Não é o patrão, não é o sócio. Quem paga seu salário e todas as despesas de uma empresa é o cliente
Não sei com você, mas eu perco a paciência e fico muito insatisfeito quando um atendimento demora; quando tenho que repetir uma solicitação para várias pessoas e principalmente quando um atendente me dá informações erradas ou incompletas.
Confesso que tenho vontade de matar um!
Precisamos de uma vez por todas entender que é o cliente que paga os salários de todos numa empresa.
E, dado a tamanha importância, ele - o cliente - dever ser visto como o mais importante da história. Sem clientes, nada existe.
Conquistar e manter clientes são tarefas das mais difíceis para qualquer empresa. Eles estão cada vez mais exigentes; a concorrência está a poucos cliques, às vezes tem mais informações sobre nossos produtos e serviços do que o time de atendimento…
Tratar o cliente adequadamente é básico, embora a maioria das empresas não proceda sequer assim.
Ganha a atenção e principalmente a fidelidade do cliente quem fizer o básico sempre, mas que eventualmente promova alguma surpresa.
O cliente é o rei! E o foco.
Todos na empresa - da tia do café ao sócio que aparece de vez em quando - devem ter a consciência de que toda interação com o cliente é decisiva para o crescimento daquele negócio.
É simples e funciona assim:
Quando a empresa tem clientes felizes e bem atendidos, é sinal de que está na rota de crescimento.
Quando as reclamações prevalecem, é sinal de que o fim está próximo. E quando isso acontece, leva junto todos os empregos.
5 Dicas para Atender bem o Cliente
Todas as pessoas na empresa, independente do cargo ou segmento de atuação, devem entender que cliente bem tratado é sinal de crescimento e salário garantido.
Para facilitar este processo, compartilho com você cinco dicas para atender bem o cliente.
São ideias simples que devem ser colocadas em prática por todos os setores.
1 - Seja paciente
Você não sabe o que o cliente está passando, não sabe onde exatamente "o calo está apertando". Todos nós travamos muitas lutas diárias e você precisa ter consciência disso para ser paciente ao atender o cliente.
Mesmo que o cliente perca a linha, escute seu problema e mostre o caminho para que ele possa resolver seus pepinos o quanto antes.
Na imensa maioria dos casos, o cliente não quer confusão. Ele quer solução.
2 - Jogue no time do cliente
Se ficou de ajudar, ajude até o fim. Se ficou de dar um retorno, dê.
Não alimente expectativas se você tem dúvidas se conseguirá cumprir o combinado.
3 - Se não souber, pergunte
Não existe nada pior do que passar uma informação equivocada ou mesmo mentirosa "somente" "pra se livrar logo do cliente".
Não tem problema algum você não saber a resposta no momento do atendimento.
Prefira parecer um aprendiz do que ser um mentiroso. É muito menos danoso.
Quando isso acontecer, avisa que você vai se informar e buscar a informação.
E dê retorno para o cliente, em especial ANTES do prazo ajustado. Será uma forma de surpreendê-lo.
Você pode se interessar por este texto: A Lei do Retorno e o Efeito Bumerangue.
4 - Não suba o tom de voz
Muitas vezes a situação fica tensa, o cliente fica nervoso e os ânimos se exaltam.
Entenda duas coisas.
A primeira: o cliente que nos destrata diz muito mais sobre ele do que sobre nós.
A segunda: não se rebaixe, mesmo que seja ofendido. Um cliente em situação crítica pode ser capaz de faltar com o respeito e de xingar nossa mãe.
Quando isso acontecer, seja você o ponto de serenidade. Mas se a coisa apertar de fato, tente colocar outra pessoa para atender este cliente.
Ainda que sem direito, ainda que faltando com respeito, ainda que agindo como um babaca, ele ainda assim é nosso cliente.
5 – Tenha resiliência
Atender clientes não é tarefa fácil, todos sabemos disso. Resiliência é um comportamento que deve ser praticado por todos que trabalham atendendo de forma direta ou indireta.
Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações difíceis, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
Adapte-se às situações que surgirem à sua frente. Saiba falar com todo tipo de cliente. Nem todos são iguais, têm o mesmo nível de conhecimento e até mesmo paciência.
Veio a ofensa? Respira fundo e deixa fluir. Não é com você. Não é nada pessoal.
É o cliente que paga seu salário. Ele tem o poder de "mandar embora" todos numa empresa, apenas decidindo comprar da concorrência. Jamais esqueça disso!
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Diego Maia é considerado o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Criador da Academia de Vendas, escritor best-seller e apresentador do podcast BóraVoar.
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