Resultado = Pessoas + Processos

soundcload-resultado-%e2%80%82%e2%80%82pessoas-processos_1024x628Tenho falado aqui e aqui sobre as causas e soluções da infelicidade no trabalho, especificamente sobre a deterioração da relação empresa X funcionário. Como talvez você saiba, pedi aos ouvintes que escrevessem comentando o tema e recebi diversas mensagens interessantes, tanto por email, aqui no blog e na minha página no Facebook.

Renata escreveu assim: “Nas grandes empresas faltam líderes com empatia, com capacidade para motivar suas equipes e, principalmente, com habilidade para negociar e identificar conflitos. Os funcionários, na grande maioria das vezes, são descartados sem um diagnóstico por parte do gestor.  Por parte dos funcionários, existe dificuldade em expressar suas insatisfações, perspectivas e frustrações aos seus líderes”. Continue lendo e confira minhas ponderações!

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‘Quando o chefe vem com o caju, a equipe já fez o suco’

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Tirei esta semana para falar sobre as causas e soluções da infelicidade no trabalho, especificamente sobre a deterioração da relação empresa X funcionário (veja os outros exemplos aqui). Como talvez você saiba, pedi aos leitores e ouvintes que escrevessem comentando o tema e recebi diversas mensagens interessantes, tanto por e-mail, aqui no blog e na minha página no Facebook.

Flávia, de Maceió, escreveu: “Não sei se posso generalizar, mas, por experiência própria, já vi muitas relações estremecerem porque o dono da empresa é o primeiro a descumprir algumas regras básicas do passo-a-passo prévio de sua abertura, bem como de uma boa relação interpessoal com funcionários”. Continue lendo e confira o desenrolar desta história!

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Mais sobre a insatisfação no trabalho

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Semana passada falei aqui e no meu programa de rádio sobre as causas regulares da insatisfação entre funcionário, chefe e empresa. E pedi ajuda dos leitores e ouvintes para tentar decifrar outras causas e soluções, já que este será tema de meu próximo livro.

Neide escreveu falando que vive exatamente isto: a insatisfação.

Ela acredita que, como toda e qualquer relação tem que existir a reciprocidade. Diz que se sente satisfeita no trabalho se a empresa contemplar necessidade básicas tais como: transporte, alimentação, plano de saúde, um excelente salário e reconhecimento. Continue lendo e confira esta história…

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Socorro, preciso ganhar mais!

Socorro - Preciso Ganhar maisJorge escreveu falando que trabalha muito. Gosta do que faz, se dedica, mas acha que ganha pouco e que não é reconhecido.  Ele vê chances de crescimento na empresa, não pensa em deixá-la. Mas pede ideias para otimizar melhor seus ganhos. Está com o sentimento de que está gastando mais do que recebe.

Obrigado por sua mensagem, Jorge. Continue lendo e confira minhas ponderações sobre seu caso!

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A felicidade no trabalho e o aumento da produtividade

Funcionario Feliz - Diego Maia - CDPVTudo o que precisamos para aumentar a produtividade no local de trabalho é ter funcionários felizes – pelo menos de acordo com um estudo recente da Universidade de Warwick, no Reino Unido. O estudo descobriu que os indivíduos mais bem tratados por suas empresas são 12% mais produtivos. Parece pouco, mais não é.

O que faz as pessoas mais felizes não é, necessariamente, o dinheiro. 

Inspirado por este estudo, fui buscar nas empresas quais são as práticas que mais proporcionam felicidade nos colaboradores… Continue lendo e confira minha descoberta…

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Importantes dicas para quem é de RH… #diegomaia

soundcload-boletim-1-os-desafios-do-rh_1024x628Natacha se formou recentemente e acabou de ser promovida: antes estagiária, agora ela é Analista de Recursos Humanos em uma empresa de pequeno porte e vislumbra um futuro promissor. Pede conselhos para ter êxito nesta sua nova jornada.

Natacha, às vezes eu penso que as pessoas de recursos humanos não se dão conta do quanto este setor é importante para o desenvolvimento das empresas.  A maioria se dedica a um ou dois subsistemas, a maioria concentra seus esforços em um mundinho fechado de atividades corriqueiras que limitam a visão e o crescimento. Continue lendo…

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Como aumentar a produtividade da equipe… #diegomaia

Como aumentar a produtividade - Diego Maia - CDPV

Lenon é gerente geral de uma empresa com 80 funcionários. Na mensagem que mandou, comenta que é aficionado em buscar melhorias. Ele nunca está satisfeito com os processos, mesmo atingindo as metas. Quer sempre melhorar, quer sempre mais e por isso escreve pedindo ideias sobre como pode aumentar e melhorar a produtividade de sua empresa. Continue lendo e confira minhas respostas!

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Motive pelo desejo de vencer, não pelo medo de perder… #diegomaia

Medo - Motivação - Diego MaiaBaseado no e-mail do Lenon, que é um gerente geral de uma empresa com 80 funcionários, me dediquei estes dias a estudar sobre o equilíbrio necessário entre a pressão por resultados e o estresse no trabalho.

Se você me ouviu aqui ontem, sabe que Lenon escreveu comentando ser um forte cobrador e que vive constantemente buscando melhorias, mas parece que sua equipe já mais responde a estes incentivos.

Como falei ontem, é vital para uma empresa bem sucedida demonstrar sempre a  importância da produtividade, mas evitando ao máximo o stress que as pressões trazem a reboque. Continue lendo!

