos motivados. Neste post, vamos explorar o que foi descoberto sobre a motivação de pessoas e tudo que um gestor precisa fazer para motivar a equipe.


Desde 2003 eu tenho o privilégio de me conectar com profissionais dos mais variados ramos e segmentos em treinamentos e palestras motivacionais de vendas. Além disso, já montei, comprei e vendi diversas empresas e cheguei a ter 1000 funcionários simultaneamente. Já sorri, já sofri. Já ajudei e já fui ajudado. E ela, a motivação, sempre precisou estar do meu lado. Estou sempre aprendendo, sempre buscando. O resultado desta busca do entendimento sobre motivação de pessoas no trabalho está neste post.


O que eu descobri sobre motivação de pessoas:

  1. A motivação é influenciada por fatores internos e externos

A motivação pode ser influenciada por fatores internos, como necessidades, valores e crenças pessoais, bem como por fatores externos, como recompensas, reconhecimento e ambiente de trabalho.


Um dos maiores pesquisadores sobre motivação da nossa história se chamada Abraham Maslow. Ele criou colocou no papel a ideia de que o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:


- Auto-realização

- Auto-estima

- Sociais

- Segurança

- Fisiológicas


De acordo com nosso pesquisador, as necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.


Você pode se interessar também por este conteúdo:


2. A motivação varia de pessoa para pessoa


As pessoas são motivadas por diferentes coisas, e o que motiva uma pessoa pode não motivar outra. Por exemplo, algumas pessoas são motivadas por desafios, enquanto outras preferem tarefas mais rotineiras.


3. A motivação pode ser intrínseca ou extrínseca


A motivação intrínseca vem de dentro da pessoa, como a satisfação pessoal e o senso de realização. A motivação extrínseca vem de fatores externos, como dinheiro, reconhecimento e elogios.


4. A motivação pode ser aumentada ou diminuída


A motivação pode ser aumentada por meio de incentivos, feedbacks positivo e oportunidades de crescimento. Por outro lado, a motivação pode ser diminuída por meio de feedback negativo, falta de reconhecimento e ambiente de trabalho tóxico.


5. A motivação é importante para o desempenho


A motivação está diretamente relacionada ao desempenho no trabalho. Pessoas motivadas tendem a ser mais produtivas, criativas e comprometidas com suas tarefas. Definitivamente, a motivação é um fator importante para o desempenho e bem-estar das pessoas no trabalho e pode ser influenciada por uma variedade de fatores internos e externos.


Qual o papel de um gestor na motivação do time?


O papel de um gestor na gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa, independente do tamanho que ela tenha. O gestor é responsável por liderar, motivar e desenvolver a equipe, garantindo que os objetivos da empresa sejam alcançados de forma eficiente e eficaz.


Entre as principais responsabilidades de um gestor na gestão de pessoas, destaco:

  1. Definir metas e objetivos: O gestor deve definir metas e objetivos claros para a equipe, alinhados com os objetivos da empresa. Não existe motivação sem metas e objetivos definidos.

  2. Selecionar e contratar: O gestor deve selecionar e contratar os melhores profissionais para a equipe, levando em consideração as habilidades e competências necessárias para o cargo. O pior que pode acontecer a um grupo, é a percepção de que uma pessoa incapaz foi contratada.

  3. Treinar e desenvolver: O gestor deve investir no treinamento e desenvolvimento da equipe, garantindo que os profissionais estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios do mercado. O papel do líder é mostrar o “como fazer” e o caminho mais eficaz é o treinamento contínuo.

  4. Motivar e engajar: O gestor deve motivar e engajar a equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e estimulante, onde os profissionais se sintam valorizados e reconhecidos.

  5. Avaliar e dar feedback: O gestor deve avaliar o desempenho da equipe e fornecer feedbacks construtivos, ajudando os profissionais a identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

  6. Resolver conflitos: O gestor deve estar preparado para resolver conflitos e problemas que possam surgir na equipe, garantindo um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Além disso, deve cuidar para que conflitos pessoais sejam deixados fora do ambiente profissional.

  7. Comunicar: O gestor deve manter uma comunicação clara e transparente com a equipe, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa e informados sobre as decisões e mudanças que possam afetar o trabalho.


