Larissa Goldfarb
Como aproveitar as datas sazonais e comemorativas para alavancar as vendas
Diego Maia, o treinador de vendas mais contratado do Brasil, ensina como aproveitar

As datas comemorativas são uma grande oportunidade de vendas sazonais e podem alavancar os resultados de uma empresa. No entanto, é preciso estar preparado para enfrentar os desafios que essa sazonalidade pode trazer.
Neste post, entrevistamos o Diego Maia, considerado o palestrante de vendas mais contratado da atualidade, e vamos apresentar algumas dicas para aproveitar ao máximo as vendas sazonais e garantir bons resultados durante todo o ano.
Sumário
Quais são as datas sazonais mais importantes para as vendas?
Quais as melhores estratégias para vender mais em datas comemorativas?
Avalie os números do ano anterior
Faça um plano de vendas realista
Tenha um mix adequado de produtos
# Quais são as datas sazonais mais importantes para as vendas?
Dependendo do segmento de atuação, é possível criar um calendário de datas sazonais para vender mais. Mas para programar ações promocionais tendo estas datas como gatilho, é importante definir quais são as datas promocionais importantes para a sua empresa e para seu nicho de mercado.
De um modo geral, datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal, Natal, Dia da Mulher, Páscoa, Festa Junina e Carnaval, atendem todos os segmentos de mercado.
“Se sua empresa distribui produtos odontológicos, comemorar e criar ações para o Dia do Dentista, é fundamental. Se sua empresa é focada em esportes, datas como finais de campeonatos é sempre bem vinda”, assegura Diego Maia.
# Quais as melhores estratégias para vender mais em datas comemorativas?
Para cada uma dessas datas, é recomendado criar ações específicas para impulsionar a venda dos produtos, como promoções exclusivas relacionadas às datas comemorativas e aos produtos ou serviços mais aderentes. Para a empresa que deseja acelerar as vendas em datas sazonais, é fundamental utilizar um calendário promocional para reunir todas as datas importantes e planejar estratégias e promoções coerentes e adaptadas ao tema da data, com a devida antecedência e preparo.
Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para aproveitar as vendas sazonais e alavancar os resultados, sendo estas as mais utilizadas pelas empresas:
lançar um novo produto ou serviço com apelo sazonal;
produzir um combo de produtos ou serviços com este mesmo apelo;
criar promoções para um produto ou serviço específico;
oferecer cupons de desconto que devem ser utilizados até a data;
utilizar redes sociais para divulgação;
fazer parcerias com outras empresas, como vizinhos por exemplo;
decorar o estabelecimento adequadamente;
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# Avalie os números do ano anterior
Para o sucesso de uma campanha promocional em data comemorativa, é importante mapear a sazonalidade do negócio reunindo dados como demanda e quantidade de vendas dos últimos anos e levantar o desempenho coletivo e individual da equipe.
Analisar os resultados do ano anterior é importante para projetar o desempenho futuro da promoção e tomar decisões estratégicas com base em dados confiáveis. Através da análise dos resultados anteriores, é possível identificar tendências, avaliar o crescimento ou evolução da empresa ao longo do tempo e comparar índices econômico-financeiros para propor medidas de melhoria.
“Além disso, analisar os resultados do ano anterior dá a munição necessária para o empreendedor ou gestor criar campanhas de incentivo específicas para incentivar a equipe a aderir às campanhas promocionais”, garante Diego Maia.
# Conheça o seu mercado
Para aproveitar as vendas sazonais, é fundamental conhecer o seu mercado e entender quais são as demandas e necessidades dos seus clientes em cada época do ano. Isso permitirá que você esteja preparado para oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas dos consumidores.
Conhecer o mercado é importante para entender as tendências e oportunidades de vendas, identificar os clientes e se diferenciar da concorrência. Além disso, o conhecimento do mercado ajuda a acompanhar as mudanças e evoluções do setor, permitindo que a empresa se adapte e se mantenha competitiva.
# Entenda o seu cliente
Além de conhecer o mercado, é importante entender o seu cliente e saber o que ele espera da sua empresa em cada época do ano. Isso permitirá que você crie campanhas de marketing mais eficientes e ofereça produtos e serviços que realmente atendam às necessidades dos consumidores.
Conhecer o cliente é importante para garantir uma boa experiência de compra, o que pode resultar em maiores lucros, economia de tempo e despesas, além de uma difusão positiva da marca para a organização.
“Quando entendemos o cliente quer e deseja em fornecedores como nós, deixamos de otimizamos nosso tempo oferecendo produtos e serviços aderentes ao que ele busca, não ao que nós ‘achamos que ele quer’” - revela o palestrante de vendas Diego Maia.
# Faça um plano de vendas realista
Para aproveitar as vendas sazonais, é preciso ter um plano de vendas realista e bem estruturado. Isso inclui definir metas alcançáveis para o time de vendas, incentivar a equipe a trabalhar de forma mais eficiente e criar campanhas de marketing que realmente gerem resultados.
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# Tenha um mix adequado de produtos
Para aproveitar as vendas sazonais, é importante ter um mix adequado de produtos que atendam às demandas dos consumidores em cada época do ano. Isso permitirá que você ofereça produtos que realmente interessem aos seus clientes e aumente as chances de conversão.
# Jamais deixe faltar produto
A organização por datas sazonais serve para promover itens que têm maior saída em datas comemorativas, como Páscoa, Natal e festa junina. É importante manter os produtos mais importantes à altura dos olhos, utilizar acessórios para chamar atenção e garantir que não faltem produtos na gôndola durante essas datas importantes. Além disso, a iluminação pode ser uma aliada na exposição dos produtos.
"Lute com todas as suas forças contra a ruptura de produtos ou falta de disponibilidade para prestação de serviços", reforça Diego Maia
Se você vende serviços que são mais demandados em datas específicas, amplie sua capacidade de entrega e não deixe de aproveitar as oportunidades. Veja só estes exemplos de empresas prestadoras de serviços que podem acelerar as vendas em datas sazonais:
Empresa de depilação em dia dos namorados
Clínica de emagrecimento e academias no outono (para que as pessoas estejam em forma no verão seguinte);
Empresa de flores e presentes no Dia das Mães e Dia das Secretárias
# Conclusão
As vendas sazonais podem ser uma grande oportunidade para alavancar os resultados de uma empresa. No entanto, é preciso estar preparado para enfrentar os desafios que essa sazonalidade pode trazer. Com as dicas apresentadas neste post, você poderá aproveitar ao máximo as vendas sazonais e garantir bons resultados durante todo o ano.
Lembre-se que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um cliente atual, portanto, nunca esqueça de investir em fidelização também.
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