top of page
  • Foto do escritorCDPV - Escola de Vendas

As 50 melhores frases motivacionais para equipes de vendas

Para motivar times de vendas, nada melhor do que utilizar frases motivacionais. Conheça as 50 melhores frases selecionadas por Diego Maia.


Diego Maia, Palestrante de vendas, frases motivacionais de vendas

A redação do Portal CDPV pediu para Diego Maia, o palestrante motivacional de vendas mais contratado do Brasil, para selecionar as 50 melhores frases motivacionais para motivar equipes de vendas.


O resultado, com as melhores frases motivacionais para vendedores e representantes você confere aqui neste artigo.

Você pode utilizar as frases motivacionais de sucesso em reuniões com a sua equipe de vendas, em treinamentos de vendas, em mensagens de incentivo no WhatsApp ou mesmo como lema de seu trabalho.


"Asseguro que as frases motivacionais por si só não motivam ninguém. Mas desde sempre, frases e reflexões alimentam a alma, ajudam a refletir sobre os desafios e oportunidades, provocam a atitude e, acima de tudo, geram ação" comenta Diego Maia, o palestrante de vendas e palestrante de motivação mais contratado do Brasil.

As frases motivacionais de vendas de nomes como Steve Jobs, Thomas Edison, Zig Ziglar e muitas outras personalidades do mundo corporativo são usadas desde sempre por diversos povos e culturas e em praticamente todos os segmentos de mercado: são um meio muito útil para transmitir idéias e para inspirar as pessoas, transmitindo uma mensagem direta e objetiva.


Uma equipe de vendedores de sucesso, focada no trabalho em equipe, usa com muita frequência este método motivacional simples e eficaz.


Estas 50 melhores frases motivacionais podem ajudar em algum momento. Se você ler esta seleção com coração aberto poderá encontrar a fagulha necessária para tirar ideias da cabeça e os planos do papel. São mensagens de sabedoria altamente inspiradoras.


As 50 melhores frases motivacionais ideais para equipes de vendas, selecionadas e comentadas por Diego Maia:


1 - “Dificuldades reais podem ser resolvidas; apenas as imaginárias são insuperáveis.” - Theodore Newton Vail


Dica: chega de achismos! Decisões precisam ser tomadas baseadas em dados e elementos concretos.


2 - "Você pode falhar muitas vezes, mas só realmente será um fracasso quando começar a culpar os outros." - Knox Manning


Dica: Assuma as responsabilidades e pare com a terrível prática de querer achar um culpado para tudo.


3 - "Não basta dirigir-se ao rio com a intenção de pescar peixes; é preciso levar também a rede." Provérbio Chinês


Dica do palestrante motivacional de vendas Diego Maia: boas ideias sem atitude não servem para nada. Visão sem execução é pura alucinação.


4 - "A preguiça anda tão devagar que a pobreza facilmente a alcança." - Confúcio


Dica: F.É. para mim significa FOCAR e EXECUTAR. O ato de procrastinar (deixar para amanhã aquilo que precisa ser feito hoje) é reduzir as vantagens competitivas de sua carreira e de seus negócios.


5 - "O mundo nos considera pelo valor que nós mesmos nos damos. Para ser, aja como se fosse." - Frase de Diego Maia.


Dica: Não existe “empresa pequena”, "empresinha", “cliente pequeno”, "clientinho". Esqueça o diminutivo: elimine-o de sua vida e de seu discurso. Por menor que seja sua empresa, trate-a como uma grande companhia. Por menor que seja seu cliente, ele merece a melhor atenção do mundo.


6 - “Se o seu navio não chega, nade até ele”. - Jonathan Harshman Winters III


Dica do palestrante motivacional de vendas Diego Maia: Ficar esperando cair dos céus tudo aquilo que você sempre quis é como querer colher sem plantar. Reserve a música “Deixa a vida me levar” para o repertório do final de semana. Em dias úteis, corra em busca de seus objetivos. Time que joga na retranca não ganha nunca.


7 - “O Impossível não é um fato é apenas a opinião de alguém que não conseguiu.” - Autor desconhecido, mas poderia ser uma frase minha, sua ou de qualquer outra pessoa perseverante, que não desiste nunca.


Dica: gente que joga contra não merece crédito. Todos os grandes negócios, especialmente os inovadores, receberam uma forte carga de negativismo no seu início.


