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Foto do escritorCDPV - Escola de Vendas

Saiba porque uma palestra de vendas é benéfica para sua empresa

Palestras motivacionais de vendas incentivam equipes, antecipam tendências e apresentam novas técnicas para colaboradores da área


Uma equipe de vendas pode ser incentivada de diversas formas, como já falamos aqui. Prêmios em dinheiro, bonificações por resultados, com outros tipos de estímulos como viagens ou reservas em restaurantes caros para quem bater uma meta. Entre as diversas alternativas está promover uma palestra motivacional de vendas.


Muitos gestores, no entanto, ainda não sabem como contratar um palestrante de vendas motivará e incentivará seu time para obter melhores resultados. Nesse artigo explicamos tudo o que você precisa saber sobre o que é e quais os benefícios uma palestra motivacional de vendas trará para o seu negócio.


Palestra motivacional de vendas: o que é?

Uma palestra motivacional de vendas é um encontro para promover uma reflexão, iniciar uma transformação ou celebrar uma nova fase nas companhias. São eventos curtos, com duração de 1 a 2 horas, nos formatos presencial ou online. Seu conteúdo deve ser rico e que fale diretamente a língua dos vendedores.


Uma palestra de vendas pode ter diversos objetivos: tirar o seu time da zona de conforto, apresentar novas técnicas e inovações para melhorar o processo de vendas ou explorar as oportunidades de negócios. E elas devem ser ministradas por profissionais reconhecidos e com experiência no mercado.


Que tipos de conteúdos são abordados pelo palestrante de vendas?


São muitos os tipos de palestras corporativas disponíveis no mercado. Mas uma palestra de vendas deve ter foco em ajudar o time de vendedores a obter melhores resultados. E para isso o conteúdo é fundamental.


O palestrante de vendas deve mesclar conteúdos mais inspiradores e motivacionais com o ensinamento técnico. Apresentar novidades e inovações, que os profissionais poderão aplicar no dia a dia de trabalho é fundamental.


Para atingir esse objetivo é importante contratar um palestrante de vendas que tenha experiência comprovada na área. É preciso saber identificar as diferenças entre palestrantes e treinadores de vendas que são apenas teóricos e mostram “o que fazer” daqueles que são práticos, que mostram ao seu time “como fazer”. Sem dúvidas, é este segundo tipo de palestrante de vendas que pode ajudar o time a entregar resultados.


Identifique o palestrante de vendas que mostra “como fazer” e não apenas “o que fazer”.

Pontos para observar ao contratar uma palestra de vendas



Para contratar o palestrante de vendas correto para um treinamento ou convenção de vendas, leve em consideração estes três pontos básicas.


Analisar dessa forma é aumentar as chances de fazer um bom investimento, uma vez que, no Brasil, existem muitas opções no mercado de treinamento e desenvolvimento profissional.


Alguns pontos fundamentais devem ser analisados para identificar um profissional conceituado, que faça uma palestra sobre vendas impactante e diferenciada.


1 - Palestrante deve ser um verdadeiro especialista em vendas


Para começar, o palestrante de vendas deve ser especialista em vendas. Não contrate pessoas de outras áreas e credos para treinar seu time, a não ser que o propósito seja outro. Por exemplo: quando uma empresa contrata uma palestra de um filósofo para sua convenção de vendas, o propósito deve ser conscientizar sobre aspectos comportamentais. O mesmo ocorre quando contrata um humorista: o propósito é divertir e entreter.


Se o objetivo é motivar e preparar o time para os desafios da atividade comercial, o palestrante escolhido deve ser um legítimo especialista em vendas.


2 - O palestrante de vendas deve se conectar emocionalmente com seu time


Não adianta o palestrante de vendas ter muita experiência se ele não consegue se conectar emocionalmente com a plateia. Falar a língua dos profissionais de vendas é fundamental na avaliação sobre qual palestrante contratar para a sua convenção.


