Baixe sua Planilha de Controle Financeiro. É grátis!

Por conta do meu programa de rádio e também pelas dezenas de palestras que ministro Brasil à fora todos os meses, recebo diversos e-mails e mensagens no Facebook com as mais variadas situações. Tem gente que reclama do chefe, gente que pede ideias para turbinar a carreira, empresários buscando ideias para acelerar as vendas…

Mas muita gente escreve pedindo soluções para equilibrar as contas pessoais, principalmente nestes tempos turbulentos.

E eu sempre respondo que não existe mágica pra isso; o que é necessário, em primeiro lugar, é disciplina.

Me responda: você controla todas as suas despesas? 

Continuar lendo

Cuidado com as críticas dos papagaios

Lembro bem de uma situação muito curiosa. Eu devia ter uns 15 anos quando uma namoradinha me disse que eu “seria mais bonito se tivesse um nariz mais fino”. Por um tempo aquilo ficou martelando na minha cabeça.  Depois felizmente eu desencanei. Mas não esqueci, tanto que estou aqui compartilhando esta história com você.

Olha, eu sempre acreditei que receber um feedback pode mudar o futuro de nossas carreiras, seja ele positivo ou negativo.

Mas devemos ter um cuidado enorme com as críticas, principalmente aquelas vindas de pessoas que não tem qualquer qualificação para criticar a gente. São na verdade, papagaios. E o mundo está cheio deles!  No caso daquela minha namorada, ela era uma especialista em nariz? Era especializada em design de rosto?

Continuar lendo

Mudança de Cultura ou Cultura da Mudança?

Um dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo me contratou e na semana passada ministrei uma palestra sobre “Tendências e Mudanças” para o seu lindo time, que está sendo afetado por intensas alterações estruturais.

No briefing o pessoal do RH me pediu para ilustrar ideias que proporcionassem uma mudança de cultura.

Olha… Eu não acredito muito nisso. Eu acredito que precisamos viver permanentemente numa espécie de CULTURA DA MUDANÇA, já que tudo está mudando com uma velocidade alucinante. Sabe por que? Porque pra mim…

Continuar lendo

Mudança ou evolução?

A partir de hoje (20/2), o “Mundo Empresarial” passa a ser veiculado na emissora carioca SulAmérica Seguros Paradiso FM (95,7).

Esta reestreia tem um gosto muito especial pra mim. Um gosto de evolução, de novos ares, de novas oportunidades.

Pensa nessa situação, que é corriqueira: a pessoa tem a vida estabilizada, tranquila e de repente… boom!  Aquela bomba é anunciada e parece que ficamos sem chão.  Isso vale pra tudo: pra quando chega um chefe novo, para quando somos demitidos, para quando um importante cliente cancela um contrato…

Continuar lendo

O difícil controle nas vendas através de cartão de crédito…

José Campos é um empresário do ramo varejista. Há mais de 15 anos montou uma distribuidora de produtos descartáveis, atendendo pessoas físicas e jurídicas.

O negócio está consolidado, não está sentindo tanto a influência da crise econômica, mas entende que a hora de profissionalizar seu negócio é agora.

Na longa mensagem que me mandou, compartilhou seus diversos gaps. O mais relevante deles: não tem a menor ideia de como controlar as vendas que faz com cartão de crédito, principalmente as vendas parceladas.  Ele nunca tem certeza de que os recebimentos estão corretos, se as taxas aplicadas são as mesmas negociadas em contrato e não sabe se a operadora deixa de passar alguma venda. Continue lendo e confira minha orientação para resolver este problema…

Continuar lendo

MPB FM chega ao fim…

É isso mesmo. Foram 8 intensos anos no ar. Quase 3000 dias. Conteúdo inédito (quase que) diariamente. Com toda certeza mais de 50mil emails recebidos. Histórias. Gente querida. Reconhecimento.

Obrigado Ariane Carvalho pela porta aberta. Gratidão eterna. Um especial agradecimento a João Carlos Dias, Viviane Groisman, Paulo Loffer, Luciano Gomes, Taissa Cordeiro,  Guilherme, Camila Correa e todo o time de estúdio.

