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Como contratar um palestrante de vendas que traga resultados para sua equipe

Saber como contratar palestrante de vendas que agregue resultados reais para a empresa é um desafio grande.

Neste artigo vamos te ajudar a contratar o palestrante de vendas ideal para seu treinamento ou convenção de vendas, em especial se o seu objetivo é melhorar os resultados e a motivação do time e realizar um evento de alto nível.


Enquanto alguns gestores e empresários entendem que o resultado da empresa está integralmente conectado com o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, em especial ao desenvolvimento do time de vendas, outros estão tão concentrados em “fazer as coisas acontecerem” que não conseguem perceber que poderiam estar vendendo muito mais se o time estivesse treinado.


Mas o fato é que empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação entenderam que capacitar a equipe e vendas com um treinador ou palestrante de vendas qualificado é uma forma extremamente eficaz para bater metas e conquistar mercados. Afinal de contas, uma equipe bem treinada possui potencial infinitamente maior de crescer os números do que quando comparada com um time sem treinamento ou com treinamento deficitário.


Atualmente, as empresas podem treinar seus vendedores com palestras presenciais ou online, em convenções de vendas estruturadas ou realizando uma simples reunião de vendas.

Não importa o formato escolhido: o que importa é o resultado que aquele esforço trará para a empresa e como um treinamento ou uma palestra de vendas podem ajudar a melhorar o desempenho de seu time.


Neste artigo você conhecerá dicas de ouro para te ajudar a escolher o melhor palestrante para motivar e fazer seu time arrebentar nas vendas.


Vamos te ajudar a não cair em ciladas na hora de avaliar um palestrante de vendas e mostrar o que deve levar em consideração na hora de contratar um treinador de vendas.



O que é uma palestra de vendas?


Uma palestra de vendas normalmente tem como objetivo promover reflexão, iniciar uma transformação ou celebrar um novo momento, uma nova fase.


Uma boa palestra de vendas ajuda a tirar o seu time da zona de conforto, despertando a ação e apresentando ao seu pessoal técnicas inovadoras para vender mais e explorar as oportunidades de negócios que, muitas vezes, não podem ser observados a "olho nu"


Em geral, uma palestra de vendas tem duração de 1 a 2 horas e pode ser realizada de forma presencial ou online. A palestra deve mesclar conteúdo inspirador, motivacional e técnico, deixar aprendizado prático para aplicação no dia seguinte e trazer novidades e inovações para o grupo.


Para contratar uma palestra de vendas que traga resultado, a empresa contratante deve saber separar o joio do trigo.

Afinal, muitos pseudo-palestrantes, coachs e pessoas sem resultados comprovados se apresentam para esta missão, invariavelmente com bom preço.

Mas como contratar um palestrante de vendas que realmente entregue resultados para o time a ser capacitado? Esta é a pergunta central que deve nortear a escolha pelo palestrante A em detrimento do palestrante B.




Como identificar e contratar um palestrante de vendas?


Em primeiro lugar, o palestrante de vendas deve ser especialista em… vendas!


Se você deseja apenas “alegrar” o time, tudo bem em contratar mágicos, artistas, ex-BBB's ou pessoas que nunca venderam mas “possuem uma mensagem legal para transmitir”, inclusive falaremos sobre isto mais a frente.


Se pretende contratar um coach ou mesmo um psicólogo, saiba que o trabalho pode até ser bom, mas essencialmente este trabalho não será de vendas. Pode ser uma palestra comportamental, uma palestra sobre futuro, uma palestra sobre as inquietações da mente... Mas a premissa básica de uma boa palestra ou treinamento de vendas é que seja aplicado por quem realmente sabe "onde o calo aperta" e conhece as dores e alegrias de se trabalhar com vendas.


Jamais permita que uma pessoa que "nunca deu um tiro" treine o seu exército.

Agora, se você quer que sua equipe de vendas fique mais preparada para os desafios que estão por vir, deve contratar um treinador de vendas que:

  • seja um verdadeiro especialista em vendas;

  • fale a língua do seu time, de igual para igual;

  • que seja reconhecido por profissionais de vendas como alguém que precisa ser ouvido;

  • que saiba criar conexão com seu time de vendas; e

  • que tenha uma boa didática e uma boa desenvoltura no palco.


Para identificar e avaliar se você contratará um bom palestrante de vendas ou mais um engodo, leve em consideração:

  • a reputação do palestrante no mercado;

  • os livros que o palestrante de vendas já escreveu;

  • seu tempo real de atuação e "suas horas de vôo";

  • o conteúdo que publica nas redes sociais;

  • os artigos que escreveu e publica em blogs e em sites especializados;

  • palestrante de vendas bom publica podcasts autorais: escute-os;

  • bons palestrantes de vendas possuem vídeos com aulas e palestras que transmitam conteúdo legítimo, que não seja mais uma cópia;

  • avalie também a quantidade de pessoas transformadas com seu conteúdo;

  • o nível das empresas que o contrata regularmente; e

  • as instituições e empresas que o referendam e que mantem parcerias com este palestrante.