3 - O conteúdo do palestrante de vendas deve ter sido validado e aprovado


Antes de contratar um palestrante de vendas, confira quais livros ele já publicou e as empresas com as quais já trabalhou. Além disso, escute seus argumentos em podcasts, em vídeo-aulas e em postagens nas redes sociais. Dê especial atenção ao engajamento dos seguidores do palestrante nesses canais.


Um indicador interessante é quando um palestrante de vendas publica uma foto de um evento que tenha ministrado em sua rede social.

  • Houve reações com mensagens de agradecimento?

  • Os comentários foram positivos e elogiosos?

  • O post foi compartilhado?

  • Ou é um post sem qualquer interação dos participantes? Se ninguém interagiu...

Identificar se o profissional atende os pré-requisitos não é fácil e, em muitos casos, há muito marketing que pode induzir ao erro. É necessário pesquisar muito para chegar no palestrante de vendas ideal.


Mas uma coisa é simples: geralmente os bons palestrantes motivacionais de vendas são reconhecidos pelo mercado. Então busque saber quais empresas já o contrataram, veja como seus colaboradores foram impactados e se elas voltaram a solicitar os seus serviços.


Quais as diferenças entre palestras, cursos e treinamento de vendas?


Cada um desses eventos deve ser avaliado de acordo com o momento e o objetivo da empresa. Todos podem ser úteis para sua equipe de vendas, mas precisam ser contratados na hora correta.


Se o objetivo impactar os times de vendas com a motivação, através de conteúdo inovador, então o indicado é a palestra de vendas, que será importante parra qualquer empresa nessa situação. Normalmente mais curtas, com duração de 1 a 2 horas, pode ser realizada tanto de forma presencial ou online, através de serviços de videochamadas. Servem para reconhecer o trabalho do time de vendas, engajar os colaboradores, como treinamento, inspiração, atualização e investimento no time.


O treinamento e o curso são mais longos, possuem outros objetivos e podem ter encontros semanais. Os treinamentos de vendas podem durar de 4 a 16 horas, de acordo com o conteúdo e o objetivo traçado.


Já os cursos são um tipo de treinamento continuado, de médio ou longo prazo. Eles podem ter aulas semanais e durar o ano todo. Dicas sobre vendas, gestão e negócios são alguns dos seus tópicos. Os vendedores participam de MasterClasses, recebem acesso a material de estudo e abordam uma série de assuntos como vendas por redes sociais, liderança, prospecção de clientes, gatilhos mentais, dentre outros.


Um exemplo de treinamento continuado é o oferecido pela Academia de Vendas, criada pelo palestrante de vendas Diego Maia, e mantida pelo CDPV.



Existem outros tipos de palestras motivacionais?


Existem diversos tipos de palestrantes e palestras motivacionais. E todos possuem seus atrativos e o momento ideal para serem explorados. Mas nem todos estão focados no que sua empresa precisa e é muito importante ter atenção a este ponto.


Artistas, celebridades, ex-participantes de reality shows, humoristas, coachs, psicólogos, filósofos, ex-atletas e até políticos e ex-policiais oferecem palestras para empresas. Elas são úteis e proporcionam ganhos para seus colaboradores. Ouvir histórias de superação, de liderança, sobre como lidar com adversidades e até rir de um espetáculo de humor são bons para motivar, unir e valorizar as equipes. Mas não serão válidos para ajudar sua equipe a vender mais. Para isso, só palestrantes de vendas com experiência, bagagem, conhecimento e resultados concretos. Esses profissionais, além de saberem se comunicar, motivar e inspirar as equipes, podem apresentar novos horizontes de trabalho.


A grande sacada é fazer esta pergunta aos palestrantes que deseja contratar:


Que tipo de ferramenta, insight ou comportamento meu time terá no dia seguinte da palestra?

Uma palestra de vendas não é somente um momento divertido de descontração. Ela precisa, sim, ensinar algo que seja realmente útil para seu time.