Em breve anunciarei minha nova casa no dial carioca. Enquanto isso, você pode me ouvir no serviço de podcasts do iTunes (se você usa iPhone ou iPad, clique aqui. Se deseja me escutar pelo computador ou pelo sistema Android, utilize meu canal na SoundCloud neste link.

Vamos com tudo!

3 armadilhas muito comuns que afetam a produtividade…

Eu sempre acreditei que o que fazemos nos primeiros minutos do trabalho reflete diretamente na nossa produtividade para as próximas oito horas.  Ou seja, se você chegar atrasado ao escritório ou perder tempo nas redes sociais, a tendência é ter dificuldade em manter o foco o resto do dia e perder tempo com coisas inúteis.

Passeando por sites internacionais especializados nas relações de trabalho confirmei esta minha suspeita.

E selecionei três armadilhas comuns, que vivemos corriqueiramente mas que podem atrapalhar o nosso rendimento. Confira…

Continuar lendo

A falsa liberdade do empresário…

Quem tem um emprego formal no Brasil ganha direito a férias após 12 meses de trabalho. Empreendedores, por outro lado, não têm esse benefício – digamos – garantido.

Abrir uma empresa é o sonho de muitos justamente pela sensação de “liberdade”. Mas é “Liberdade” entre aspas, gente!

Na última edição da Imersão para Empresários que ministrei nas cidades do Rio de Janeiro e em Salvador (veja a agenda de cursos aqui) fiz uma enquete com os participantes. Perguntei assim: “quanto tempo você consegue se afastar da empresa sem se preocupar com ela?” Me referi a se afastar mesmo, sem ligar, sem ver e-mails, sem acessar sistema, sem ver relatórios. Continue lendo e confira o resultado…

Continuar lendo

Gestão de Portas Abertas

Já há diversos meses adotei a prática, como diretor do Grupo CDPV, de trabalhar no mesmo ambiente que a equipe. E sem regalias. Fico em qualquer estação de trabalho disponível, sem paredes, sem restrição, sem portas fechadas.

Isto tem ajudado, e muito, a falarmos a mesma língua, a estarmos sintonizados com os objetivos e a estarmos afinados nos discursos.

E, desde então, tenho recomendado esta prática a todo gestor que conheço. Os benefícios são inúmeros, mas como em tudo na vida, precisamos de uma estratégia para estabelecer limites. Saiba mais sobre esta prática no post de hoje…

Continuar lendo

Mais sobre os hábitos que nos prejudicam… #diegomaia

Deu o que falar meu comentário, aqui, sobre os hábitos que precisamos eliminar se quisermos ser bem sucedidos nos próximos 12 meses.

É que eu relacionei alguns hábitos negativos e dei ideias sobre o que devemos fazer para ter sucesso, e isso passa por eliminar hábitos ruins de nossa rotina, adotando novos.

Então, continuo listando algumas saídas para hábitos altamente corrosivos:

Continuar lendo

Elimine os hábitos corrosivos #diegomaia

Se você deseja que os próximos 12 meses sejam diferentes do que seus últimos 12 meses, deve olhar para seus hábitos.

Mudar um hábito, especialmente um hábito ruim, está entre as mais poderosas forças que você pode empregar para melhorar sua vida, sua carreira ou seus negócios.

São diversos os hábitos ruins que muitos de nós repetimos com insistência. Se você quer uma vida e uma carreira melhor fique atento a estas ideias. Continue lendo…

Continuar lendo

Faça de hoje um marco positivo na sua história. #diegomaia

Quantas vezes você disse a si mesmo que precisa melhorar algo em sua vida mas acabou não fazendo nada?

Quantas vezes você se viu insatisfeito com seu trabalho, prometeu alterar alguma coisa,  mas não seguiu adiante com sua decisão?

Acontece nas melhores famílias: o desejo de fazer melhorias não dura muito tempo, e o entusiasmo com aquela ideia rapidamente diminui ao ponto de cair no esquecimento. Continue lendo…

Continuar lendo