O verdadeiro poder do agradecimento…

UM AGRADECIMENTO VERDADEIRO MUDA TUDO. DIEGOMAIAEu realmente acredito que o poder do agradecimento transforma relações. Um agradecimento sincero, sem segundas e terceiras intenções, muda a forma como nos relacionamos.

Me refiro tanto ao relacionamento com colegas de trabalho, a um subordinado, a um chefe, a um cliente. E também pra vida pessoal.

Aprendi isto com um craque do mundo das vendas, que me contou que agradece de coração a todo cliente que lhe dá a oportunidade de apresentar seu produto. Ele agradece mesmo quando o cliente diz não; ele agradece a oportunidade independente do resultado do negócio.

Alguns dos meus ouvintes/leitores/seguidores sabem que eu moro no bairro de Santa Teresa, encravado no na região central do Rio. Santa tem sido destaque nos veículos de comunicação por conta da onda de criminalidade; nada fora do normal do que tem acontecido em toda a cidade, mas talvez receba este destaque pelas características peculiares.

Outro dia, chegando em casa, avistei um carro de polícia na entrada da minha rua. Como aquilo não era normal, dei uma meia parada pra raciocinar sobre aquilo. Não sei o que aconteceu comigo, mas quando cheguei perto daqueles policiais, me deu uma vontade enorme de agradece-los por estarem ali, tomando conta daquele pedaço do bairro. Eu disse: “Bom dia! Queria só dizer muito obrigado por vocês estarem aqui trabalhando na minha rua. Vocês são muito importantes pra gente.

Aqueles homens ficaram visivelmente congelados 🙂 . Praticamente emocionado, um deles respondeu agradecendo pelo reconhecimento ao seu trabalho e com toda sinceridade do  mundo, disse que “é policial há 5 anos e que nunca um pedestre parou para elogiar o trabalho”.

Boa parte da sociedade reclama dos policiais, quase esquecendo que também são seres humanos, com todos os seus erros e acertos, assim como nós.

Este gesto pode até ter mudado o dia daquela pessoa, mas acima de tudo, mudou o meu – e para melhor.

Quantos agradecimentos verdadeiros poderiam mudar o dia das pessoas ao seu redor?

Em tempo: hoje (26 de maio) é meu aniversário. Mas o maior presente que recebo chega todos os dias, com sua audiência aqui no BLOG. Muito obrigado, mesmo!

Aproveita e me adicione no Facebook e no Instagram. Se preferir, escute todos os meus áudios no SoundCloud

Um projeto revolucionário para o mercado imobiliário… #diegomaia

Treinamento Academia de Vendas So Corretor _ CDPV _ DIEGO MaiaComo você sabe, minha atividade profissional é dedicada ao desenvolvimento de pessoas e empresas. Há mais de uma década trabalho com educação corporativa, viajo o Brasil inteiro ministrado palestras sobre alavancagem de resultados de vendas e sobre como melhorar a performance de gestores. Isto tudo em paralelo ao programa que apresento aqui na Rádio e aos livros que escrevo. Já são 5.

E fico muito contente com as frentes diferentes e inovadoras que conseguimos abrir lá no Grupo CDPV, empresa que dirijo.

Com o patrocínio do portal ImovelWeb, lançamos um projeto chamado “Academia de Vendas SóCorretor”, que tem a proposta de ser o maior programa de treinamento de corretores de imóveis já realizado no Brasil.

É um projeto totalmente online, acessível por computador, smartphone e tablets e super original. O mais legal é que é 100% gratuito para quem é do ramo imobiliário. Ou seja: treinamento prático de qualidade, gratuito e disponível para todas as pessoas do setor.

É uma plataforma moderna, criada pelo time do CDPV. Eu apresento, pessoalmente, a maioria das aulas. São aulas semanais e algumas até serão ao vivo!

Se você atua no mercado imobiliário, participe. Se você não atua neste ramo, certamente conhece alguém que sim. Então, ajude a divulgar!

Vamos, juntos, qualificar o atendimento e melhorar a performance deste setor. O mercado imobiliário aquecido, composto por profissionais preparados e qualificados, certamente contribuirá para o fortalecimento da nossa economia.

Você consegue acessar a Academia de Vendas SóCorretor através deste link: http://academiadevendas.socorretor.com.br/ . Vai lá!

