Outros tipos colaboradores tóxicos

Ontem eu falei aqui sobre os tipos de profissionais que existem em todas as empresas. Falei do “puxa-saco”, daquele “sem noção” e do terrível “reclamão”.

Como muitas pessoas escreveram comentando que conhecem estes tipos tóxicos mas que existem outros, eu resolvi continuar falando deles, porque todos – em maior ou menor intensidade –  geram desmotivação e desagregam.

E aí o final deste filme todos conhecem: quando estas posturas afloram o clima fica negativo e atrapalha qualquer colaborador, mesmo aquele empenhado. Afinal, o hábito tem um poder incrível de contagiar.

Continuar lendo

Cuidado com os colaboradores tóxicos

Nas empresas de todos os ramos e segmentos existem pessoas de todos os tipos. Mas o que prejudica mesmo a produtividade, são aqueles profissionais tóxicos e desagradáveis, que parecem ter o poder de destruir o bom clima.

Essas pessoas, além de prejudicar o desenvolvimento, podem gerar desmotivação, intrigas e até o pedido de demissão de colegas que não aguentam esses comportamentos.

Veja se não é assim: toda empresa tem um “puxa-saco“. 

Continuar lendo

Procurando emprego? Confira estas dicas!

É, eu sei que o desemprego está nas alturas. Por isso vou compartilhar algumas ideias para quem precisa conseguir um emprego e quer fazer isso da forma mais rápida possível.

Se você quer dicas sobre como se comportar em um processo seletivo, confira este link. Se você está buscando vagas de trabalho, dê uma olhada nas vagas disponíveis no RH Vendas, empresa do Grupo CDPV.

Continuar lendo

3 passos para estimular sua equipe

MOTIVAÇÃO depende do próprio indivíduo, sendo isso intransferível. No entanto, o líder tem diversas responsabilidades pelos ESTÍMULOS.

Neste post compartilho com você três passos para estimular sua equipe de forma rápida e consistente…

Continuar lendo

Como resolver problemas comportamentais dentro de sua equipe?

Toda empresa precisa de colaboradores interessados e dispostos a dar o melhor de si. No entanto, é preciso que os gestores saibam minimizar os efeitos dos problemas técnicos e comportamentais.

A solução para problema técnico inevitavelmente atende pelo nome de “treinamento técnico” ou “treinamento de produto”. E isto é responsabilidade do gestor.

E os problemas comportamentais? Eis algumas dicas:

Continuar lendo

Socorro! Minha chefe é terrível!

Daniele mandou uma mensagem através de minha página no Facebook.  “Sou apenas recepcionista de uma empresa, mas sou muito exigente em relação ao meu líder. A responsável pelo meu setor, que ainda não é a chefe, está totalmente despreparada para ocupar o cargo (eu não quero esse cargo.)”, explica ela.

“Ela é muita amiga das outras recepcionistas, vive em fofocas, mas o papel de líder mesmo ela não faz, em algumas situações se põe como amiga de uns e em outras, com antipatia; não defende ideias que favoreçam o setor e tem medo da chefe dela. Mas o problema está em mim, eu não consigo fazer igual à maioria: ficar quieta, fingir que está tudo bem. Sou muito profissional e não gosto que aproveitem dessa minha boa vontade de trabalhar. Essas coisas me incomodam tanto… Preciso de alguma ideia que me ensine a lidar com isso.”, pede a ouvinte.

Confira minha resposta…

Continuar lendo

Como motivar a equipe

Tudo o que precisamos para aumentar a produtividade no local de trabalho é ter funcionários felizes – pelo menos de acordo com um estudo recente da Universidade de Warwick, no Reino Unido. O estudo descobriu que os indivíduos mais bem tratados por suas empresas são 12% mais produtivos. Parece pouco, mais não é.

O que faz as pessoas mais felizes não é, necessariamente, o dinheiro. 

