• Diego Maia

Marketing de Guerrilha: descubra como usar essa poderosa estratégia para alavancar seu negócio

O universo digital trouxe um espaço enorme para as empresas inovarem nas suas formas de divulgação e vendas, e o marketing de guerrilha se tornou um grande protagonista neste cenário.


Você provavelmente já viu o marketing de guerrilha em alguma propaganda, mas não sabia que se tratava deste conceito, ele é muito comum nas publicidades de grandes marcas e traz resultados surpreendentes.


Neste artigo vamos abordar o conceito de marketing de guerrilha juntamente com exemplos práticos em grandes marcas e dicas para te ajudar a construir essa estratégia da melhor forma.


O que é marketing de guerrilha?


O marketing de guerrilha nada mais é do que uma estratégia bem criativa e zero convencional, ou seja, algo totalmente inovador e diferente no mercado.


Algumas vezes, o marketing de guerrilha chega até a ser um pouco agressivo, confrontando diretamente marcas concorrentes da sua.


Seu principal propósito é gerar um grande impacto nos clientes e internautas, fazendo algo totalmente diferente do que eles estão acostumados.


Se você lançar um curso sobre como funciona o Facebook Ads, o marketing de guerrilha vem para fazer com que a sua divulgação seja totalmente original e personalizada, impactando a vida de quem conhece a sua marca.


Esse marketing surgiu no fim dos anos 70 e foi um grande protagonista na construção de grandes marcas presentes no mercado até hoje.


Com o surgimento do marketing digital, ele continuou com a mesma proposta e resultados, só que agora contando com as redes sociais e a internet para ajudar neste processo.


Para tornar tudo isso ainda mais claro, vamos dar dois exemplos de marcas bem famosas que usaram e ainda usam o marketing de guerrilha em suas campanhas.


Multinacional de refrigerantes


A The Coca-Cola Company é uma das empresas de refrigerante com mais vendas no mundo, e grande parte desse sucesso deve-se ao marketing de guerrilha que foi muito bem estruturado pela marca.


Se você pesquisar algumas propagandas da marca na internet encontrará diversos vídeos com depoimentos dos clientes e críticas implícitas a marcas concorrentes.


Além disso, a marca também se tornou pioneira na construção de estratégias que engajam seus clientes com a marca, como exemplo a campanha de dia dos namorados onde a máquina só liberava a bebida escolhida quando o casal se beijasse.


É válido lembrar que a marca conta com um grande orçamento quando se trata de marketing, são milhões de reais investidos no Instagram Ads e diversos outros meios de divulgação.


No entanto, não dá para negar a habilidade e criatividade que eles tiveram na hora de criarem suas campanhas.


Rede de fast-food multinacional


Não podemos deixar de lado o chefe do marketing de guerrilha na atualidade, uma das maiores redes de fast-food no mundo, o Burger King construiu grande parte do seu sucesso baseando-se no marketing de guerrilha.


Dentre diversas campanhas e publicidades criadas pela marca nos últimos tempos, vamos citar a mais recente e que criou um verdadeiro alvoroço nas redes sociais.


A marca lançou um pequeno vídeo de seus lanches onde o áudio dizia que o sonho do big era crescer e virar um Whopper, um dos lanches mais vendidos da rede.


Os internautas foram à loucura, pois tinham certeza que eles estavam se referindo ao lanche Big Mac da franquia Mc Donalds, concorrente oficial do Burger King.


Depois, a marca lançou um novo comercial explicando que eles estavam falando apenas do Big King, um dos lanches da própria franquia.


Um simples comercial com poucas falas conseguiu gerar um impacto imensurável nas internet e nos clientes da marca, provando como o marketing de guerrilha é poderoso e no meio digital se tornou ainda maior.


Dicas de aplicação


O marketing de guerrilha pode parecer um bicho de sete cabeças, mas separamos algumas dicas para tornar o processo de criação mais simples para você:

  • Seja original;

  • Não esqueça suas raízes;

  • Conheça bem o seu público;

  • Estude seus concorrentes;

  • Seja criativo;

  • Esteja atento a tudo o que envolve a sua marca;

  • Gere impacto.


Não importa o que você for vender, seja uma peça de roupa ou um e-book sobre como anunciar no Google Ads, o marketing de guerrilha é um grande aliado daqueles que se comprometem a estudá-lo bem e usá-lo em seus negócios.


Esperamos que este artigo possa ter te ajudado a entender ainda mais sobre o conceito do marketing de guerrilha, não deixe de continuar estudando e indo atrás de conhecimento para aperfeiçoar e inovar suas estratégias.



Diego Maia é Palestrante de Vendas. Reconhecido no Brasil e no exterior como um dos treinadores de vendas mais contratados da atualidade, Diego Maia ministra palestras de vendas impactantes e encantadoras. Diego Maia é escritor best-seller, apresentador do podcast BóraVoar, e criador da Academia de Vendas, o maior programa de treinamento de vendas do Brasil.


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