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Negligência: um dos muitos erros de todo gestor… #diegomaia

Negligenciar o Funcionário - Diego Maia - LiderançaHoje eu continuo respondendo a demanda da ouvinte Elisa, uma empreendedora em estágio inicial. Ela escreveu perguntando quais são, na minha opinião, os maiores erros do empreendedor.

Já falei aqui sobre a importância da contratação assertiva e do feedback. Hoje falo de algo muito comum nas empresas – principalmente quando os donos e os gestores estão absolutamente focados em fazer o negócio acontecer. É a negligência.

Podemos inclinar este tópico a qualquer tema relacionado a administração de um negócio, mas para continuar no embalo, quero comentar sobre a negligência que, sem intenção, proporcionamos aos colaboradores… (continue lendo)

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O segundo maior erro dos empreendedores… #diegomaia

Feedbacks - Diego Maia - GestãoA ouvinte Elisa é uma empreendedora em estágio inicial e escreveu perguntando quais são, na minha opinião, os maiores erros do empreendedor… ela não quer cometê-los.

No post de ontem falei do erro clássico chamado de “Contratação equivocada”. Hoje falo sobre outro erro que é o “Deixar de dar feedback”. Confira!

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Quais os maiores erros do empreendedor brasileiro? #diegomaia

Os maiores erros do empreendedor - Diego Maia

Como você sabe, o Brasil é um dos maiores países do mundo em dois temas: tributação exagerada e quantidade de empreendedores. Como o primeiro tema é ruim demais, fico com o segundo. Afinal, os empreendedores são a força motora que impulsiona as nossas melhores conquistas.

Elisa escreveu contando que já está com tudo pronto para legalizar sua start up e quer começar com o pé direito. Por isso pergunta quais são, na minha opinião, os maiores erros do empreendedor. Ela não quer cometê-los. Confira minha resposta!

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Afinal, o que o cliente quer? Preço ou Qualidade?

Muito além do preço - Banana - Diego MAiaUma ouvinte que não quer se identificar escreveu:

“Sou gestora de vendas na empresa que herdarei do meu pai. Aqui, comercializamos equipamentos e serviços para prevenção de incêndios.

Dentre várias situações no que tange herdar uma empresa, a que mais me preocupa é o posicionamento da concorrência no nosso segmento.

Infelizmente é um segmento sem sindicato, com prática absurdas de dumping e uma concorrência totalmente promíscua.

Visito os clientes, converso, oriento-os, explico normas e legislações do nosso serviço, e os clientes além de se assustarem em descobrir que não possuem nem 1/3 do que é obrigatório, julgam os valores das nossas propostas como mais caros – vale informar que não praticamos valores acima do mercado, nos preocupamos em oferecer o justo, de acordo com nossa expertise e situação do mercado brasileiro – e acabam por não fechar conosco, repassam todo levantamento para concorrência e fecham com eles, pois praticam valores impossíveis de serem cobertos. E na contra partida: não executam efetivamente o serviço – o típico que diz que fez, e o cliente não tem como provar que não foi feito –, não deixam as edificações com a conformidade exigida pelos órgãos fiscalizadores, e mais uma série de falhas que precisaria de caracteres mais caracteres para relacionar.

Afinal, o que o cliente quer?

  • Devo largar a qualidade para cobrir valores visando nossa  sobrevivência?
  • Ou devo prezar a qualidade e manter meus números e crescimento abaixo do que podemos atingir?”

Continue lendo e confira minhas respostas!

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O que fazer para vender mais? Diego Maia responde…

Diego Maia - Alavancar as Vendas - CDPVVanuza é uma vendedora experiente. Lá se vão mais de 15 nos de atuação na venda corporativa e consultiva. Por atender empresas de grande porte, tem sentido pesadamente o freio econômico que o Brasil atravessa. Está um pouco cansada com os “Nãos” que tem recebido de seus clientes. Muitos estão reduzindo investimento, outros postergando decisões para “quando a crise passar”.

O problema para ela, é que as metas são mensais e as contas não esperam. Ela pede ideias do que pode ser feito para não sucumbir. Confira minha resposta…

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Que atitudes podem provocar demissão por justa causa?

Demissão por Justa CausaJorge Otávio é empresário e escreveu comentando que possui alguns funcionários que estão fazendo um tremendo “corpo mole”, deixando a desejar em frequência, produtividade, responsabilidade, proatividade e entrega de seus afazeres. Ele conclui o extenso e-mail comentando que já reuniu provas suficientes para dar uma ou duas dispensas por justa causa; acredita que assim dará uma chacoalhada no restante do grupo e penalizará quem merece ser penalizado. Será que vai funcionar? Continue lendo…

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Competição saudável faz bem ao ambiente corporativo?

Competitividade no trabalho - Diego Maia - CDPV - Mundo Empresarial

Em recente pesquisa da Page Personnel, uma empresa global de recrutamento, 90% das pessoas entrevistadas disseram que ser competitivo no ambiente de trabalho faz bem para o funcionário e para a empresa. Os participantes afirmaram acreditar que essa competição aumenta a produtividade no trabalho.

Uma competição saudável, de fato, mostra para o profissional como está seu desempenho em relação aos seus colegas e o quanto ele está preparado para novos horizontes e oportunidades. Além disso, motiva o funcionário a se dedicar ainda mais e progredir. Continue lendo…

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