Inspirado por este estudo, fui buscar nas empresas quais são as práticas que mais proporcionam felicidade nos colaboradores… Logo de cara, encontrei 3 práticas: todas com custo zero. Vamos a elas:

Continuar lendo

Implante a “Cultura da Oportunidade”

O mundo dos negócios é como o mar: as ondas vêm e vão.  Colaboradores vêm e vão. Já foi época de um jovem entrar numa empresa e querer ficar nela até se aposentar.

Tenho falado muito sobre manutenção de talentos como diferencial competitivo de todos os tipos de empresa. Eu disse “talentos” 🙂. Mas é claro que toda ação de retenção   pode falhar devido a circunstâncias atenuantes fora do controle do RH, do gestor ou do empresário…

Continuar lendo

Inovação é dizer não para mil coisas!

Empresa inovadora é aquela que cresce com consistência. Empresa inovadora é aquele que é gerida por empresários que sabem que, no cenário dinâmico que vivemos, precisam se manter permanentemente sintonizados com as melhores práticas.

Mas a verdade é que são inúmeros os impeditivos para a inovação e para o crescimento. A ideia do dia é simples: liberte-se de sentimentos e argumentos críticos que põe em xeque toda tentativa de fazer coisas diferentes na empresa e inovar.

Ou seja:  elimine de seu discurso as 10 frases que vou elencar a partir de agora…

Continuar lendo

Como aumentar as vendas imediatamente

Emanuel escreveu falando que tem duas clínicas de ortodontia. Seu negócio há muito deixou de ser só por paixão: ele profissionalizou e hoje entende que pacientes são clientes e que cada minuto “na cadeira” precisa ser rentável. Ele está apreensivo com esta tal de crise, acha que tratamento ortodôntico é uma das coisas que as pessoas cortam primeiro quando precisam economizar. E pede ideias para não sofrer tanto. Confira:

Continuar lendo

A Sabedoria Chinesa ensina…

A sabedoria Chinesa não falha. Estes dias li num livro “as três ideias, os três caminhos e as três regras” da tradição deste povo milenar e achei muito bacana compartilhar com você aqui neste espaço. Quer saber quais são? Continue lendo…

Continuar lendo

A vontade de ganhar precisa ser maior que o medo de perder

Existe um momento crítico na vida de todas as pessoas: é quando o medo de perder é maior que a vontade de ganhar.

Isso vale pra todos: pro contador, pro vendedor, pro médico, até pro adestrador de cães. Pro funcionário e pro empresário!

É claro que o frio na barriga diante de uma situação nova vai existir; é claro que todas as pessoas bem sucedidas  em algum momento de suas vidas sentiram (e sentem!) medo. Mas quando o medo nos imobiliza, a situação se complica.

Continuar lendo

3 perguntas decisivas que você deve se fazer todas as manhãs…

Antes de começar meu trabalho diário, eu me faço três perguntas. As respostas que consigo construir mudam de um dia para o outro; esta tem sido uma ferramenta incrível para superar as barreiras e conquistar. Por isso compartilho contigo esta minha tática pessoal. Confira:

Continuar lendo

O Seminário Mundo Empresarial em 30 segundos…

Fiquei uns dias sem postar por conta do impacto do Seminário Mundo Empresarial na minha vida… foram centenas e centenas de empresários, gestores e equipes comerciais reunidos para conhecer uma nova cultura de vendas e atendimento. Tem mais fotos no meu Facebook e no meu Instagram. E um flash, logo aqui em baixo… confira!

Não dá para inovar quando o básico não é feito!

Outro dia visitei uma empresa que se dizia “inovadora”. Esta expressão é estampada em toda sua comunicação interna e externa.  Pensei que veria data centers, servidores virtualizados, ótima infraestrutura de tecnologia de informação, uma posição diferenciada na internet ou mesmo um atendimento diferenciado a clientes… mas o que vi era oposto:

Continuar lendo