• Diego Maia

A Lei do Retorno e o Efeito Bumerangue

Entenda como funciona a Lei do Retorno e esteja preparado para a volta do seu bumerangue


A forma mais simples que eu visualizei para tratar este tema nas minhas palestras e treinamentos de vendas, foi utilizar um bumerangue para mostrar o que quero ensinar.


Talvez você saiba, talvez não. Mas o bumerangue é uma arma primitiva criada na Austrália feita de uma lâmina de madeira dura e curvada, e com a particularidade de, após completar uma curva, voltar para perto de quem a lança, quando erra o alvo.


Mas antes da gente evoluir, é importante te dizer que praticamente todas as religiões e vertentes de pensamento propagam a existência desta teoria, em maior ou menor intensidade.


Enquanto os Cristãos creditam a ida ao céu ou ao inferno de acordo com o nosso comportamento enquanto terráqueos, os Espíritas acreditam que aquilo que fazemos nessa vida colhemos agora ou nas próximas encarnações, e que caso estejamos vivendo uma situação de enfermidade ou deformação, é consequência a tudo que aprontamos de errado na vida anterior. Em ambos os casos, dá para dizer que você colhe o que planta.


Já os budistas acreditam n'O Karma. Os adeptos a esta filosofia acreditam que nossas ações geram consequências equivalentes ou igualitárias, um efeito de ação e reação. Quando se fala em Karma ruim, referem-se a penalidade existencial que alguém sofre por algo ruim que fez no passado. Já o Karma bom seria relacionado a fazer o bem.


Sendo assim você pode perceber que a religião, a ciência, a filosofia, a psicanálise e até a biologia, quase todas as correntes de pensamento, referem-se a Lei do Retorno como uma de suas bases.


Eu sou um não teórico e me refiro a outros campos além das vendas e da gestão empresarial com muita cautela e respeito. Por isso aqui neste artigo eu trato da Lei do Retorno mais aplicada a sabedoria popular do que com viés religioso, espiritual ou filosófico.


É mais uma conversa de botequim do que uma sala de aula.


Feito este alerta, vamos a ideia que quero compartilhar contigo.


A Lei do Retorno e a Sabedoria Popular


Quando eu era criança, sempre que eu aprontava, minha vovó falava: “cuidado meu filho. Aqui se faz, aqui se paga”.


E com certeza em algum momento da vida você já ouviu isso também, certo?


Essa frase sobre as consequências das nossas atitudes é a forma da sabedoria popular nos explicar sobre a famosa “Lei do Retorno”. Isso significa que a vida é justa.


Lei da Causa e Efeito


Também conhecida como Lei da “Causa e Efeito”, a Lei do Retorno diz que tudo que fazemos, seja algo bom ou algo ruim, cedo ou tarde, voltará para nós mesmos.


Alguns acreditam ainda que a punição é dobrada em caso de dano a outra pessoa!


Engana-se quem acha que a Lei do Retorno, ou Lei da Causa e Efeito funciona somente para as questões pessoais, sociais ou de relacionamento humano. No trabalho e nas vendas, também. Ou seja, tudo é assim.


É como se todo ato em nossa vida fosse uma espécie de bumerangue que uma vez lançado, vai, faz seu movimento e sempre volta.


É como se a vida fosse um eco: recebemos de volta aquilo que emitimos. O bom é que se fazemos coisas boas para os outros, receberemos isso de volta.


Exemplos da aplicação da Lei do Retorno:


1 - Puxou o tapete do colega? O que é seu está guardado.


2 - Prometeu alguma coisa e não cumpriu? Em algum momento vão fazer o mesmo com você.


3 - Fala mal dos outros pelas costas? Não espere comportamento diferente.


4 - Revelou informações ou segredos que lhe foram confiados? Aguarda, guerreira(o)!


5 - Mentiu pro cliente? Vai pagar por isso.


Tudo que vai, volta!


Meu amigo, minha amiga: cabe a nós decidirmos o que queremos dar e receber do mundo à nossa volta, cientes que tudo que fazemos nos traz consequências. Ninguém vai conseguir impedir isso.


Não no tempo que queremos, não no tempo que precisamos.


Em geral, o retorno acontece quando menos esperamos.


Mesmo que demore meses, anos ou séculos... tudo volta pra você. A vida é assim.


A Lei do Retorno é implacável!


Sempre serei grato ao ensinamento da minha vózinha e disso nunca esquecerei. Aprendi numa brincadeira de criança que "aqui se faz, aqui se paga".


Pois é, meu amigo, minha amiga, escolha bem o que vai plantar porque o dia da colheita é inevitável.


Sempre acreditei que somos recompensados por nossos atos. Isto te assusta ou te alivia?

Escute este conteúdo no formato podcast. Assine o #BóraVoar, o meu canal de podcasts no seu app preferido. Estou em todos eles: Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music.


Ou, então, aperte o play aqui no navegador:



Uma palestra ou treinamento de pós-venda pode ajudar sua empresa a crescer. Seja em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, Belo Horizonte ou em qualquer lugar do Brasil, o palestrante motivacional de vendas Diego Maia pode ajudar.


Conheça as palestras de vendas de Diego Maia mais contratadas pelas empresas.


Serviço:


Diego Maia é o palestrante de vendas e palestrante de motivação mais contratado do Brasil. Suas palestras são intimistas e inspiradoras, focadas no crescimento das vendas e no briefing da empresa contratante.


Seja em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em todo o Brasil, Diego Maia é garantia de um treinamento ou uma convenção de vendas de sucesso.


Diego Maia é CEO do CDPV, criador da Academia de Vendas e autor de 6 livros, dentre eles "Os 10 mandamentos do vendedor profissional".


Recentemente lançou um novo projeto editorial, o site Pílulas de Otimismo, onde publica diariamente o conteúdo do BóraVoar, programa que apresenta diariamente em diversas emissoras de rádio Brasil à fora, dentre elas a Antena 1 e a Mais Brasil News.