• Larissa Goldfarb

Como manter a equipe motivada durante a pandemia

Garantir a motivação da equipe em períodos difíceis é fundamental para a sobrevivência da sua empresa.


O período talvez tenha diminuído a motivação de muitos empresários e gestores. Uma pandemia que se alastra por todo mundo é mais que o suficiente para mudar todas as ideias já estabelecidas. Se você possuía uma estratégia antes da eclosão do vírus, é provável que a tenha mudado.


Imaginando que essa situação iria se estender (mesmo depois de uma vacina) e que os negócios em nenhum momento puderam de fato parar, alguns questionamentos surgiram, afinal, como se manter firme em meio a isso?


Como fazer para que os profissionais que trabalham em uma empresa estejam preparados para viver a situação?


E minha equipe de vendas?


Como vender em meio a crise?


Bem, apesar da realidade não estar tão a favor, ainda existem formas de trabalhar de maneira eficiente. Neste artigo daremos ênfase a diversos pensamentos e ideias que podem ajudar empresários a se manterem firmes e levarem seus funcionários rumo a um novo mercado, um novo momento.


Uma palestra de vendas?


Ao mesmo tempo que muitas empresas optaram por cortar todos os custos, diversas outras entenderam que manter o time motivado e conectado com as melhores técnicas motivacionais seria o caminho para superar este momento.


A agenda do palestrante de vendas Diego Maia não diminuiu. Pelo contrário: cresceu o número de empresas que passaram a contratar palestras online para seus times.


"Durante todos os meses de pandemia, fiz palestras online para empresas dos mais variados ramos e segmentos, todas elas focadas em como superar as adversidades do momento e continuar vendendo", revelou o palestrante Diego Maia.


Uma palestra de vendas inspiradora é uma maneira clara de estabelecer novos padrões que sua equipe precisa.


Convenção de Vendas OnLine


Uma convenção de vendas online, por exemplo, é uma ferramenta poderosa no momento, além de ter um custo muito mais baixo que os eventos presenciais. A regra é clara: os ânimos precisam estar em alta - mesmo com o sofrimento gerado pela pandemia - e as pessoas precisam ter ideias de como conseguir mais clientes.


Por isso que é recomendado contratar palestrantes e treinadores que de fato vivenciem o mundo das vendas, não pode ser alguém de outro setor.


Mais do que animar e "dar o gás", uma convenção de vendas precisa ter como o objetivo auxiliar seus funcionários justamente na hora das vendas.


Trabalhe com desafios factíveis


A palavra do momento é "desafio". Com poucas exceções, todo mundo deseja ser reconhecido e deseja crescer. Crie campanhas de incentivo para alimentar o sentimento saudável de disputa e recompense devidamente quem atingir.


Como motivar uma equipe de vendas em meio a pandemia?


Aqui estão 6 passos para motivar uma equipe de vendas:

  1. Ser otimista, mostrar que a empresa ainda pode crescer, nunca se dê por vencido;

  2. Oferecer oportunidades verdadeiras, não apenas promessas;

  3. Incentivar com benefícios, financeiros ou não;

  4. Comemore cada conquista e cada avanço, por menor e mais irrelevante que sejam;

  5. Resolva as adversidades e os problemas que surgirem, não deixe sua equipe de vendas resolvendo problemas que não foram criados por eles;

  6. Tente não demitir. Se apostar nas pessoas certas, lá na frente a conta fecha.


Em busca do novo


Apesar de não ser o melhor momento para desenvolver estratégias, o fato é que a pandemia também trouxe diversas oportunidades de mudanças, principalmente quando o rumo é tecnológico.


Todo mundo sabe da importância que a tecnologia possui em um processo de vendas. Atualmente, é possível negociar um produto utilizando um simples chat, através de e-mails e redes sociais. Essa busca por algo novo tenta mostrar a todos que estão envolvidos com a marca, as possibilidades de crescimento considerando a realidade vivida.


Mostrar que a marca partiu para um patamar mais “adequado” às necessidades é uma maneira eficiente de trabalhar com os indivíduos na empresa. O processo pode ser feito da seguinte maneira:

  • Disserte sobre as novas ferramentas que serão incluídas;

  • Mostre casos de sucesso e como essa estratégia pode funcionar nessa realidade;

  • Destaque os resultados positivos, se possível, recompense a equipe por alcançá-los;

  • Seja transparente com as tentativas;

  • Faça todos conhecerem possíveis acréscimos tecnológicos que a empresa pode alcançar e como isso aumentará a receita.


Conheça a Academia de Vendas


A Academia de Vendas Para Empresas é uma plataforma de treinamento criada por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


Este produto está sendo considerado pelos assinantes como a "Netflix dos cursos de vendas".


Com a Academia de Vendas Para Empresas, sua equipe passa a ter acesso a:


  1. Treinamento semanal com Diego Maia;

  2. MasterClasses com convidados incríveis;

  3. Todos os cursos do Diego Maia estão disponíveis gratuitamente para assinantes da Academia de Vendas, como o curso "Instagram Vendedor", "Curso Completo de Prospecção", "Negociação de Alto Impacto", "Como Vender por WhatsApp" e muitos outros;

  4. LabVendas - nesta série decodificamos personalidades que ganharam a vida trabalhando com vendas;

  5. Livros Digitais, Infográficos e muitos materiais para download.


É um programa de treinamento completo que você pode proporcionar ao seu time, com investimento de poucos centavos por dia! Saiba mais sobre a Academia de Vendas Para Empresas clicando aqui.



Investir no ambiente de trabalho


Com certeza não pode faltar um bom investimento no local em que seus funcionários estão. Esse investimento assegura que nenhuma parte será prejudicada. Ninguém está preparado para perder o emprego, menos ainda para se contaminar com o vírus.


Aqueles profissionais que não podem trabalhar em Home Office devem possuir uma nova estrutura física, regras que garantam que estarão seguros. Dependendo do que for implementado, a empresa pode até mesmo ficar famosa no mercado por conta disso!


Este senso de proteção e cuidado, deve definitivamente fazer parte de sua estratégia.


Conclusão


Depois dessas informações, provavelmente você estará mais preparado para motivar sua equipe de vendas em meio a pandemia. A palavra que sempre deve ficar destacada “motivação” é disso que seus funcionários mais necessitam no momento.


Motivar é trazer novamente a sua equipe para o jogo, mostrar que estratégias ainda podem ser eficazes e que o comprometimento de todos é necessário para tal.