top of page
  • Foto do escritorCDPV - Escola de Vendas

Team building: o que é e como fazer no seu evento

Atividades são cada vez mais presentes em treinamentos e palestras e desenvolve união, motivação e habilidades profissionais de forma descontraída


Neste artigo vamos compartilhar com você o que é e como fazer team building em seu evento ou treinamento, considerando as ideias de Diego Maia, o palestrante motivacional de vendas mais contratado do país.


Existem diversos tipos de treinamentos que uma empresa pode oferecer para seus profissionais. O mais comum quando se fala nisso é pensar em eventos focados na parte técnica, como cursos, workshops e palestras. Acontece que muitas vezes o que os colaboradores precisam é de motivação e de algo que desenvolva suas soft skills, e aí entra um tipo de atividade que tem crescido muito, o team building.


Team building é um termo em inglês que em uma tradução livre significa “construção do time”. Seu principal objetivo é trabalhar questões como motivação e comunicação da equipe, o que por consequência gera um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo. Neste tipo de atividade é possível desenvolver e conhecer as soft skills, as habilidades comportamentais, como liderança, proatividade, resiliência, comunicação, foco, dentre outras.


Dinâmicas e jogos corporativos normalmente com o estilo competitivo são os exemplos mais comuns.

A escolha do fornecedor ou palestrante para realizar o team building é muito importante para o sucesso do evento. Neste sentido, Diego Maia, que atua como palestrante e treinador desde 2003, possui relevantes cases de sucesso nesta categoria. Ele vêm auxiliando empresas dos mais variados segmentos e tamanhos não apenas com conteúdo motivacional e técnico, mas também com a elaboração e execução de atividades experimentais ao ar livre ou em ambientes fechados. O eixo central de Diego Maia sempre é criar uma solução lúdica que incentive os profissionais a se unirem para atingir os objetivos da companhia.


Team building: o que é e como fazer



Como realizar uma atividade de team building


De acordo com Diego Maia, team building é um treinamento que deve ser realizado, preferencialmente, fora do ambiente da empresa. Ele pode ser feito em diversas situações, como por exemplo sendo parte de uma convenção ou um evento de final de ano, junto com outras atividades como palestras de vendas, workshops, apresentação de balanço do ano/semestre, além de momentos de descontração como happy hour, jantares e festa de encerramento de ano ou de um projeto.


A essência do team building deve estar absolutamente integrada ao objetivo do evento e aqui entram alguns pontos fundamentais que precisam ser respondidos:


- qual reflexão é esperada?

- quais são as soft skills que devem ser abordadas?

- a ideia é motivar, refletir ou ambos?

- a proposta é favorecer a competitividade ou o senso se equipe?


Sempre trabalhando em parceria com a direção e com o time de recursos humanos das empresas que o contrata, Diego Maia acredita que uma vivência bem sucedida é aquela que mescla momentos de conhecimento técnico com outros de descontração e motivação.


"Já criamos jogos inteiros exclusivamente para realização de um team building. O segredo está na customização do que a empresa busca e na adaptação da linguagem para atender o estilo dos participantes", revela Diego Maia.


Team building pode ser realizado com uma série de diferentes jogos e atividades complementando o conteúdo. Selecionamos nesse artigo alguns exemplos, para serem realizados indoor (em um ambiente fechado) ou outdoor (em um ambiente aberto).



Atividades de team building indoor


- Escape room


Essa é uma atividade que precisará ser realizada em um local fora da empresa, as Escape rooms, ou salas de escape. Nesse jogo um grupo de pessoas é trancado em uma sala, com diversos temas diferentes, com pistas que levam até a solução do problema para se achar a chave que destranca a sala.


Divertida e desafiadora, essa atividade é voltada para grupos pequenos e por isso é ótima para empresas com times enxutos. Ela ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe, que serão necessários para desvendar o mistério.


"Para grupos maiores, podemos dividir em diversas salas com temas diferentes, complementares ou não", informa Diego Maia.