Não podemos esquecer que é fundamental verificar se a expertise do palestrante está alinhada com as expectativas de resultados da empresa contratante em relação à palestra.


Você pode identificar isso respondendo estas duas perguntas:

  • Este palestrante realmente entende do seu segmento de atuação?

  • Este palestrante domina os "cacoetes" e o linguajar do meu setor?

Se a resposta para estas duas perguntas for "SIM" e tendo superado as fases anteriores, a probabilidade de você contratar o palestrante de vendas certo é muito alta.

Mas se mesmo avaliando todos os pormenores que apresentamos e ainda assim você tiver dúvidas sobre qual palestrante de vendas contratar, foque sempre no conteúdo: leia seus livros, escute seus podcasts, assista seus vídeos e, se for possível, assista ao vivo uma de suas palestras.


Quem são os melhores palestrantes de vendas do Brasil?


Em outra matéria, apresentamos a você os 10 melhores palestrantes de vendas do Brasil em 2023. Nomes como Daniel Grodri, Flavio Augusto da Silva, Diego Maia e José Salibi Neto foram mencionados.


De acordo com o Google, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil é Diego Maia.


Assista um vídeo do palestrante de vendas e motivação Diego Maia:



Quais as diferenças entre uma palestra, um curso ou um treinamento de vendas?

Geralmente, palestras são eventos de curta duração com a expectativa de promover a motivação do time de forma impactante. O palestrante de vendas deve promover um conteúdo inovador, inédito e com algum cunho emotivo e reflexivo, que agregue valor, sobretudo, ao dia a dia daquela equipe.


Já os treinamentos de vendas possuem duração maior, com 4, 8, 12 e às vezes até com 16 horas.

Existem, também, treinamentos de vendas de logo prazo e de ciclo contínuo, como é o caso da Academia de Vendas, sistema de treinamento digital com encontros semanais.


Enquanto uma palestra de vendas causa um impacto ou uma atitude, o treinamento de vendas continuado é mais profundo e pode esmiuçar os pormenores. Nem todo todo palestrante de vendas entrega um bom treinamento de vendas e vice-e-versa.


Quais os cuidados devo tomar ao contratar palestrante de vendas?

O primeiro cuidado que você deve ter na hora de contratar um palestrante de vendas, é não se deixar levar apenas pelo marketing do profissional.


Avalie pelo que o palestrante de vendas é, não pelo que ele diz ser. Decida por um palestrante que apresente resultados práticos e não apenas promessas.

Busque podcasts e vídeos em que o palestrante está realmente palestrando e transmitindo algum conteúdo. Somente desta forma você poderá checar se o palestrante tem domínio de assunto, se ele se conecta com o público e se ele, de fato, sabe trabalhar no palco e com comunicação.

Além disso, não avalie um palestrante somente pelo currículo: preocupe-se com a maneira que o conteúdo será passado. Existem muitos especialistas que possuem uma boa formação e uma ótima experiência, mas que não possuem didática e fazem palestras cansativas.


Um outro item que sugerimos que você avalie na hora de contratar um bom palestrante e treinador de vendas, é avaliar o tempo de resposta entre o seu pedido de orçamento e o envio da proposta.


Se um palestrante de vendas demora a te enviar um orçamento, sinal amarelo se acende.

Avalie também a forma como foi você foi atendido. O atendimento da equipe do palestrante foi profissional? A equipe estava preparada para te passar as informações que você solicitou?


Um ponto fundamental para checar na hora de contratar palestrante de vendas, é se o profissional dá a devida atenção aos trâmites burocráticos. Bons palestrantes sempre farão contratos. Isso é uma garantia para o contratante e para o próprio palestrante. Desconfie de palestrante que pergunta “será com nota ou sem nota?”.


Por fim mas não menos importante, tome muito cuidado com os falsários e copiadores. Existem muitos! Portanto, exija e analise a autenticidade do conteúdo na hora de contratar um treinador de vendas para seu time: cheque se o conteúdo não é copiado de outros palestrantes.


Em geral, um palestrante com muitos livros publicados e muitos episódios de podcasts e vídeos disponíveis tendem a ser autênticos.



Artistas, humoristas e esportistas são bons palestrantes de vendas?


É importante ter cautela na hora de contratar artistas, ex-BBB's mágicos, humoristas, cantores, coachs como palestrante de vendas.


Como falamos anteriormente, profissionais com esta bagagem podem funcionar como mensagem motivacional, mas é muito difícil que funcionem como palestrantes e treinadores de vendas.


Geralmente, profissionais de outras áreas se aventuram no mundo corporativo com objetivo de incrementar seus ganhos. No entanto, possuem uma linguagem fraca e sem nenhuma vivência do mundo das vendas. Bons palestrantes podem até usar ferramentas lúdicas, mas, acima de tudo, eles serão palestrantes e não artistas.



