Aceita que dói menos…

Aceita que doi menos - Batman - Robin - Diego Maia

Um comportamento maligno no ambiente corporativo, é quando o profissional rejeita feedbacks. Ou quando um colega, o líder, o cliente falam: “Fulano, você precisa melhorar isto ou aquilo”. E o camarada responde: “É. Eu sei”. Mas não age para mudar.

Quando encontro esta situação tenho a maior vontade de perguntar: “Se sabe, por que não faz?

Continuar lendo

Erros estúpidos que (quase) todos nós cometemos

Erros estupidos - diego maia - treinamentoPor mais inteligente e dedicado que seja um profissional, ele nunca estará imune de cometer erros estúpidos, erros que podem levar sua carreira, sua equipe e sua empresa para lona.

Passei um tempo dedicado a identificar estes erros, super comuns e que você pode estar cometendo agorinha mesmo. Separei três deles. Continue lendo e confira…

Continuar lendo

“Estou só dando uma olhadinha”…

abordagem-vendas-loja-diego-maiaA cena se repete a todo instante: você entra em uma loja interessado em comprar alguma coisa. Chega um vendedor e fala: “Oi, posso ajudar?” e você rapidamente e sem pensar, responde: “Eu estou apenas dando uma olhadinha”.

Você pode até estar em busca de mais informações e de fato interessado, mas já cria uma barreira invisível, mostrando que não quer ser pressionado.

A maioria dos vendedores – principalmente os destreinados –  deixa o cliente sozinho após dizer: “Se precisar de algo fala comigo”.

Vendedores e lojistas precisam entender que “Eu estou apenas olhando”, é um bom sinal – afinal, eles estão olhando pros seus produtos e pra sua vitrine!  E precisam colocar em prática algumas técnicas para que o cliente – sem se sentir pressionado – não apenas olhe, mas compre.

Que tipo de abordagem mais eficaz você – lojista – pode utilizar para ampliar a probabilidade de fechar mais vendas? Continue lendo que eu conto…

Continuar lendo

Se você está focado em fazer a empresa funcionar, quem faz a empresa CRESCER?

duvida-empresarioÉ comum demais um empresário passar a maior parte do tempo ocupado apagando incêndios. Os problemas surgem de todos os lados : equipes, prazos, clientes, fornecedores, reclamações…  

Parece que todos os problemas exigem atenção imediata, por mais que você não os julgue tão importantes assim. Afinal, você é o empreendedor responsável e certamente quer ver tudo ‘nos conformes’.

Para completar, tudo ou quase tudo chega a você: os funcionários te interrompem toda hora com dúvidas ou informações.

Olha, o que cansa na condução de uma empresa não é o trabalho em si, mas os aborrecimentos.

Como resolver ou minimizar? Eu respondo…

Continuar lendo

Rastreie e avalie seus concorrentes

Rastreie e avalie seus concorrentes. diegomaia.com.brHoje quem escreve é o Felipe. Ele diz: “Eu minha esposa somos seus fãs e te ouvimos praticamente todos os dias. Montamos uma empresa de entrega de refeições que está completando um ano de vida. Desde o início, o nosso plano era começar dessa forma para posteriormente, com organização e planejamento, abrirmos uma pensão ou restaurante com comida a quilo e permanecer com este formato de distribuição. O que fazer para conseguir conquistar este objetivo?”

Olha Felipe, uma frase que sempre me acompanhou é esta, do poeta americano Robert Frost: “Duas estradas divergiam em uma bifurcação, e eu peguei a menos percorrida. E isso fez toda a diferença”.

Dificilmente o caminho mais curto, mais legal, mais bonito e mais florido nos trás resultados. É preciso mais do que entusiasmo, dedicação e boas ideias.

Minha dica para você é…

Continuar lendo

Será mesmo culpa (só) da CRISE?

soundcload-empresas-fechando-culpa-so-da-crise_DIEGO MAIA

O IBGE acabou de divulgar uma pesquisa chamada “Demografia das Empresas”. É verdade que eu acho um pouco estranho divulgarem somente agora um estudo tendo 2014 como ano base, mas como é um estudo oficial acho conveniente mencionar.

A questão é que depois de seis anos de saldo positivo, Brasil fechou mais empresas do que abriu. E é a primeira vez que isso acontece desde 2008. As empresas fechadas somaram 944 mil e as abertas, 726,3 mil.

É claro que este número revela especificamente as empresas que foram fechadas oficialmente, que tiveram os seus CNPJ`s extintos. Todo empreendedor já deve ter ouvido falar que fechar uma empresa é muito, mas muito  mais complexo do que abrir uma.

Muitos comentaristas atribuem o fato a crise econômica. E repare que o ano base é 2014. Como será o resultado desta pesquisa daqui a dois anos? Será mesmo que isto é reflexo somente da crise? Continue lendo…

Continuar lendo

Ela tem planilha para tudo. Mas está totalmente perdida…

A Empreendedora Planilheira. Ela tem planilha para tudo - Diego MaiaMaria de Oliveira escreveu dizendo que recebeu diversas planilhas que volta e meia distribuo gratuitamente aqui, em especial as planilhas que ajudam a organizar as vendas através de cartão de crédito e a planilha de fluxo de caixa, mas tem uma super dúvida.

