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As 21 melhores frases motivacionais para equipes de vendas

Conheça as melhores frases para inspirar vendedores do palestrante motivacional de vendas Diego Maia

Utilizadas em reuniões, em treinamentos e no dia a dia de vendas, as frases motivacionais são uma forma muito comum de engajar colaboradores, motivar vendedores e dar aquele bom dia empolgante para o time. Quando usadas dentro de um contexto de treinamento de vendas, em uma palestra, reuniões, atreladas ao lema da empresa ou em comunicados para os vendedores, elas possuem um relevante impacto.


Neste conteúdo vamos falar sobre as 21 melhores frases para motivar equipes de vendas do Diego Maia. Especialista no assunto e considerado o palestrante de vendas e palestrante motivacional mais contratado do Brasil, ele já realizou mais de 1600 palestras, treinamentos e eventos no país e em outros países. Diego sabe como impactar vendedores de sucesso e tem o know how necessário para indicar aquilo que pode ajudar a despertar o melhor em cada um na busca por melhores negócios.


“Desde sempre, frases e reflexões alimentam a alma, ajudam a refletir sobre os desafios e oportunidades, provocam a atitude e, acima de tudo, geram ação.” Diego Maia

Confira as 21 melhores frases para garantir a motivação no trabalho das equipes de vendas de Diego Maia, considerado um dos 10 melhores palestrantes de vendas do Brasil e use-as para inspirar sua equipe.


1 - Ser diferente é estupidamente essencial para ser o melhor


Fazer o que todo mundo faz é fácil e pode até dar certo, mas apresentar algo diferenciado, seja no tratamento com o cliente, na forma como se comunicar, no apoio após a venda, vai elevar o seu nível de qualidade no trabalho.


2 - ⁠A vida não é sobre ganhar ou perder. É sobre ser melhor hoje do que fui ontem


Ganhar e perder fazem parte da vidam todo mundo sabe, o importante é sempre aprender com tudo o que acontece e melhorar com isso.


3 - Saber vender é o antídoto para quase todos os males


E isso vale para tudo na vida, não apenas para quem trabalha diretamente com vendas. Sempre estamos vendendo alguma coisa: nossas ideias, nossas opiniões, nosso trabalho e até nós mesmos. Saber se vender é fundamental, seja em uma entrevista para um novo emprego, seja para convencer os amigos a ir em uma viagem. Tudo é venda.


4 - ⁠Vender é um eterno recomeço


Você já pode conhecer um cliente há anos, trabalhar com o mesmo produto por décadas, mas não adianta, todo dia será um recomeço para conseguir comercializá-lo. Se for para as mesmas pessoas, terá que mantê-las seguras de que seu produto segue o melhor. Se forem novos compradores, será necessário convencê-los de que o seu é melhor do que o da concorrência.


5 - ⁠A principal razão pela qual as pessoas falham na vida é que elas dão mais ouvidos aos seus medos do que aos próprios sonhos


Todos temos medos, é inevitável. Mas dar ouvidos para eles nos faz hesitar em seguir nossos sonhos, em arriscar e tentarmos o que queremos fazer. Precisamos dar mais atenção para o que sonhamos, para aquilo que temos vontade de realizar e botar em prática, mesmo que o medo exista.


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6 - ⁠O modo pelo qual seus funcionários se sentem é o modo como seus clientes irão se sentir


Como você trata os seus funcionários, como eles se sentem com a sua liderança? Se seus funcionários estiverem felizes e satisfeitos com você, com a forma como os trata, com a atenção que dá para eles, se sentirem valorizados, seus clientes se sentirão desse jeito também. Isso porque os funcionários são um reflexo de seu superiores.


7 - ⁠Em vendas, não basta "ser" profissional. Tem que "parecer" profissional


Você vende o tempo todo e com tudo. Você precisa ser profissional, mas precisa mais do que isso. É necessário passar a impressão de profissionalismo. Isso está na forma como se apresenta, como se comporta e na sua atitude, pois o cliente é impactado também por esses sinais.


8 - Comprar com base no preço é a vingança do cliente contra a mediocridade de fornecedores que não souberam mostrar o valor de seus produtos


Se o cliente troca de produto por um mais barato, mesmo que não tenha a mesma qualidade, é falha do vendedor. Se você não consegue mostrar para ele que os seus produtos são superiores, que o preço é justificável e que ele sairá ganhando, mesmo que pague mais, é sua culpa ele trocá-lo.


9 - ⁠Ou você se torna urgentemente um fornecedor realmente estratégico dos seus clientes ou você estará fora do jogo (e dos planos)


Seus clientes veem a sua empresa como necessária para os seus negócios, ou eles acham que podem trocar você a qualquer momento? Se para eles o seu produto puder ser substituído com facilidade, é preciso agir, mostrar que sua empresa faz parte da estratégia deles, sem a qual a engrenagem não funcionará bem.


10 - ⁠Não existe crescimento sem compromisso. Compromisso com você, com seus clientes, com sua empresa, com seus sonhos


Para crescer não basta querer, é preciso agir. Ter compromisso com tudo o que faz, com todos os que irão te ajudar no caminho e com quem depende de você. Só assim será possível alcançar os objetivos. Nunca desista dos seus sonhos.


