top of page
  • Foto do escritorCDPV - Escola de Vendas

Dia do Vendedor: como comemorar e homenagear seus profissionais de vendas

Data é comemorada internacionalmente no dia 01 de outubro. Veja como comemorar e homenagear os vendedores e representantes comerciais de sua empresa


Algumas pessoas acreditam que o maior patrimônio de uma empresa é a sua carteira de clientes. Há quem diga que o maior patrimônio de uma organização é o seu corpo de funcionários e colaboradores. Para Diego Maia, criador da Academia de Vendas e considerado o palestrante motivacional de vendas mais contratado da atualidade, o maior patrimônio de uma empresa é o "seu coração". Ou melhor, o time de vendas. O especialista costuma dizer que "só existem duas profissões no mundo: vendedor e ajudante de vendedor", na tentativa de disseminar a importância do setor e a responsabilidade que recai em quem atua na área comercial. Afinal, é o resultado da venda dessas pessoas quem paga os salários de todos em uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.


Neste sentido, a equipe de vendedores e de representantes comerciais é de suma importância para todas as empresas, mas, em geral, pouco valorizada. Por isto é recomendado comemorar o Dia Internacional do Profissional de Vendas, ou, simplesmente, o Dia do Vendedor e o Dia do Representante Comercial de maneira adequada, com o objetivo de engajar, inspirar e motivar a equipe.


De acordo com Diego Maia, "o dia do vendedor deveria ser uma das datas comemorativas mais importantes para as empresas. Afinal, é este profissional, que com sua dedicação, faz o resultado acontecer no dia-a-dia"

Neste artigo você encontrará:


Quando é comemorado do Dia do Vendedor?


No dia 1º de outubro. O dia internacional do profissional de vendas foi definido no 1º Congresso Pan-Americano de Caixeiros-Viajantes (viajantes agentes e representantes), Agentes de vendas e Representantes do Comércio.


O congresso aconteceu entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937 e contou com a participação de representantes do Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai. Os participantes do 1º congresso escolheram o dia primeiro de outubro para celebrar o profissional de vendas, atividade que é tão importante e necessária para o desenvolvimento e progresso das empresas e da sociedade.


Posteriormente a realização do pan americano de viajantes, outros países passaram a comemorar a data, como Estados Unidos e Colômbia. Muitas empresas celebram a data realizando convenções de vendas ou simplesmente contratando palestras motivacionais de vendas para seus times.


"A data cai em um período oportuno: é o início do quarto trimestre do ano, o período ideal para arrancar com campanhas, premiações e incentivos, com o intuito de garantir o resultado comercial desejado e recuperar o eventual tempo perdido", afirma Diego Maia.

Quando é comemorado o Dia do Representante Comercial?


É comemorado no dia 01 de outubro, mesmo dia em que quase todas as classes de vendas comemoram. A exceção fica por conta do Dia do Vendedor de Livros, comemorado em 14 de março, o Dia do Corretor de Imóveis, comemorado dia 27 de agosto e o Dia do Corretor de Seguros, comemorado todo dia 12 de outubro.


No Brasil, a representação comercial autônoma é profissão regulamentada pela Lei nº 4.886/1995, que regula as atividades dos representantes, prevê direitos e deveres, estabelece os as cláusulas obrigatórias dos contratos, bem como cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais, aos quais incumbem a fiscalização do exercício da profissão. Pode-se dizer que ela é sucessora da atividade de caixeiros viajantes agentes e representantes.


Em essência, todo representante comercial é um vendedor. Mas nem todo vendedor é um representante comercial. Este conceito é compreendido desde os primórdios da atividade, sobretudo nas edições históricas do congresso americano de viajantes agentes.


Templates e Layouts grátis para homenagear o dia do vendedor e da vendedora


Preparamos para você uma série de layouts e templates gratuitos para homenagear e comemorar esta data tão importante para o dia a dia das empresas. Você pode utilizar estes materiais gratuitamente em qualquer meio e forma, como por exemplo o Instagram e o status do seu WhatsApp, sempre citando o autor Diego Maia. No Instagram, marque @diegomaia_cdpv.



Celebrar o dia do vendedor, sem dúvidas é uma forma de motivar e impulsionar a equipe.


Frases para homenagear vendedores


Gostou dos layouts gratuitos para homenagear seus profissionais? Agora, você confere as melhores frases motivacionais de vendas para inspirar e motivar sua equipe comercial a qualquer tempo. Mas a verdade é que nesta data tão representativa, utilizar estas frases tem um gostinho especial: é a maneira mais simples de motivar, homenagear e comemorar a data, sem deixar passar em branco.