Em céu de brigadeiro, qualquer inexperiente sabe ligar o piloto automático. Na tempestade, é exigido experiência, técnica, prática e foco no que interessa. #diegomaia

Gestor_ Lider_diegomaiaExistem diversos estilos de gestão. Nem todos são amados, nem todos são odiados, nem todos são eficazes.

É claro que é muito mais fácil identificar as questões ruins destes estilos do que os pontos fortes. Afinal, as falhas são sempre mais evidentes do que os acertos.

Com raras exceções, todos os estilos são dotados de uma incrível vontade de acertar. Afinal, quem deseja trabalhar como líder de alguma coisa com o foco no erro?

O comportamento mais crítico é quando o gestor concentra todos os seus esforços para demonstrar que tudo está bem, mas no fundo, os indicadores e os feedbacks mostram justamente ao contrário. Estou me referindo àquele que é capaz de mentir para seus superiores para não ser penalizado.

Em tempos competitivos, as empresas – PRIVADAS e PÚBLICAS – precisam de gestores qualificados e, claro, dedicados a fazer o negócio acontecer e não em esconder a poeira debaixo do tapete.

Em céu de brigadeiro, qualquer inexperiente sabe ligar o piloto automático. Na tempestade, é exigido experiência, técnica, prática e foco no que interessa.

Isto, claro, vale pra todos, não apenas para quem pilota aviões. Se você é gestor, foque a assertividade. Encare os problemas de frente, de coração aberto.

O melhor dos erros é aprender com eles. Se mantiver a repetição destas situações, colocará seu avião em queda livre.

O pessimista e o otimista #diegomaia

Não há dúvidas de que o clima de pessimismo é mais acachapante que uma crise em si. O problema é crucial: quando um empresário ou gestor se deixa dominar pelo desânimo ou pela falta de crença positiva de um futuro próximo, ele contribui ainda mais para a desaceleração. Não da economia, mas de sua própria empresa.

Escute este comentário do DIEGO MAIA: aperte o Play e aumenta o som:          

 

 

Buscar o conhecimento e curtir o trabalho: ingredientes que fazem toda a diferença

CONHECIMENTO_ ALBERT EINSTEIN_ FRASE_ DIEGO MAIA

Eu sempre acreditei que o conhecimento é o único diferencial competitivo que as pessoas podem ter (todos os outros podem ser copiados). Como não acredito muito em “sorte”, entendo que  ele, somente ele (o conhecimento), pode impulsionar carreiras, equipes e empresas.

Por isso me especializei em contribuir com o desenvolvimento de pessoas, e curto muito o que eu faço. Curtir o que se faz, mesmo quando trabalhamos com algo que não sonhamos quando crianças, é o segundo ingrediente indispensável para o êxito profissional. Quando entendemos isso e passamos a curtir mais o dia a dia, é incrível. Parece que tudo e todos começam a jogar a nosso favor. Esses dias, por conta de minha intensa agenda de viagens, o meu voo foi cancelado e para chegar em casa, no Rio de Janeiro, tive que fazer 2 trocas de avião e esperar por horas para estas conexões. Eu poderia reclamar, protestar e falar mal da mãe de todo mundo. Mas, sabe, curti a situação. Li um livro inteirinho!

Então o comentário de hoje te lembra dois pontos fundamentais para o desenvolvimento de si próprio, de sua equipe e de sua empresa:

– Curtir a jornada proporciona melhores resultados, por mais pesado que seja seu fardo.

 

– Busque conhecimento, a todo custo, a todo instante. E seu eu puder fazer parte disso, será muito bacana.

Tem um monte de opção de Workshops e Palestras pra você participar e, assim, a gente se conhecer ou se rever. É só acessar a agenda de cursos do CDPV clicando aqui. 

O que será dos próximos meses? #diegomaia

O QUE SERÁ DE 2016 _ diego maiaMês de maio está aí. Deixando de lado o fato de ser o mês do meu aniversário, quando maio chega bate a sensação de que o primeiro semestre está na sua reta final. Pelo menos eu tenho esta sensação 🙂 .

Arnaldo Silva escreveu perguntando se eu tenho alguma ideia de como vai se comportar a economia no segundo semestre, se as coisas melhorarão, se ele deve investir mais em sua empresa…. as perguntas foram muitas.

Arnaldo, sinceramente eu acho que antes de melhorar ainda vai piorar. Mas isto não é o fundo do poço, não. Eu acredito que profissionais e empresas podem colocar em prática diversas ações e ideias para não serem tragados pela crise e pelo impasse político.