Quanto custa contratar palestrante de vendas?


Depende do seu objetivo e do tipo de palestrante que você quer contratar.


Da mesma forma que palestrantes baratos podem ser ruins, palestrantes caros demais podem não lhe trazer o resultado desejado, por isso a resposta é... depende!

Mas um senso comum entre profissionais de recursos humanos e de marketing e eventos que regularmente contratam palestrantes de vendas é esse:


Não existe palestrante de vendas bom e barato, porque ou ele é bom ou ele é barato! Em uma convenção de vendas ou em um treinamento de vendas, geralmente o barato sai caro.

Desconfie de orçamentos de palestras com valores muito abaixo do praticado pelo mercado. Porque se ele está muito barato, é sinal de que não está conseguindo vender suas próprias palestras. Portanto... como conseguirá ajudar seu time a vender?


Leve em consideração que palestrantes de vendas com agenda cheia e muitos livros publicados são mais requisitados e, como consequência, entregam melhores resultados.



Conheça Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


O palestrante Diego Maia tem vendas no seu DNA. É um vendedor antes de ser palestrante. Respira vendas!


Em atuação desde 2003, Diego Maia já ministrou mais de 1600 palestras em 18 estados brasileiros entre eventos in company e eventos abertos ao público, tanto no formato presencial, no formato online ou no formato híbrido.


Já palestrou também nos Estados Unidos, na Argentina e em Portugal, onde também é presença certa nas melhores convenções de vendas.


Diego Maia ministra palestras de vendas totalmente customizadas para a realidade das equipes: seu conteúdo não e engessado e é adaptado para cada semento de atuação.

As palestras e treinamentos de vendas do Diego Maia são fora do lugar comum: ele utiliza recursos audiovisuais e cenográficos que impactam, ajudam a comunicar o conteúdo e facilitam o aprendizado.


Além disso, Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil e está na lista dos 10 melhores palestrantes de vendas. ´É fundador e CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas).


Confira algumas fotos das palestras de vendas e motivação do Diego Maia:



Um grande indicador da perfomance positiva do palestrante de vendas Diego Maia é a recorrência das contratações por parte de seus clientes.


Oito a cada dez empresas contrataram uma palestra de vendas do Diego Maia mais de uma vez.

Muitas, contratam Diego Maia para grandes ciclos de treinamento de vendas presenciais ou online. A empresa recordista foi o Imovelweb, que contratou 50 palestras de Diego Maia em um único contrato.


O palestrante de vendas Diego Maia já foi contratado por centenas de empresas como Tupperware, ADERJ, GSK Laboratórios, ENS - Escola de Negócios e Seguros, Iberostar, dentre muitas e muitas outras.


Diego Maia também é escritor, possui sete livros publicados sobre vendas e gestão.

Os livros publicados por Diego Maia são “Os 10 Mandamentos do Vendedor Profissional”, “7 Princípios da Venda” (best-seller), “Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas”, “Como ser um Gestor de Sucesso”, “Histórias de Corretor”, “Como Formar, Treinar e Liderar Equipes de Vendas”.


O sétimo livro está saindo do forno. Em co-autoria com o empresário mineiro Juscelino Franklin Junior, se chama “De Vendedor para Vendedor”. Você pode adquirir um exemplar dos livros do palestrante Diego Maia nas melhores lojas do ramo e no site.

Além de vendedor, palestrante e empresário, Diego Maia é comunicador. Desde 2009 está no ar diariamente em diversas emissoras de rádio FM com o programa BóraVoar, também disponível no formato de podcast em todos os aplicativos de música, como o Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music.


Confira um episódio do podcast BóraVoar com Diego Maia:




Diego Maia criou em 2013 o movimento "Sou de Vendas com Orgulho", que tem como objetivo incentivar a paixão por vendas e disseminar as melhores práticas da arte de vender.

Todas estas atuações fizeram Diego Maia ser reconhecido pelo Agendor CRM como um dos 10 maiores influenciadores de vendas do Brasil.



Conclusão sobre Contratar Palestrante de Vendas


Independente do motivo de seu evento, o objetivo de uma palestra de vendas deve ser sempre preparar o time para enfrentar qualquer desafio que o mercado impor.


Uma palestra motivacional de vendas pode injetar o gás que seu time precisa para sair da zona de conforto.


Por isso, contratar palestrante de vendas profissional, testado e experimentado é um fator muito importante para que os resultados de sua empresa e de seu evento sejam alcançados.


Neste artigo nós te mostramos como contratar um palestrante de vendas que vai agregar valor para as pessoas, aumentar os resultados da sua empresa e tornar o evento marcante e inesquecível.

Antes de definir qual palestrante contratar, sempre avalie se o palestrante é só mais um teórico ou se ele é um palestrante de vendas mão na massa, como por exemplo o Diego Maia.


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