Se você for muito criativo, pode fazer essa atividade por conta própria em uma sala da empresa ou do espaço onde ocorrerá o team building. Basta conseguir bolar as charadas e pistas que levarão ao objetivo de sair da sala. A escape room é semelhante a outra atividade conhecida como caça ao tesouro, onde são colocados diversos desafios para que os colaboradores encontrem um tesouro.


Diego Maia já realizou este formato inúmeras vezes para empresas como Zamboni e Carta Fabril, por exemplo.


- Chef de cozinha


Atividades descontraídas também são ideais para programas de team building. Uma que pode despertar a criatividade é uma pequena competição culinária. Os colaboradores são levados para uma cozinha e divididos em duas equipes, cada uma com uma receita para ser preparada.


Pode ser qualquer tipo de receita, um prato principal, uma sobremesa... mas cada uma deve apresentar desafios nas especificações e distribuição de insumos. A anotação pode não indicar a quantidade de um dos ingredientes, ou pode pedir que um bolo, por exemplo, tenha várias camadas e cobertura, e a quantidade dos itens pode ser distribuída de forma desproporcional, com um time tendo algo mais que o outro, e vice-versa.


A ideia dessa competição é testar e analisar diversas características. É possível observar a liderança, capacidade de adaptação, atenção aos detalhes e também a colaboração dos funcionários.


Esses conteúdos podem ser úteis:




- Quiz ("Show do Milhão")


O quiz é um jogo de perguntas e respostas, que pode ter diversos assuntos, sejam eles específicos ou de conhecimentos gerais. Para uma atividade de team building a segunda opção pode ser a mais indicada, com questões tanto ligadas ao trabalho e a empresa quanto outras de cultura geral.


"Fazemos com muita frequência games ao estilo "Show do Milhão", valendo prêmios. Mesclando iluminação, sonoplastia e prêmios especiais, é eletrizante!", revela Diego Maia.

O quiz pode ser feito em pequenos ou grandes grupos e as regras precisam ser claras e factíveis. É possível utilizar aplicativos online ou uma cenografia que represente um programa de auditório.


Normalmente, a cada rodada os times têm um tempo determinado para pensar nas respostas em equipe. No final, o time que acertar mais questões ganha um prêmio, mas pode-se distribuir brindes para todos, sempre de acordo com a posição que ficaram, até prêmios de consolação.


Um quiz pode ser uma maneira descontraída de unir a equipe e também ajuda a trabalhar o raciocínio e a agilidade, já que o tempo para responder as questões é limitado.


Team building cabo de guerra - Diego Maia palestrante de vendas

Atividades de team building outdoor


Diego Maia esclarece que atividades outdoor, também chamadas de atividades experimentais ao ar livre, podem ser feitas de forma isolada para transmitir uma mensagem específica (normalmente abrindo ou encerrando um evento) ou podem ser partes de uma grande convenção, normalmente estruturada em um circuito de atividades que valem pontuação.


"Quando realizamos team building em uma convenção de vendas ou em uma reunião de líderes, podemos criar dinâmicas e jogos pontuais e isolados ou fazer com que todo o evento seja gamificado. Normalmente dividimos as equipes e criamos missões que valem pontos. Ao final, sempre há um grupo vencedor que receberá a recompensa, mas é muito comum eu conduzir algo que mostre que a competição é sadia, mas o que vale mesmo é quando toda a empresa vence", informa Diego Maia que já realizou treinamentos corporativos envolvendo partidas de paintball, corridas de kart, arvorismo e até montanhismo.


A seguir, confira as atividades de team building outdoor mais utilizadas:


- Cabo de guerra


Todos conhecem o jogo cabo de guerra. Ele consiste em dividir a equipe em dois times que disputarão para ver qual consegue trazer a corda para o seu lado. Para essa atividade será necessário ter uma corda longa e firme, além de fazer uma marcação central no chão.


O objetivo é que cada time tente puxar o outro para o seu lado da marcação, até que todos os adversários passem da marca.


A intenção aqui é estimular a competição.


- Travessia do lago


Diferente da atividade anterior, esta tem o objetivo de fortalecer o chamado "espírito de equipe". Essa atividade pode ser feita em um lago ou em uma piscina semiolímpica. O objetivo é que o time atravesse a água em botes infláveis em um trabalho de equipe para serem recompensados do outro lado, com algo como um almoço de confraternização.