Eu estou customizando diversas ideias para superar adversidades e validando com exemplos reais. E, para apresentar estas ideias agendei uma palestra GRATUITA no Rio de Janeiro, no dia 30 de maio. Neste encontro,  transmitirei possibilidades e trilhas para que as empresas não apenas atravessem este contexto adverso, mas também descubram como superá-lo.

Ao invés de focar os problemas e dificuldades, a proposta central é fazer com que as pessoas foquem nas soluções. E elas são muitas.

Faça como o Arnaldo e participe da Palestra Gratuita “Como Crescer em 2016”. É só clicar aqui e fazer sua inscrição. Será dia 30 de maio, no Centro do Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e estão quase terminando.

4 coisas que aprendi muito cedo… #diegomaia

4 COISAS QUE APRENDI MUITO CEDO _ dIEGO MAIA _ CDPV _ FOTOBem no iníciozinho de minha carreira, aprendi quatro coisas que me fizeram um bem danado. Me evitaram frustração, tristeza e, certamente, até depressão.

A primeira delas: “Não esperar reconhecimento, agradecimento ou elogios”. É questão comum: quando a gente acerta nove vezes ninguém elogia, mas quando erra uma, as críticas são fortes. Sim, o mundo é cruel. Se o reconhecimento, o agradecimento ou o elogio vierem, estaremos lucrando. Não espere gestos de bondade do chefe, do colega, do cliente. A gente se frustra menos.

A segunda: “Não se martirize por seus erros”. Viu que errou? Avalie a situação com isenção e busque entender o que você deveria ter feito de diferente. Mas tenha muito cuidado: repetir sempre os mesmos erros sempre é um problema sério. Errar é sadio, errar é humano. Todos nós erramos! Mas que, ao menos, arranjemos erros novos.

A terceira questão: “Zelar para que as coisas funcionem, não somente aquelas pelas quais sou responsável”. Isto vale para tudo, mas principalmente pelos assuntos de trabalho. Não é porque resolver um problema é função de fulano de tal que eu deixarei o pior acontecer no meu setor, na minha empresa ou no meu cliente.

E quarta: “Se quiser ter êxito profissional, tenha mentalidade de dono, mesmo não sendo”. Trabalhar, mesmo que como assalariado ou prestador de serviço não pode ser apenas uma figuração. Trabalhar é produzir, é ver o progresso, é contribuir com a empresa. Trabalhar é fazer a diferença, independente de reconhecimento, de elogio. Conheço um monte de gente que se arrasta para, apenas, cumprir seu horário ou sua função, contando os minutos para chegar o final do expediente ou cumprindo a risca, em segundos, o seu tempo de almoço ou intervalo. Estas pessoas estão “só trabalhando” e dificilmente conseguirão se diferenciar da média.

***

Gostou? Este e diversos outros textos estão disponíveis para você também em áudio. Se você usa iPhone ou iPad, assine meu canal de áudio no iTunes. É só abrir o aplicativo “Podcasts”, Clicar em Buscar. Em seguida, Digitar DIEGO MAIA e Assinar o Canal. É gratuito!

Outra opção é usar o SoundCloud, baixando este aplicativo para iOS ou Android e buscando o canal https://soundcloud.com/diegomaia_br .

E o mês de maio chegou quente… #diegomaia

vem vamos embora que esperar nao é saberAbril passou voando e maio chegou quente. É um mês de entrega de diversos projetos do CDPV para seus clientes (a pressão aqui tá incrível 🙂 ) e ministrarei (por enquanto) 18 palestras / treinamentos em diversos estados brasileiros. Tô feliz!

Por isso, mesmo com todo o contexto adverso pelo qual o país atravessa, eu sigo confiante de que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Geraldo Vandré foi muito feliz nesta estrofe, não é?

Sigo confiante de que dá sim para crescer, dá sim para conquistar. Só não podemos é ficar parados, imobilizados pela crise, sem perspectiva, sem colocar em prática as ações que são necessárias para conquistarmos nossos objetivos. Ou seja: “esperando acontecer”…

Concorda? Atitude é fundamental!