Ela se apresenta como uma “pessoa de planilha”, uma “planilheira”, já que tem planilha para tudo! De vendas, compras, de quem comprou o que na loja e quando… Só não consegue cruzar as informações nem extrair da planilha informações gerenciais confiáveis. Não consegue saber se seu preço final está adequado e não consegue apurar se tem lucro ou prejuízo… E aí pergunta: ‘tem alguma leitura, curso ou site que me ensine essa parte de números, de cruzar informações, ou que pelo menos me dê uma luz’? Confira minha resposta…

Continuar lendo

Quatro aspectos para se manter motivado no trabalho

soundcload-4-aspectos-para-se-manter-motivado_700x400Ficar, ser e estar motivado no trabalho é resultado de ao menos quatro aspectos. Os três primeiros são sobre o contexto. O último é sobre você. Se você quer ser um profissional de alta performance, altamente motivado e engajado, leia este post!

Continuar lendo

Encare os problemas como oportunidades

Diego Maia - Problemas - OportunidadesTem gente que quando erra e é penalizado por seu erro, “cai atirando”, falando mal de tudo e de todos.

Outros se condenam e se penalizam tanto que machucam não apenas a sua alma, mas a sua tão necessária motivação diária.

Outros se vitimizam e por vezes se tornam escravos de sua própria vitimização.

Precisamos entender que ERRO é pra ser cometido e aprendido. E, claro,  não para ser repetido. Precisamos ficar sempre alertas e assumir o compromisso de errar erros novos, conscientes de que erraremos sempre… CONTINUE LENDO!

Continuar lendo

Em busca da produtividade perdida…

Diego Maia - Palestrante - Em busca da produtividade perdida

Júlia escreve: “ultimamente tenho me sentido muito distraída e desfocada no trabalho. Não tenho entregue minhas tarefas dentro do prazo e nem tenho dado conta de tudo que tenho que fazer. Alguma ideia para que eu volte a ser pelo menos 50% da profissional produtiva que eu era há 1 ou 2 anos atrás?”.

Júlia, este tipo de sentimento tem crescido de forma avassaladora em profissionais dos mais variados tipos de empresas. Talvez pela profusão dos gadgets, talvez pela quantidade de tarefas e informações que crescem a cada instante, talvez pela escravidão tecnológica… Veja minhas ideias para minimizar o seu problema (Continue lendo…).

Continuar lendo

As desculpas nossas de cada dia…

Eu so fiz o que me mandaram... DIEGO MAIA

Se tem algo que afeta o ambiente de trabalho e a produtividade profissional é o fato de buscarmos, sempre, uma desculpa para nossas falhas.

O fato é que nosso instinto é dar desculpas. Na história de Adão e Eva, quando Deus chegou ao Jardim do Éden e perguntou por que Adão comeu o fruto proibido, Adão respondeu que “foi a mulher quem deu o fruto para ele”.

No dia a dia acontece a mesma coisa. Dificilmente as pessoas chamam a responsabilidade para si sem saber, que a cada gesto desta natureza, cavam mais um pouco a derrocada de sua reputação e de sua empregabilidade.

Todos estão sujeitos a errar. Quando isso acontece, assumir a responsabilidade é o melhor caminho, por mais dolorido que seja. Buscar desculpas e inventar histórias para justificar falhas é um ato grave!

Selecionei o Top 10 das desculpas que prejudicam tudo e a todos. Qual destas você já usou? E qual a que mais escuta por aí? Confira…

Continuar lendo

Como prospectar clientes?

Diego Maia - Como prospectar clientesProspecção é uma palavra fundamental para qualquer empresa, para qualquer profissional de vendas. 

Cada oportunidade que eu recebi na minha trajetória profissional ou foi originada através de prospecção ou através da construção de relacionamentos.

Hoje vou compartilhar com você três estratégias de prospecção que me ajudaram a gerar milhares de reais em novos negócios no curto prazo para as minhas empresas (faço isso desde 2003 e até hoje eu as utilizo). Continue lendo…

Continuar lendo

Empreendedorismo vai muito além…

Empreendedorismo - Sucesso - Palestra Diego Maia - Palestrante - Vendas

Empreendedorismo vai muito além das lindas histórias de sucesso empresarial. Empreendedorismo é uma mentalidade, uma atitude e um estilo de vida adotado por pessoas que não estão satisfeitas com o status quo.

Ser um empreendedor não significa criar a próxima revolução da internet. Ou até mesmo iniciar qualquer negócio. Ser um empreendedor significa encontrar os desafios que você tem em sua vida e determinar maneiras criativas para superar esses desafios.

Existem alguns princípios empreendedores que irão enriquecer seu trabalho e vida, independente de você ser um professor, um assalariado, um funcionário publico ou gerente de banco. Aqui estão alguns destes princípios. Continue lendo…

Continuar lendo

Melhor segurar um cavalo acelerado do que empurrar uma mula mansa…

Diego-Maia-Melhor-segurar-um-cavalo-acelerado-do-que-empurrar-uma-mula-mansaPosso dizer que sou uma pessoa perfeccionista. Fico muito chateado quando as coisas não são feitas ou não saem como projetado, seja na escala macro ou micro.

Fico assustado como as pessoas não se atentam aos detalhes das suas tarefas e ações.

Me impressiona o fato de as pessoas entregarem somente o que lhes é pedido, quando entregam.

Penso que aí estão dois dos grandes segredos para o sucesso pessoal, profissional e empresarial. Continue lendo…

Continuar lendo