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  • Foto do escritorDiego Maia

Reclamar é clamar duas vezes

Quem reclama demais chama para si o objeto da sua reclamação. Ou seja: clama duas vezes


Quem me acompanha pelo rádio, pelo Spotify, pelo Instagram – às vezes pelos três – sabe que volta e meio trago notícias sobre a temida prática de "reclamar".


Mais do que um simples hábito, o hábito de reclamar de tudo e de todos possui o poder aterrorizante de tirar o nosso olhar daquilo que realmente importa.


Eu não estou dizendo que devemos aceitar tudo que acontece ao nosso redor de cabeça baixa.

Nada disso!


Estou simplesmente acreditando que quanto mais a gente reclama sem agir, sem buscar uma solução, sem propor alternativas, mais a gente afunda. Porque, como eu disse em outras oportunidades, reclamação é igual areia movediça.


Um rabino me contou que quando reclamamos muito de algo ruim, de algo que nos incomoda e que desejamos nos livrar, a gente CLAMA EM DOBRO por esse mal.


Talvez seja este o significado literal de reclamar: clamar duas vezes.



E isto vale tanto pro reclamão (que passa o dia reclamando do chefe, do presidente, da política, da crise, do cliente, quanto para aquele que reclama de coisas simples da vida, reclama do sol, do calor, do trânsito, da sogra… ), quanto para aquele que reclama rotineiramente de um tema específico e acaba se transformando numa nuvem negra carregadíssima, daquelas que bloqueiam nossa visão para as coisas boas da vida, daquelas que possuem a incrível habilidade de sugar nossas energias.


Estou me referindo aquele sujeito que reclama tanto que parece aquela hiena do antigo desenho animado…



A reclamação e o negativismo prejudicam o ser humano.


Outro dia eu estava na recepção de uma empresa e era primeira semana de trabalho da nova recepcionista.


É fácil identificar uma recepcionista recém contratada: ela está super motivada, distribui sorrisos e dá bom dia para todo mundo.


Presenciei uma cena lastimável: um representante comercial daquela empresa entrou – a moça deu bom dia e ele respondeu assim, de forma muito rabugenta:


- “Bom dia pra que? Só se for pra você que tem salário fixo, Ticket restaurante e Plano de Saúde”.


Climão ruim.


Passou pouco mais de um mês, voltei naquela empresa – e a recepcionista que era motivada, entusiasmada, sorridente… – não dava bom dia para mais ninguém. Se fechou para tudo!


Reclamação é uma praga e pega facilmente na gente!


Nas minhas palestras de vendas e motivação eu faço um pacto com os participantes. Uso meu poder de persuasão para convencer a turma a trocar a RECLAMAÇÃO por CELEBRAÇÃO.


Sim, porque a gente SEMPRE tem alguma coisa para celebrar.


Trocar a reclamação por celebração é pavimentar sua estrada para o sucesso que você tanto almeja.


7 passos para ser uma pessoa mais positiva, reclamar menos e ver o lado bom da vida:


1 - Escolha ao menos uma coisa boa que acontece no seu dia e celebre-a!


2 - Envolva-se com pessoas positivas.


3 - Anote toda vez que você reclama e faça um balanço ao final do dia.


4 - Aprenda com os erros: eles foram feitos para o aprendizado, não para ser base de suas reclamações.


5 - Faça exercícios físicos para canalizar nele as suas frustrações.


6 - Experimente a meditação: ela mudou a minha vida.


7 - Celebre suas vitórias, por menores que elas sejam.




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Diego Maia é o palestrante de vendas e palestrante de motivação mais contratado do Brasil, com forte atuação em Portugal. Escritor, é autor de seis livros, dentre eles os best sellers "7 Princípios da Venda", "Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas" e "Os 10 Mandamentos do Vendedor Profissional".

Frequentando diversas vezes a lista dos melhores palestrantes de vendas do país, Diego Maia ajuda o desenvolvimento de equipes comerciais de empresas dos mais variados ramos e segmentos, transmitindo poderosas estratégias e técnicas de vendas.

Quando o assunto é palestra de vendas ou palestra motivacional, contar com Diego Maia é garantia de um treinamento ou um evento de sucesso.

Como empresário, Diego Maia é fundador e CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) e da holding Grupo CDPV. É o criador da Academia de Vendas, o primeiro portal de treinamento de vendas no formato de assinatura (streaming).


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