Quatro dos 18 eventos que serão realizados nos próximos 30 dias serão abertos ao público e talvez a gente possa se encontrar e trocar ideias. Dê uma olhada:

PALESTRA EM NOVA IGUAÇU/RJ (GRATUITO / SORTEIO): Dia 18 de maio o Campus Nova Iguaçu/RJ da Universidade Estácio de Sá vai parar para uma palestra minha. O tema será “Como ter Sucesso no Mundo dos Negócios“. Neste evento vou apresentar ideias e ferramentas para quem quer se destacar como colaborador ou empreendedor. É um evento restrito para alunos, mas posso sortear 5 vagas para seguidores. Se você quiser participar, clique aqui e escreva uma mensagem, respondendo a questão: “Por que devo ganhar um ingresso VIP para participar desta palestra?”. Divulgarei o resultado dia 15/5 aqui no Blog e no Facebook.

⇒ WORKSHOP “ESTRATÉGIAS DE PROSPECÇÃO DE CLIENTES CORPORATIVOS”. A terceira edição deste ano deste poderoso Workshop criado e desenvolvido por mim será no Rio de Janeiro dia 27/5. As informações estão aqui

⇒ PALESTRA GRATUITA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO/RJ: Dia 30/5 realizaremos nosso encontro anual gratuito. Vou ministrar a palestra “Como Crescer em 2016” fornecendo um panorama detalhado do que pode ser feito para garantir resultados ainda neste ano. Corra! Faça sua inscrição aqui (mais de 70% das 150 vagas já estão preenchidas).

⇒ WORKSHOP GESTÃO DE ALTO IMPACTO: Este Workshop será dia 2/6, no Rio de Janeiro. É um encontro imperdível para coordenadores, gestores e empresários. Participe! As informações estão aqui

Te espero!

Como seu trabalho é classificado pelos colegas e gestores?

equipeImagine você vivenciando esta situação inusitada: numa reunião sem sua presença, seus pares e gestores são convidados a, em apenas uma palavra ou característica, definir sua atuação profissional.

Qual seria a palavra ou característica que estes seus pares e gestores utilizariam para definir você?

Em diversos casos, principalmente em empresas com times mais maduros e com fortes laços emocionais, as pessoas tendem a ser classificadas como:

  • Gente boa;
  • De bom coração;
  • Amigo de todas as horas;
  • Companheiro que sempre contribui com o time;

É comum ter muitas variações deste gênero para definir pessoas.

Mas estas classificações ajudam pouco ou quase nada a empresa a atingir os resultados que precisa. É óbvio que é muito melhor ter gente do bem incompetente do que gente do mal com toda a competência do mundo. Mas não é disso que me refiro.

O centro do comentário de hoje é esse: se seus colegas e chefes tivessem que classificar em uma palavra sua atuação profissional, como classificariam?

Ideal mesmo é ser reconhecido pelo talento, pelo esforço para atingir resultados, pelo profissionalismo, pelo equilíbrio, pela inteligência emocional…

Eu trabalho para ser reconhecido como um profissional realizador e produtivo, que contribui positivamente com a melhoria da performance de pessoas, equipes e empresas.

Uma outra forma de pensar nisso é avaliar: qual o legado que você deixaria na sua atual empresa, caso fosse desligado ou pedisse as contas amanha?

Penso que o profissional completo é aquele que é reconhecido pela atitude, pela determinação em atingir resultados, pelo comprometimento com a causa.

Qual palavra define você? Qual é o legado que você vai deixar aí, na sua empresa?

Essa é pra pensar no dia de hoje. E, principalmente, agir.

Novos Podcasts disponíveis! #diegomaia

Olá! No mês passado, inaugurei dois novos canais de comunicação com você, que busca ideias, ferramentas e novos conceitos para desenvolver o seu negócio, sua carreira e sua equipe.

Se você é usuário de produtos Apple (iPhone ou iPad) pode escutar diariamente (e gratuitamente!) os áudios do meu programa, o ‘Mundo Empresarial’, direto de seu dispositivo. É só seguir este caminho:

Abra o serviço de Podcasts >>> no campo BUSCAR procure por DIEGO MAIA >>> clique em “Assinar Canal”. Pronto! Você poderá ouvir gratuitamente todos os meus comentários que vão ao ar em diversas emissoras de rádio Brasil à fora.

Ainda dentro da plataforma Apple, você pode utilizar este mesmo serviço de PodCasts diretamente no aplicativo iTunes.

Outra alternativa é escutar os áudios através SoundCloud. Você pode fazer isto direto pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Lá dentro, é só assinar o canal diegomaia_br.

Logo abaixo você pode escutar alguns comentários, diretamente aqui na página.