8 - “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.” - Friedrich Nietzsche


Dica: esqueça os abutres. Foque no que é seu.


9 - “Todos somos geniais. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido.” - Albert Einstein


Dica: Pessoas certas, no lugar certo! Se você é gestor, não contrate e não cresça até que consiga contratar a pessoa certa. Por outro lado, não mate bons profissionais em posições nem tão boas assim. Contratar qualquer pessoa só porque precisa preencher uma posição é gerir um negócio baseado na técnica “sorte-tentativa-erro”. Na maioria das vezes esta “incrível” técnica não funciona.


10 - “O modo pelo qual seus funcionários se sentem é o modo como seus clientes irão se sentir." - Frase de Diego Maia.


Dica: é impossível exigir que funcionários prestem um serviço ao cliente de alto nível se eles não se sentem valorizados e reconhecidos. E isto não se faz só com dinheiro (que é apenas um importante elemento). Se você é gestor, o que pode fazer para valorizar as pessoas?


Que tal uma pausa para escutar um episódio do BóraVoar, o podcast de vendas, otimismo e empreendedorismo apresentado por Diego Maia?

Escute um episódio de BoraVoar, o podcast do Diego Maia focado em vendas, otimismo e empreendedorismo:



11 - “A verdadeira origem da descoberta consiste não em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.” - Marcel Proust


Dica: uma de minhas principais especialidades é possibilitar que as pessoas enxerguem seus problemas além dos fatos, observando as mesmas situações por ângulos diferentes. Tente observar um problema com “visão de águia”. Às vezes as soluções estão mais próximas do que imaginamos.


12 - “Se a gente não pensar que quer sempre mais, fatalmente teremos sempre menos. O homem só fracassa quando desiste de tentar. Todos os dias eu me levanto para vencer.” - Aristóteles Onassis


Dica do Diego Maia: A “ambição sadia” faz parte do repertório de profissionais que buscam o êxito.


13 - “Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.” - Paulo Freire


Dica: por mais experiente que seja, o profissional que acha que já sabe de tudo, no fundo, no fundo, não sabe de nada. Aprender sempre! Este é o meu lema, e o seu?


14 - “Não acredito em circunstâncias. As pessoas que vencem neste mundo são aquelas que se levantam e procuram as circunstâncias que querem e que, quando não conseguem

encontrá-las, fazem-nas.” - George Bernard Shaw


Dica: Em muitos momentos, as barreiras para o êxito são grandes e verdadeiras. Não tire o foco de seus objetivos. Explore as dificuldades e busque sempre alternativas.


15 - “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará...” - Nelson Mota

Dica: a linda música cantada por Lulu Santos é de uma sensibilidade incrível. Tudo que o trouxe até aqui não garante o sucesso futuro... Tudo muda com extrema velocidade. Esteja atento às mudanças e se antecipe a elas.


16 – “Caráter é a pessoa que você é no escuro, quando ninguém está olhando”. - Dwight Moody


Dica: no mundo dos negócios, coerência com o que fala e faz garante sua reputação. Não omitir e jamais mentir não é apenas um diferencial. É uma necessidade.


17 - "Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito,

e inspirar esperança onde há desespero (...). Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” - Nelson Mandela


Dica do palestrante motivacional de vendas Diego Maia: esta reflexão do líder Mandela cita os dois elementos máximos que garantem uma boa negociação. Todos os grandes políticos – ainda que marketeiramente – usam este elemento. E você? Apenas “se faz entender” ou sua mensagem chega ao coração do interlocutor?


18 – “Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e desejar resultados diferentes” - Albert Einstein


Dica: se você quer resultados diferentes daqueles que possui hoje, pensar, criar e executar de forma diferente é a única saída para conquistar. Se continuar fazendo tudo como sempre fez, terá, na melhor das hipóteses, os mesmos resultados que possui hoje.


19 – Você precisa ser a mudança que você gostaria de ver no mundo” - Gandhi


Dica do Diego Maia: O mundo vai mudar quando você resolver mudar. Não espere mudanças nos outros. Mude você mesmo!


Faça uma pausa nesta lista de frases motivacionais e confira este vídeo do Palestrante de Vendas Diego Maia, sobe como se manter motivado diante das adversidades:

Confira a energia de uma palestra presencial com Diego Maia:


20 – “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso e ao esforço, não existe meio termo. Ou você faz muito bem feito ou não faz” - Ayrton Senna


Dica: Senna cita os três elementos vitais para o sucesso pessoal e profissional. Qual o seu nível quanto a eles? Não existe profissional "mais ou menos comprometido", por exemplo.


