• Diego Maia

4 formas de evitar a procrastinação

Eliminar a procrastinação é um exercício diário.


Por conta do meu podcast, das minhas palestras de vendas e motivação e por conta dos meus livros, recebo uma quantidade incrível de mensagens. Antes era por e-mail. Agora é pelo direct do Instagram.


Semana passada eu parei para fazer um balanço das mensagens que recebo e, olha, tem de todo tipo que você puder imaginar.


Mas existe algo em comum entre as mensagens que recebo. Todas as pessoas, de uma forma ou de outra, querem melhorar a performance no trabalho ou a gestão de sua empresa.


No cerne da questão, encontro sempre temas que giram em torno da procrastinação.


Muita gente reclama do excesso de trabalho, da quantidade cada vez maior de coisas que precisam ser feitas, e também da sensação de insatisfação que surge já que sempre ficam coisas para trás.


A cada dia que passa, recebemos mais informações, mais novidades e não tem jeito, parece que nosso chip mental não da conta de tanta sobrecarga.


Sempre teremos pendências, coisas para fazer e atividades para entregar.


Junto com os transtornos relacionados a ansiedade, talvez a procrastinação forçada seja um dos mais terríveis males do século.


Parece que entendemos muito bem do ditado "empurrando com a barriga".


Aqui estão 4 formas para reduzir e evitar a procrastinação no trabalho:


1 – Em primeiro lugar, é importante tomarmos cuidado com os impeditivos da produtividade. É assim que eu chamo as redes sociais, as conversas paralelas com os colegas, as ligações particulares, as pausas para o café. Se você está fazendo home office, a atenção deve ser redobrada, pois suas distrações podem ter tomado um volume ainda maior.


2 – Segunda ideia: determine suas prioridades. Invés de pensar na quantidade de tarefas, preste mais atenção na qualidade de cada uma. Reveja o que tem que ser feito e determine o que é mais importante no momento.


3 – Terceira ideia: tente, ao máximo, evitar interrupções. Cada vez que você é interrompido(a) você demora um tempo para retomar o foco no trabalho. Portanto, faça sua parte para se manter focado: feche a internet, não abra emails, deixe o telefone no silencioso…


4 – Quarta ideia: planeje seu dia, mas deixe lugar para as tarefas inesperadas. Porque se você é do tipo de pessoa que recebe novas tarefas durante o dia, deve planejar sua agenda deixando algum tempo para estes possíveis afazeres.


Vai por mim: não é o tempo que controla você. É você quem deve controlar o teu tempo.


***

Escute este conteúdo no formato podcast. Assine o #BóraVoar, o meu canal de podcasts no seu app preferido. Estou em todos eles: Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music.


Ou, então, aperte o play aqui no navegador:




Diego Maia é considerado o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Criador da Academia de Vendas, escritor best-seller e apresentador do podcast BóraVoar.