Frases do Diego Maia para celebrar o dia do vendedor:


  1. "A vida não é sobre ganhar ou perder. É sobre ser melhor hoje do que fui ontem" - Diego Maia

  2. "Saber vender é o antídoto para quase todos os males" - Diego Maia

  3. ⁠"Vender é um eterno recomeço" - Diego Maia

  4. "Não existe crescimento sem compromisso. Compromisso com você, com seus clientes, com sua empresa, com seus sonhos" - Diego Maia

  5. "Ninguém consegue vender aquilo que não conhece, que acha caro ou que acredita que não vale a pena" - Diego Maia

  6. "Vendas é o coração da empresa" - Diego Maia

  7. "Nunca dê o que você tem de melhor logo no primeiro contato com o cliente" - Diego Maia

  8. "Por trás de todo bom negócio há sempre um grande vendedor" - Diego Maia


Use frases motivacionais para enviar homenagens para os vendedores que você conhece, pelo WhatsApp, Instagram ou Facebook. Não deixe o dia do vendedor passar em branco!


Qual melhor presente para o time de vendedores (por ocasião do dia do vendedor e do representante comercial)


Homenagem nas redes sociais

Para comemorar a data, você pode simplesmente fazer algumas postagens nas redes sociais da empresa, como Instagram, Twitter e Facebook. Aqui a gente te dá uma forcinha, fornecendo gratuitamente layouts prontos para parabenizar pelo dia do vendedor. Use e abuse.


Compartilhar um podcast de vendas

Talvez você saiba, talvez não. Mas o Diego Maia é o primeiro podcaster de vendas do Brasil. Ele publica o podcast BoraVoar desde 02 de fevereiro de 2009. O conteúdo é disponibilizado gratuitamente e diariamente em diversas plataformas de áudio, como o Spotify.


Estudar sobre técnica de vendas

Uma modelagem que sempre funciona, é criar um conteúdo lúdico, mas que traga aprendizado para seu time, como funil de vendas, técnicas de abordagem e muito mais. Neste sentido, este conteúdo aqui poderá ser útil. Além disso, vocês podem criar dinâmicas e brincadeiras que reforçam as técnicas de vendas.



Aperte o play e escute um episódio do podcast BoraVoar apresentado por Diego Maia. Clique em "seguir" para receber as atualizações gratuitamente:



Realizar um evento presencial ou digital

Muitas empresas aproveitam as comemorações do dia primeiro de outubro para realizar uma convenção de vendas ou um treinamento. É uma data extremamente adequada para iniciar competições e campanhas de incentivo: é o primeiro dia do mês de outubro e o primeiro dia do trimestre final do ano. Diego Maia é o palestrante motivacional de vendas mais contratado do Brasil e realiza, no dia 01 de outubro, ao menos dois eventos para empresas dos mais diversos ramos e segmentos da economia.


Palestrante de Vendas Diego Maia
Diego Maia em uma convenção de vendas

Presentear com um livro de vendas

Mesmo que seu time de vendas não tenha o hábito da leitura, presentear seus vendedores e representantes comerciais com um livro pode ser um grande incentivo ao aprendizado. Recentemente, Diego Maia publicou a lista com os 15 melhores livros de vendas da atualidade. Confira!


Celebrar com uma festa

Pode ser festinha ou uma festança. Pode ser um churrasco ou um happy hour: não deixe de comemorar o dia do vendedor com o seu time de vendas. A classe é muito importante e merece ser festejada, sempre!


Distribua conteúdo de relevância

Além de parabenizar seu time, compartilhe conteúdos úteis. O canal do Diego Maia no Youtube tem muitos vídeos sobre vendas, gestão de vendas e motivação.


Confira a energia de uma palestra presencial com Diego Maia:


Conclusão sobre como celebrar o dia do vendedor e o dia do representante comercial


Agora sabemos que o dia do vendedor é comemorado no dia 01 de outubro (assim como o dia do representante comercial) no Brasil e em dezenas de outros países. Embora não seja uma data celebrada pela sociedade de uma maneira geral, não deixe de parabenizar as pessoas da sua empresa e lembre sempre que a reverência ao time de vendas deve ser feita todos os dias.


Não precisa ser um comemoração extravagante. Às vezes, o simples gesto de não deixar a data passar em branco cumpre com o objetivo de inspirar e motivar o time, valorizando a tão massacrada profissão de vendas.


Talvez você se interesse por estes conteúdos:


Layouts gratuitos para comemorar o dia 01 de outubro


Comemore o dia 01 de outubro, o dia do vendedor:


Comemore o dia 01 de outubro, o dia da vendedora:



Comemore o dia 01 de outubro, o dia do representante comercial:







コメント


bottom of page