O papel de um gestor na gestão de pessoas é liderar, motivar e desenvolver a equipe, garantindo que os objetivos da empresa sejam alcançados de forma eficiente e eficaz.

Como motivar quem está desmotivado?


A primeira coisa que um gestor deve fazer quando precisar "trazer para a luz" alguém que está desmotivado, é ter uma conversa franca e entender a causa da desmotivação, sem julgamentos, sem achismos e sem deduções. São mil e uma possíveis causas da desmotivação, da falta de autoconfiança, falta de significado no trabalho, falta de estímulo, falta de perspectiva...


Baseado no que conseguir extrair do profissional, reflita sobre ações que possam amenizar o fato e, se estiverem ao seu alcance, compartilhe.

No médio prazo, uma das formas de motivar alguém que está desmotivado é investir em treinamentos e eventos que permitam que a pessoa aprimore suas habilidades e descubra novas técnicas de trabalho.


Oferecer incentivos e recompensas também pode ser uma forma de motivar a pessoa. É importante lembrar que a motivação é mais duradoura do que o estímulo, por isso é necessário investir em ações que mantenham a pessoa motivada a longo prazo, sempre resignificando os desafios do cotidiano para que não caiam no mais do mesmo.


Passo a passo sobre como motivar equipes:

  1. Reconhecimento e valorização: as pessoas se sentem motivadas quando são reconhecidas e valorizadas pelo seu trabalho e esforço.

  2. Desafios e metas: a definição de metas e desafios desafiadores pode motivar as pessoas a se esforçarem mais e alcançarem resultados melhores.

  3. Autonomia e liberdade: a possibilidade de tomar decisões e ter autonomia em relação ao trabalho pode motivar as pessoas a se sentirem mais engajadas e comprometidas.

  4. Ambiente de trabalho positivo: um ambiente de trabalho positivo, com colegas amigáveis e uma cultura de colaboração, pode motivar as pessoas a se sentirem mais felizes e satisfeitas com o trabalho.

  5. Oportunidades de crescimento e desenvolvimento: a possibilidade de aprender novas habilidades e crescer profissionalmente pode motivar as pessoas a se dedicarem mais ao trabalho e buscar melhores resultados.

Confira a energia de uma palestra presencial com Diego Maia:


Aperte o play e confira um episódio do podcast BoraVoar diretamente no Spotify:



Conclusão


A motivação é um fator crucial para o sucesso de uma empresa. Ao entender como funciona o processo motivacional, é possível criar um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo e uma carreira mais lucrativa. Além disso, ao utilizar as propriedades do processo de motivação de maneira estratégica, é possível aumentar a satisfação e o desempenho dos colaboradores.


E você? O que pode compartilhar comigo sobre motivação de pessoas no trabalho? Me envie um Direct no Instagram, por aqui.


Quem é Diego Maia, o palestrante motivacional de vendas mais contratado do Brasil?


Diego Maia é considerado pelo mercado como um dos maiores palestrantes de vendas do Brasil e um dos oradores de vendas mais contratados de Portugal.


Escritor, é autor de sete livros, dentre eles os best sellers "7 Princípios da Venda", "Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas" e "Os 10 Mandamentos do Vendedor Profissional". O mais recente é o "De Vendedor para Vendedor", escrito com o empresário mineiro Juscelino Franklin Junior, o Junão da ABAD.


Com linguagem prática e conteúdo disruptivo, a palestra do Diego Maia é surpreendente e ajudar a criar um evento inesquecível. Ele desperta emoções e suas ideias funcionam como a fagulha necessária para a transformação do seu time. É especializado em mostrar o "como fazer" não apenas "o que fazer".


Diego Maia é autor de sete livros de vendas e gestão de vendas. São eles:

  • De Vendedor para Vendedor

  • 7 Princípios da Venda

  • Os 10 Mandamentos do Vendedor Profissional

  • Histórias de Corretor

  • Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas

  • Como ser um Gestor de Sucesso



Faça como a Teadit, Federaminas, BRF e centenas de outras empresas. Leve uma palestra de vendas do Diego Maia para seu time.



コメント


bottom of page