Como saber quando contratar um palestrante motivacional de vendas


Muitos são os motivos para contratar uma palestra de vendas. Quando o time precisa refinar o discurso o evento ajudará a alcançar esse objetivo. Se a liderança percebe a necessidade de tirar os colaboradores da zona de conforto, dar uma sacudida neles para obter melhores resultados, também é outra situação onde ela será importante.


Um outro momento muito comum, é quando a empresa precisa acender a chama da atitude no time, transformando-os seu mindset de receptivo para ativo.


Pode acontecer de se identificar que a equipe de vendas que não consegue mais entregar resultados. Nesse caso uma palestra que motive e apresente novas possibilidades de negócios e técnicas inovadoras, que os tire da “zona de derrota”, será relevante. Isso serve também para os casos em que você identifica que o time tem desistido fácil das negociações, ou quando informam ao cliente o melhor preço que possuem, sem qualquer negociação.


O bom palestrante é aquele que poderá identificar se o problema é, por exemplo, dificuldade em contornar objeções de venda, e ensinar técnicas para mudar isso.


Um palestrante de vendas também poderá ajudar quando você precisa tirar uma equipe da estagnação, mas não consegue. Você percebe que os vendedores agem sempre da mesma forma, sem aceitar e colocar em prática novas ideias. Com uma palestra comandada por um profissional tarimbado e com experiência, que fale a língua deles, as novas ideias, tecnologias e avanços nas técnicas de vendas podem passar a ser aceitas.


Que benefícios uma palestra de vendas trará para a companhia?

  • Valorização: ao oferecer a equipe de vendas uma palestra, eles percebem que são valorizados e incentivados, pois identificam o interesse da empresa no seu crescimento profissional;

  • Aprendizado: o conteúdo passado por palestrantes de vendas reconhecidos e com larga experiência oferece o aprendizado de novas e consagradas técnicas de vendas;

  • Atendimento ao Cliente: os profissionais de vendas são, em geral, a porta de entrada do cliente. Por isso precisam ser treinados frequentemente.

  • Motivação: palestras de vendas são grandes motivadoras para os times. Dá para perceber que após a realização delas o ambiente fica mais leve, com funcionários que se sentem valorizados, o que gera um impulso para trabalharem para bater as metas;

  • Engajamento: os eventos promovem um momento de engajamento entre os colaboradores do time de vendas;

  • Integração: um evento que reúna o time pode ajudar na integração da equipe, que passa a funcionar melhor em conjunto.

  • Alta performance: os profissionais são estimulados a produzir com maior qualidade.

  • Persuasão: dependendo do conteúdo ajustado, seu time pode amplificar as habilidades de negociação e persuasão, de forma que parem de perder negócios.


Com essas dicas fica mais fácil decidir por contratar uma palestra de vendas para sua equipe, que agregue conhecimento e motive os funcionários para obterem os resultados esperados. Aproveite e conheça mais sobre o palestrante de vendas Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


Confira a energia de uma palestra presencial com Diego Maia:


Conheça Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil


Diego Maia é o palestrante de vendas e palestrante de motivação mais contratado do Brasil. Suas palestras, que ele realiza há cerca de 20 anos, são intimistas e inspiradoras, focadas no crescimento das vendas e no briefing da empresa contratante.


Diego Maia é CEO do CDPV, criador da Academia de Vendas e autor de 6 livros, dentre eles "Os 10 mandamentos do vendedor profissional".


Seja em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Campinas ou em todo o Brasil, Diego Maia é garantia de um treinamento ou uma convenção de vendas de sucesso.


Recentemente lançou um novo projeto editorial, o site Pílulas de Otimismo, onde publica o conteúdo do BóraVoar, programa que apresenta diariamente em diversas emissoras de rádio Brasil à fora, dentre elas a Antena 1 e a Mais Brasil News.


Confira um episódio do BóraVoar, aperte o play:



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