top of page

Atendimento ao cliente: o segredo para encantar e reter compradores

Foto do escritor: CDPV Palestras
CDPV Palestras
há 17 horas
3 min de leitura

Neste episódio do Podcast de Vendas do Diego Maia: entenda o impacto real do atendimento ao cliente no faturamento


atendimento ao cliente

Os clientes são a única razão para uma empresa existir.


Nas minhas palestras e livros, faço questão de bater sempre nessa tecla.


Dessa forma, o foco central de uma organização não pode se limitar aos indicadores internos de meta ou aos relatórios do setor financeiro.


O foco prioritário de todos os departamentos precisa estar na figura do comprador.


A regra número um de qualquer negócio sustentável é fazer o cliente se sentir feliz, realizado e verdadeiramente valorizado.


Quando esse ambiente é construído com consistência, o resultado financeiro deixa de ser um drama e passa a ser uma consequência natural.



As lições de dois gigantes sobre o valor do comprador


Grandes líderes da história dos negócios construíram impérios ao colocar essa filosofia em prática no dia a dia.


O saudoso comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, repetia uma máxima simples sobre encantamento:

"Só existem duas regras em uma empresa. A primeira: o cliente tem sempre razão. A segunda: se o cliente não tiver razão, volte à primeira regra."

É claro que, nos dias de hoje, não dá para levar essa frase ao pé da letra em cem por cento das situações.


Mas a essência do conceito permanece irretocável.


O cliente precisa ser a prioridade da operação, afinal de contas, é ele quem paga as contas da empresa, honra os salários da equipe e garante o sustento de todos os colaboradores.



O poder de demissão que está nas mãos do público


Outro líder lendário que entendia essa dinâmica como ninguém era Sam Walton, o fundador da rede Walmart.


Sam Walton costumava lembrar suas equipes de uma verdade avassaladora:


"Existe apenas um chefe: o cliente. Ele pode demitir todos na empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente decidindo gastar o dinheiro dele em outro lugar."

Não importa o porte do seu negócio, o seu segmento ou o seu cargo na hierarquia.


Se a jornada que o comprador faz na sua empresa for travada, confusa ou indiferente, nada do que você produziu terá valor.



Encantamento é papel da empresa inteira


Não adianta investir em equipes modernas de vendas, montar uma estrutura robusta de prospecção e ter um setor financeiro afiado se o atendimento prestado ao público falha no básico.


Quando o cliente é tratado com desdém, enfrenta demora no contato ou recebe informações desalinhadas, a imagem da marca desmorona.


Do presidente ao profissional da limpeza, todos os integrantes do time precisam ter o mesmo objetivo diário: encantar quem escolheu comprar de você.


Seja com um atendimento ágil, uma postura acolhedora ou a aplicação rigorosa de procedimentos de suporte, o atendimento ao cliente precisa ser uma cultura viva em cada canto da empresa.


Eu sou Diego Maia, e lembre-se sempre: onde tem venda, tem vida!


Quem é Diego Maia?


Diego Maia é um dos principais especialistas em vendas do Brasil, reconhecido como um dos palestrantes mais contratados do país segundo o Google. Com uma bagagem de mais de duas décadas de atuação intensa no mercado comercial, é autor de 8 livros publicados, fundador e CEO da CDPV - Companhia de Palestras, além de ser a mente por trás de conteúdos diários que guiam e transformam a rotina de milhares de vendedores, líderes e empreendedores.


Sua missão é clara: transformar comportamento em resultado. Com uma abordagem direta, provocadora e altamente prática, Diego Maia se tornou a grande autoridade em performance comercial, orientando organizações a venderem muito mais com base em método, disciplina e estratégia.


🎧 Ouça agora o Podcast de Vendas do Diego Maia: novos episódios todos os dias às 7h da manhã. 



*Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. 



​​BLOG    CASES    IMPRENSA    CDPV

  • Instagram
  • YouTube
  • https://open.spotify.com/show/1PM4EO18hbzpypHm7WM1rl?si=f7ANMuECRTOaU_EHXlj-sw
  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • TikTok

​​​Diego Maia é palestrante de vendas: mais de 1.800 palestras realizadas desde 2003 no Brasil e no exterior. ​ Apresentador diário do Podcast de Vendas do Diego Maia,  autor de 8 livros e fundador da CDPV Companhia de Palestras. 

© 2026 Diego Maia · CDPV Companhia de Palestras

CNPJ 05.877.927/0001-28. Todos os direitos reservados.


[Política de Privacidade] · [LGPD]

bottom of page