É claro que existem dificuldades. São disponibilizados apenas dois botes, com capacidade para apenas duas pessoas por vez e sem os remos, que estão do outro lado (um par para cada). Primeiro é necessário pegar os remos, mas quando se volta para a margem pode-se ter apenas um remo em cada barco.


A ideia é que a equipe, que deve ser pequena, trace estratégias para fazer as várias travessias necessárias para levar todos para o outro lado e assim aproveitarem a recompensa. Uma observação importante: é necessário que todos usem equipamentos de segurança como coletes salva-vidas e que tenha um guarda-vidas para supervisionar.


"Dentro desta linha, um case muito bacana que temos foi a criação de uma competição onde os membros do time, separados em equipes, precisavam construir uma embarcação de madeira para conseguir atravessar o lago", lembra Diego Maia.


Este exemplo a que Diego Maia se refere é normalmente utilizado em áreas de natureza, com uso de arvorismo e atividades aquáticas.


- Queda de ovos


Esse é um jogo que exige muita atenção e trabalho em equipe. Para ela cada time receberá um ovo e a missão de construir um recipiente que o proteja de uma queda de cerca de 3 metros. Deve-se distribuir também diversos materiais para a construção desses dispositivos, como papelão, folhas de papel, tesoura, fitas adesivas, entre outros.


Os times terão um tempo determinado para pensar, planejar e construir seus dispositivos, que pode ser de até 2 horas. No final cada equipe deve fazer uma apresentação de até 1 minuto do seu produto, como um pitch de vendas, seguido da demonstração prática de seu funcionamento. Claro, quem quebrar o ovo perde, mas o mais importante é estimular o trabalho em equipe, colaboração e liderança.


Dê uma pausa e escute uma edição do BóraVoar, o podcast inspiracional do Diego Maia:



Tem como fazer team building online?


Sim, é possível realizar team building de forma online. Potencializado de forma muito expressiva por conta da pandemia de Covid-19, que freou a realização de eventos presenciais em todo o mundo, as empresas redescobriram o online como uma forma de engajar, inspirar e ensinar a seus colaboradores.


Diversos jogos mencionados ao longo deste conteúdo podem ser realizados nesta modalidade, como games de estratégia, de perguntas e respostas e outras ações envolvendo música, por exemplo.


"Recentemente, fizemos um experimento em uma convenção de líderes online: encorajamos o grupo a traçar uma estratégia de valorização do time. Eles ligaram em viva-voz para algumas pessoas do quadro para dar feedback e elogiar. Um legítimo treinamento de liderança envolvendo uma atividade experimental, de forma online", informa Diego Maia.


Leia outros conteúdos interessantes:



Conclusão sobre team building


Como vimos nesse artigo, atividades de team building podem unir descontração, motivação e o desenvolvimento de habilidades fundamentais no dia a dia de trabalho. Seu grande objetivo é unir o time e engajar os colaboradores, para chegar a um ambiente motivado para enfrentar os desafios e atingir os objetivos.


Diego Maia já ajudou a implementar diversos eventos com jogos de estratégia, tabuleiro, concentração e trabalho em equipe, tanto no formato indoor quanto outdoor.


Que tal realizar um treinamento de vendas com elementos de team building? O palestrante de vendas Diego Maia é um dos 10 mais contratados do Brasil e promove esse tipo de atividades em seus eventos, no formato indoor e/ou outdoor. Suas palestras têm conteúdo inovador, focado em técnicas de vendas modernas e podem ser adaptadas para empresas de diferentes segmentos.


CEO e fundador do CDPV - Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas e da Academia de Vendas, Diego Maia é autor de seis livros e comanda o podcast motivacional e inspiracional BóraVoar, disponível em diversas plataformas de streaming, como o Spotify e em várias emissoras de rádios brasileiras. No ramo do educação corporativa desde 2003, já realizou mais de 1600 palestras de vendas em 18 estados brasileiros e fora do país, em locais como Argentina, Estados Unidos e Portugal.


Confira a energia de uma palestra presencial com Diego Maia:


bottom of page