21 - “Tem gente que passa metade da vida dizendo o que vai realizar e a outra metade explicando porque não realizou.” Autor desconhecido, mas falo tanto isso que tem horas que acho que é uma frase minha...


Dica: você realmente deseja fazer parte deste time? Se não, execução já!


22 – “Quanto mais eu suo nos treinamentos, menos eu sangro nas batalhas!” - George S. Patton


Dica: quantos livros você lê por ano? Quantos cursos (por conta própria) faz? O quanto investe (R$) em sua capacitação? Ou você é daqueles que só participa de cursos e treinamentos quando a empresa patrocina?


23 – “Brigo muito com vocês, mas brigo muito mais POR VOCÊS!” - General Collin Powell


Dica do palestrante motivacional de vendas Diego Maia: esta é a verdadeira essência da liderança. Ou melhor, a verdadeira essência da liderança existe quando uma equipe percebe este sentimento nos gestos de seu gestor (e não apenas em suas palavras).


24 – “Concorrente é qualquer empresa com a qual o Cliente o compara” - Tom Connellan


Dica: é miopia empresarial achar que concorrente é apenas o vizinho que vende as mesmas coisas que sua empresa. Amplie seus horizontes: para comprar algo de sua empresa, o cliente deixa de comprar em outra. Por que ele faz isso? Por que ele deveria fazer isso?


25 – “O Cliente tem o poder de demitir todos os funcionários de uma empresa, desde o mais humilde servidor até o presidente. Basta fazer uma única coisa: NÃO COMPRAR.” - Sam Walton


Dica: numa organização comercial (e isto vale até para organizações que “aparentemente não são comerciais, como os hospitais e cartórios de notas, por exemplo), todos devem ser responsáveis pela satisfação do cliente. Todas as políticas de trabalho devem orbitar ao redor desta estrela, o cliente.

26 – “Você perde 100% das tentativas que nunca fez”. - Wayne Gretzky


Dica: Faça!


27 – “Há apenas 3 fases: o impossível – o difícil – o feito” - Frank Crane


Dica: mais importante do que a iniciativa, é a acabativa.


28 – “Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare” - Confúcio


Dica: vá em frente e não olhe para trás.


29 – “Não adianta nem tentar, me esquecer, durante muito tempo em sua vida eu vou viver... Detalhes tão pequenos... SÃO COISAS MUITO GRANDES PRÁ ESQUECER...” - Roberto Carlos


Dica do palestrante de vendasDiego Maia: Cada dia que passo mais estou certo de que não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes.


Tem gente que investe um tempo enorme na confecção de um projeto e esquece de alguns pequenos detalhes... Numa relação de consumo (compra e venda), quais são os pequenos detalhes que fazem a diferença? E na relação funcionário x chefe? E com o seu par romântico?


30 – “A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do êxito” - Ralph Waldo Emerson


Dica: se você não confiar totalmente no seu “taco”, quem confiará?



Está gostando da seleção com as melhores frases para motivar sua equipe? Aproveite para conhecer o site Pílulas de Otimismo e Motivação do Diego Maia.

31 - Toda alegria é uma vitória, e uma vitória é uma vitória, por menor que seja.” - Robert Browing


Dica: comemore qualquer centavo vendido. Poderia ser pior.


32 – “Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes sem que nem uma só rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra de abre em duas, e eu sei que não foi aquela que a conseguiu, mas todas as outras que vieram antes” - Jacob Riis


Ação: a repetição te deixará craque. Não desista, por mais que o resultado demore a chegar.


33 – “Não existe gol feio. Feio é não marcar gol” - Dadá Maravilha


Dica: não importa a beleza dos seus dribles, nem o layout do seu relatório. O que importa é o seu resultado.


34 – “Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare” - Confúcio


Dica: persistência é o nome deste jogo.


35 – “A inspiração existe, porém temos que encontrá-la trabalhando” - Pablo Picasso


Dica do palestrante motivacional de vendas Diego Maia: faça o seu que o resto vem.


36 – “Coragem é saber o que não temer” - Platão


Dica: Platão sabe das coisas.


37 – “Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria” - Aristóteles


Dica: quais são as suas forças e as suas fraquezas?