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11 - ⁠Ao invés de descontos, entregue mais. Ao invés de dar, troque


Dar descontos é fácil, qualquer um faz. E ainda acostuma mal o cliente, que sempre irá querer novamente e pode te trocar pelo primeiro que oferecer algo mais vantajoso. Ao invés disso, entregue mais, entregue um diferencial que ninguém consegue repetir.


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12 - ⁠O segredo da mediocridade é fazer somente aquilo que você é pago para fazer


Fazer o que você é pago é o básico, é o esperado. Para ser essencial para o seu cliente é preciso muito mais do que isso. É necessário fazer o que ele não espera, é superar as expectativas e agregar valor ao seu trabalho.


13 - ⁠Ninguém consegue vender aquilo que não conhece, que acha caro ou que acredita que não vale a pena


Não adianta, se você vende um produto, precisa primeiro conhecê-lo para poder passar para o cliente tudo o que ele tem de vantagens. Mas mais do que isso, se você também achá-lo caro e não acreditar que o preço compensa o investimento, não conseguirá convencer outra pessoa do contrário.


14 - Sua equipe precisa de direção, não de motivação


Você precisa dar para a sua equipe o caminho que ela deve seguir, orientar para aquilo que deve ser buscado e como deve ser feito para atingir esse objetivo. A motivação da equipe vem disso, da busca por esses objetivos.


15 - ⁠O verdadeiro campeão de vendas joga no time do cliente, sem deixar jamais de jogar no time da empresa que ele representa


Para ser bem sucedido nas vendas é preciso estar sempre ao lado do cliente, do início das conversas até o fim do processo e além, no pós-vendas. Mas isso sem esquecer que você é titular da equipe da sua empresa, uma peça importante na busca dos objetivos dela.


16 - ⁠Em uma negociação não existe fracasso. Existe resultado


Toda negociação termina com um resultado. Ele pode ser positivo, quando você consegue fechar o negócio e talvez até já deixar engatilhados novos projetos, ou negativo, quando não consegue concluir a venda. Mas isso não é fracasso, você deve encarar essas situações como um aprendizado para conseguir o sim na próxima.


17 - ⁠Desconto não se dá. Desconto se negocia


É importante ter isso sempre em mente, você não chega para uma venda já com uma oferta de desconto. Quando ele existe, precisa ser negociado, ele precisa ser bom para ambos. Se você vai oferecer uma condição melhor para o cliente, é preciso ter uma contrapartida. É uma negociação, ambos os lados precisam chegar em um consenso.


Diego Maia Palestrante Motivacional de Vendas

18 - ⁠Tenha F.É.: Foco e Execução


Diego Maia acredita que em tudo na vida é preciso ter fé. Em vendas, isso pode ser traduzido nesta sigla. Mantenha o foco no que precisa, no seu objetivo. E execute o que é necessário para chegar nele.




19 - ⁠Não dê o que você tem de melhor logo no primeiro contato com o cliente


Quando abrimos um canal de diálogo com um cliente é normal querermos logo caminhar a negociação para concluir a venda. Mas isso não deve ser motivo para você correr para oferecer o que tem de melhor. Chegue a isso ao longo da negociação, para ter o resultado mais desejado.



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20 - Boas ideias sem atitude não servem para nada. Visão sem execução é pura alucinação


Você pode ter ótimas ideias, ter uma visão do que busca muito clara, desenvolver planos que parecem perfeitos. Nada disso terá serventia se nunca forem colocadas em prática. Criar fantasias na nossa cabeça não resolve, só causam perda de tempo e frustração.


21 - Só existem dois cargos em uma empresa: vendedor ou ajudante de vendedor. Todas as áreas que não vendem diretamente precisam ajudar a empresa a vender


O que sustenta uma empresa financeiramente são as vendas, seja qual for o produto ou serviço que ela oferece. Portanto, todos dentro da companhia devem estar direcionados para ajudar os vendedores a fecharem o negócio, mesmo que indiretamente. Pode não parecer, mas venda é um trabalho em equipe.


E agora, como usar as frases motivacionais?


Diego Maia, que é CEO do CDPV, criador da Academia de Vendas e autor de 6 livros, dentre eles "Os 10 mandamentos do vendedor profissional", sempre lembra que não basta falar e refletir, é necessário agir. Essas pílulas devem ser um propulsor para essa mudança de atitude. Utilize-as como for mais interessante para você e dentro da estratégia de treinamentos e motivação de seus colaboradores. Você pode enviá-las por WhatsApp no início de uma nova semana, ou diariamente, incluí-las em apresentações, divulgar através das redes sociais, ou pela intranet da empresa. E encaixar cada uma de acordo com o momento vivido.


Se quiser aprofundar a capacitação de sua equipe, aproveite para conhecer as palestras de vendas do Diego Maia. Seja em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Belo Horizonte, ou em todo o Brasil, Diego Maia pode contribuir para o crescimento do seu time.

Esta coletânea de frases do Diego Maia estão disponíveis no site "O Pensador". Conheça também o novo projeto editorial do Diego Maia, o site Pílulas de Otimismo.

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