38 – “Acredite em milagres, mas não dependa deles” - Immanuel Kant


Dica do Palestrante de Vendas Diego Maia: não espere que as respostas caiam do céu.


39 – “Não é a carga que o derruba, mas a maneira como você a carrega”. - Lou Holtz


Dica: esta não precisa de comentários ;-)


40 – “Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.” - Paulo Coelho


Dica: desconfie de toda verdade absoluta, não acredite em nenhum humano que saiba de todas as verdades.


41 – “A vida é 10% o que acontece a você e 90% como você reage a isso" - Charles Swindoll


Dica: não reaja de maneira explosiva. Prefira ser um jogador de xadrez na arte da venda. Esta é uma frase motivacional que serve para todas as equipes de uma empresa.


42 – “O otimismo é a fé daquele que conduz à realização; nada pode ser feito sem esperança” - Helen Keller


Dica: nunca perca a esperança! Sempre existe uma solução.


42 – “Mude o modo que você olha para as coisas, e as coisas que você olha mudarão”. - Wayne Dyer


Dica: enxergue outros pontos de vista, e tenha sempre presente no seu campo de visão, o seu objetivo final.


43 – ⁠”Vender é um eterno recomeço” - Frase de Diego Maia


44 – As conquistas dependem de 50% de inspiração, criatividade e sonhos, e 50% de disciplina, trabalho árduo e determinação. São duas pernas que devem caminhar juntas” - Augusto Cury


Dica: a receita para o sucesso está no equilíbrio!


45 – “Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida. Basta que lute e aguarde um novo amanhecer” - Margaret Thatcher


Dica: a força está dentro de você.


46 – “Não há atalhos para nenhum destino onde se vale a pena chegar”. - Beverly Sills


Dica: para boas recompensas, não há atalhos!


47 - ⁠”A principal razão pela qual as pessoas falham na vida é que elas dão mais ouvidos aos seus medos do que aos próprios sonhos” - Frase de Diego Maia


48 – “A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer” - Sócrates


Dica: Para ser bem sucedido, diga sempre a verdade e poupe justificativas do porquê mentir.


49 - 'Seu sucesso é proporcional ao número de pessoas que você ajuda'. Frase do mestre Zig Ziglar.


Dica do palestrante motivacional de vendas Diego Maia: a penúltima frase desta seleção é do meu mestre Zig Ziglar e dispensa dicas.



50 - ⁠"A vida não é sobre ganhar ou perder. É sobre ser melhor hoje do que fui ontem" - Frase de Diego Maia


Dica: adote este lema!


Frase bônus: "Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo". Mark Twain


Dica do palestrante Diego Maia: descubra erros novos. Nunca repita dos mesmos erros!



Como usar frases motivacionais para motivar equipes de vendas?


Depois de conhecer a seleção de 50 frases motivacionais para motivar equipe de vendas, é hora de pensar na utilização.


Utilize as frases motivacionais da maneira que achar melhor:

  • imprimir em um papel e espalhar pelas mesas do seu time;

  • criar um layout e mandar uma mensagem direta no WhatsApp;

  • postar nas redes sociais;

  • utilizar na assinatura de seus e-mails;

  • criar uma apresentação para a próxima reunião de vendas;

  • salvar em um arquivo para ler depois...

O importante é que agora você não tem mais desculpas: é possível motivar times de vendas de forma simples, reflexiva e impactante.


Lembre que motivação é um trabalho diário. Usar as frases representa uma pequena parcela do trabalho motivacional que um gestor deve fazer diariamente.


Desejamos que você faça um bom trabalho com estas frases motivacionais para vendas.



Quem é Diego Maia, criador da lista com as 50 frases motivacionais para motivar equipes de vendas?


Diego Maia é o palestrante de vendas e palestrante de motivação mais contratado do Brasil. Suas palestras são intimistas e inspiradoras, focadas no crescimento das vendas e no briefing da empresa contratante.


Diego Maia é CEO do CDPV, criador da Academia de Vendas e autor de 7 livros, dentre eles "Os 10 mandamentos do vendedor profissional", "De Vendedor para Vendedor" e "7 Princípios da Venda".


Seja em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em todo o Brasil, Diego Maia é garantia de um treinamento ou uma convenção de vendas de sucesso.


Recentemente lançou um novo projeto editorial, o site Pílulas de Otimismo, onde publica o conteúdo do BóraVoar em formato texto.


Talvez você se interesse por estes conteúdos:







bottom of page